Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda: Pequena mancha roxa na fase de incubação de bolos PFTEK

Entusiasmo

Hifa
Cadastrado
03/12/2019
8
12
30
Olá gente! Tudo bem?

Não gostaria que este fosse meu primeiro post no forum, mas é :cry:

Dia 09/03 (treze dias atrás), inoculei um bolo o qual eu estava esterilizando desde o dia 07 (para garantir que estava bem esterilizado, fiz o procedimento na panela de pressão duas vezes). A solução de esporos utilizada neste bolo foi adquirida em uma loja online de boa procedência. Desde a inoculação venho acompanhando diariamente o crescimento do seu micélio, porém hoje me deparei com uma pequena mancha de coloração roxa em um dos lados do bolo. Chequei a sessão de Contaminantes Mais Comuns e a que mais se assemelha é o Bolor rosa (Pink Mold) - Neurospora, mas meu bolo não aparenta ter o mesmo tom de roxo. É de fato uma contaminação? O que eu devo fazer?
(Não sabia qual iluminação era melhor então fiz uma foto em cada)
img1.jpg img2.jpg


Para aproveitar o post e talvez antecipar uma frustração futura: Também inoculei outros dois bolos há uma semana (16/03) estes seguiram os mesmos padrões de assepsia e esterilização do anterior, mas foram inoculados com esporos coletados por mim mesmo, cerca de 2 ou 3 dias antes da inoculação e de cogumelos colhidos por mim de uma casing que adquirí no inicio do mês. Um dos bolos não mostrou nenhum sinal ainda (nem de micélio e nem de contaminação) o outro já mostra sinais, porém não sei se está contaminado também ou se ele só está se desenvolvendo. É de fato uma contaminação ou é desenvolvimento do micélio?
img3.jpg

Vocês poderiam me ajudar?

Desde já sou muito grato!
 
A primeira foto, uma pequena contaminação. Mas nesse estágio % do micélio, ele deve dominar, apenas vai atrasar bem a colonização.
 
Upvote 0
Apareceu exatamente igual aqui. Logo quando tava o copo quase todo com micelio. O rosa está sumindo.
Quero saber se posso comer normalmente os cogumelos dele.
 
Upvote 0
Quero saber se posso comer normalmente os cogumelos dele.


Sugiro que leia e decida:

 
Upvote 0
Back
Top