Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda, Primeira Caçada

Digo563

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/03/2006
46
69
Bom dia a todos, gostaria de pedir algumas informações, vou fazer a minha primeira caçada (a sério), ja tive algumas experiencias com Psilocibe Cubensis, mas eu nunca caçei os cogumelos (sempre ganhei eles por meio de amigos), as minhas duvidas são:

1 - Todos os cogumelos que contém Psilocibina quando quebrados ficam azulados?

2 - Nos pastos que eu tenho acesso (da minha família) acredito que as vacas e os bois sejam "vira-latas", ou seja, sem raça definida, e quando eu fui dar umas voltas pelo pasto parecia que o esterco deles eram meio pequenos (a alimentaçao dos bovinos é basicamente Pasto e Milho), nessa ultima volta que eu dei pelo pasto encontrei uns cogumelos, acredito que nao seja o Cubensis, eles eram inteiros Brancos, pequenos, o chapéu completamente aberto devia ter o tamanho do dedão da mao, entao a pergunta é, nesse esterco pequeno nasce o Psilocibe?

3 - Qual era a espécie deste cogumelo que encontrei? (Tinha realmente muitos "cogumelinhos" deste, mas eu nao quebrei o caule (fiquei com dó hehe)

Agradeço a todos pela ajuda.

Buenas Trips!

Haa sim, esqueci de mencionar, também encontrei 2 pequenos cogumelos, com certeza nao era o Psilocibe, nao conheço muito sobre espécies, as que eu conheço sao o Psilocibe e o Amanita Muscaria.

O outro cogumelos que encontrei só havia dois, ele era pequeno, tinha uma cor parecida com um marrom escuro, e o centro do chapéu era mais pontiagudo, também nao sai quebrando esses cogumelos, pois deste nao havia muitos, o pasto é no interior do Paraná, a uns 80km de Curitiba.

Abraços

Última edição por um moderador:
Pois bem amigo.

Assim como escrevi em outro post, cogumelos alucinógenos psilocybe cubensis encontrado em nossos pastos possui essas principais características:
  • Chapéu com amarelo e dourado/marrom característicos, geralmente é um degrade do centro para fora.
  • Talo mais grosso do que dos cogumelos 'não psicoativos'. E também com um leve amarelado.
  • Nasce do excremento da vaca, esteja ela na superfície ou no parcialmente enterrada.
  • Anel bem escuro, praticamente preto, ao redor do talo. Logo abaixo do chapéu.
  • Quando o talo é pressionado ou partido, fica azulado, conseqüência da psilocibina oxidando.
  • Possui lamelas escuras. Bem como seus esporos (notável através de um carimbo).
  • O chapéu é suavemente liso. Não possuindo 'bico' nem tomando formas 'pontiagudas'.
Uma boa leitura é o guia: Caçando, identificando e colhendo os cogumelos

Em qualquer suspeita de que não seja o mesmo cogumelo. Descarte-o. Melhor não arriscar.

Digo563, apenas com essas poucas informações que nos deu sobre os cogumelos que encontrou não é possível identificar a espécie. São informações muito genéricas e muito vagas. Se tirou fotos, por favor poste-as para todos verem.

E não se esqueça de se apresentar!

Abraços!

Obrigado pela força!

Ja li o topico Caçando, identificando e colhendo os cogumelos, muito esclarecedor, entao, pelo que eu conclui qualquer cogumelo que tenha psilocibina se quebrar o talo ele muda a coloraçao por causa da oxidaçao da mesma nao é?

Pelas fotos eu pude identificar os cogumelos que encontrei, o cogumelos branco que eu falei acredito que seja aquele que nao possui psilocibina, ja o marrom é provavel que seja o Paneolus, mas só vou poder confirmar quando for para a fazenda de novo, dai eu quebro o talo e confirmo.

