Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Algum relato de quem já resfriou o terrário?

Professor.Pim

Primórdia
Membro Ativo
27/12/2016
101
22
36
Vejo muita gente falando que na Frutificação a temperatura deve estar entre 23° e 26°.

Certo.

Mas alguém ja acompanhou a Frutificação nesta faixa de temperatura e fora dela? 🙂

Poderia nos contar se os resultados são muito diferentes? 🙂

Aqui meu terrário oscila, de dia é 31°... De noite é 28°.
Queria saber se vale a pena resfriar.

Obrigado, gente!
 
Na minha opinião a pior parte dessa faixa de temperatura é que bactérias e leveduras se proliferam mais facilmente.

É melhor focar em ter uma boa esterilização e um ambiente limpo do que querer esfriar, por causa da forma com que o fungo se reproduz, em alguns poucos cultivos tu já terá uma cepa adaptada pras temperaturas que tua cidade tem.

Claro, o ideal seria que não houvesse muita variação de temperatura, quanto menos, menos estresse.
 
Já tentei cultivar em baixas temperaturas e o resultado é desastroso. Menos de 20 graus dificulta muito a frutificação e a produção final diminui drasticamente. Alguns bolos nem chegaram a frutificar.
 
É melhor focar em ter uma boa esterilização e um ambiente limpo do que querer esfriar, por causa da forma com que o fungo se reproduz, em alguns poucos cultivos tu já terá uma cepa adaptada pras temperaturas que tua cidade tem.

Muito interessante essa adaptação que você comentou aí.
Esta cepa já deve estar na quinta geração.
 
Muito interessante essa adaptação que você comentou aí.
Esta cepa já deve estar na quinta geração.
Isso aí mesmo que o Ankardo falou, vc deve focar em eliminar contaminações já que a temperatura por fato é alta.

Mas tentar manter a temperatura abaixo disso é o que vc pode tomar pra si como base de melhoria, no entanto não é necessário. Algumas pessoas focam em ter um cultivo com mais desempenho ou melhor dizendo mais profissional. Não sobre o ponto de saber mais, mas sim de mais facilidade ou simplicidade em cultivo.

Eu por exemplo pretendo colocar em meu terrário uma pastilha peltier para controle de temperatura se tratando de redução, mas como ainda não tenho improvisei uma garrafa d'água do lado de fora do mesmo.

Apenas ponho a água gelada nela e passo a mangueira do oxigenador por dentro da mesma. Não é garantia de um controle constante, é limitado ao momento, pois em pouco tempo a temperatura interna do terrário logo se iguala novamente a temperatura exterior, mas a fim de iniciar uma pinagem por exemplo, assim já no terrário é uma boa alternativa. Após a colonização completa dos bolos é só colocar os mesmos no terrário, e deixar pinar ali mesmo, sem precisar estar tampando, e levando primeiro na geladeira, ou estar abrindo pra por água gelada dentro ou gelo dentro do terrário.
 
Back
Top