Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda para identificação

ycrf

Cogumelo maduro
Cadastrado
03/10/2008
38
58
Olá
entaao, eu achei um desses, estava bem perto de um pinheiro, como tinha mais de um, arranquei um que eu vi para pesquisar :)
SDC10311.JPGSDC10313.JPGSDC10315.JPGSDC10316.JPG

Cara uma vez achei um desses em pinheiros também... na hora em que fui pertinho dele percebi uma 'fumaça' saindo...muito estranho...
depois de dois dias o procurei de novo e descobri que a 'fumaça' na verdade eram os esporos dele voando pelo ar. incrível, abri a bolinha e quase morri de tantos que entraram no meu corpo hehehe
existem alguns desses tipos (não sei identificar ao certo) que são comestíveis enquanto a carne está branca, a cor regular...boa sorte aí ; )

Esse cogumelo se chama SCLERODERMA CITRINUM , não é comestivel.
Se vc cortar ele no meio verá que ele tem uma cor meio roxo escuro por dentro depois de velho. Quando novo a carne ainda é branca , por isso ele é muito confudido com o CALVATIA EXCIPULIFORMIS que é comestivel quando novo. Ele tem um furo no centro que quando apertado solta esporos.
É bem engraçado de ver, sai uma fumaça marron escuro.
Eu já achei muitos deles, aqui onde moro tem um monte.
Fiz uma fotos legais mas agora não to achando pra mostrar. :mad:

Back