Mas ainda me resta uma duvida, no caso do pasto que eu freqüento, os bois sao os "vira-latas" que eu citei, com a alimentação de Pasto e Milho, sem ração nem nada, eu acredito que pelo fato de os bovinos de la terem essa alimentação sem raçao isso influi na consistencia do esterco, pois os estercos que estavam inteiros eram apenas bolinhas pequenas, mas eram pequenas mesmo, e os outros estavam "espatifados" no chao, o tamanho e a consistencia do esterco influi nos cogumelos? (no caso o cubensis)

E mais uma perguntinha, esse esterco que ta espatifado no chão, se eu juntar ele e fizer um "montinho" maior, ele podera ser colonizado?

Acredito que por ele se espatifar no chao quando cai da saidinha la da vaca é devido ao fato de ele ser bem úmido, isso pode influir de maneira positiva ou negativa?

Obrigado de novo...

(Haa e sobre me apresentar, eu acho que ja me apresentei no dia em que me escrevi no fórum, acho que foi la por Março do ano passado, ja faz algum tempinho que eu to por aqui, mas eu nao tinha postado muita coisa, tem um tópico que eu criei a algum tempo atrás sobre os amanitas)

Bom, ja voltei da caçada, agora são 6 horas da tarde já, encontrei uma boa quantidade de cogumelos, 18 apenas, havia mais cogumelos mas tbm nao precisa explorar...

Entao, eu fiz o seguinte, no pasto eu fiz 9 buracos de uns 25cm de profundide, dentro deles eu amontoei bem o esterco, coloquei esterco ja com o micelio e coloquei sem cobrir 100% grama em cima do esterco no buraco, agora esta chovendo por aqui, uma chuva fraca, acredito que vá assim a noite toda, amanhã eu vejo se a natureza recompensou meus esforços...

Abraços

Bom, ja voltei da caçada, agora são 6 horas da tarde já, encontrei uma boa quantidade de cogumelos, 18 apenas, havia mais cogumelos mas tbm nao precisa explorar...

Entao, eu fiz o seguinte, no pasto eu fiz 9 buracos de uns 25cm de profundide, dentro deles eu amontoei bem o esterco, coloquei esterco ja com o micelio e coloquei sem cobrir 100% grama em cima do esterco no buraco, agora esta chovendo por aqui, uma chuva fraca, acredito que vá assim a noite toda, amanhã eu vejo se a natureza recompensou meus esforços...

Abraços

Eram psylocibe ??? qto ao seu trabalho eu não tenho certeza se funcionara, isso deixarei para os mais experientes ,,, mas creio eu que só fazendo o teste para ter certeza, outra coisa ,,,, posta as fotos dps dos cogus colhidos !! :D :D :D :D

[]'s SoBoRo
Good Vibe

A natureza é maravilhosa mesmo!

Funcionou perfeitamente minha "gambiarra", no dia seguinte q eu fiz encontrei 8 cogumelos de exelente tamanho la, nao resisti e comi eles no pasto mesmo, no dia seguinte tbm havia mais cogumelos, mas eu nao os colhi, nao havia nessecidade ja que eu iria voltar da fazenda em poucas horas...

(Haa,, e sobre fotos eu infelizmente perdi minha máquina, to sem poder tirar fotos, mas quando eu estive com outra vou postar as fotos.)

Abraços

A natureza é maravilhosa mesmo!

Funcionou perfeitamente minha "gambiarra", no dia seguinte q eu fiz encontrei 8 cogumelos de exelente tamanho la, nao resisti e comi eles no pasto mesmo, no dia seguinte tbm havia mais cogumelos, mas eu nao os colhi, nao havia nessecidade ja que eu iria voltar da fazenda em poucas horas...

(Haa,, e sobre fotos eu infelizmente perdi minha máquina, to sem poder tirar fotos, mas quando eu estive com outra vou postar as fotos.)

Abraços

ops, pera ai 8 cogumelos mesmo,...
vc comeu todos?
vc comeu e depois ,conte sobre sua trip ...:eek:

Back