Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda para saber se a cultura em Ágar está contaminada.

heaven

Primórdia
Cadastrado
24/03/2016
7
30
50
Olá pessoal !

Gostaria da ajuda dos mais experientes para saber se minha cultura está contaminada. Estou começando agora com o Ágar e fiquei em dúvida se os pontos marrons são contaminações. Grato.
 

Anexos

  • 20231223_155919.jpg
    20231223_155919.jpg
    327.3 KB · Visualizações: 9
  • 20231223_155937.jpg
    20231223_155937.jpg
    355.4 KB · Visualizações: 9
Está bem estranha esses pontos marrons e a textura do micelio e a variação de tonalidades dele. Qual tipo de ágar vc usou, que tipo de cl foi usada como matriz e como fez a inoculação?
Pra mim está contaminado, só não sei dizer com oq, eu deixaria isolado só pra ver qual o desenvolvimento final.


Qnd eu vou inocular agar com cl eu faço assim, desprezo o primeiro jato (caso a cl esteja muito rala); em seguida eu pingo o minimo possível no centro da placa e com um swab estéril eu tiro o excesso de líquido e deixo somente uns "fiapos" de micélio.
 
Está bem estranha esses pontos marrons e a textura do micelio e a variação de tonalidades dele. Qual tipo de ágar vc usou, que tipo de cl foi usada como matriz e como fez a inoculação?
Pra mim está contaminado, só não sei dizer com oq, eu deixaria isolado só pra ver qual o desenvolvimento final.


Qnd eu vou inocular agar com cl eu faço assim, desprezo o primeiro jato (caso a cl esteja muito rala); em seguida eu pingo o minimo possível no centro da placa e com um swab estéril eu tiro o excesso de líquido e deixo somente uns "fiapos" de micélio.
Boa dica! Farei como vc ensinou. Utilizei BDA. A cl Matriz foi adquirida na internet. Talvez tenha que melhorar a assepcia. Muito obrigado pela orientação. 🙏🏻
 
Back
Top