Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com terrario

AbsolemSoul

Cogumelo maduro
Membro Ativo
22/10/2013
62
50
30
Babilônia
Eae comunidade, como vão?
no meu primeiro cultivo estava com muitas duvidas sobre terrario e etc e disse que caso gostasse do aprendizado fungico iria montar um terrario melhor!

Recentemente comprei uma caixa de isopor de 80 lts e inoculei alguns potes
estou com 2 bulks pequenos e alguns potes de PFTEK em desenvolvimento, mas estou precisando de ajuda para montar o terrario, se eu fizer algo errado posso destruir a caixa e o espaço de nascimento dos cogumelos... poderiam me dar uma ajuda?

para a iluminaçao estou usando a lampada do ultimo cultivo, fiz uma gambiarra e colei na tampa da caixa
deu um trabalhão pra fazer funcionar kkkkk

para o cultivo tenho a bomba de ar, argila expandida e esse utensilio pra conservar a cerveja, aqui faz muito calor entao o desafio na temperatura vai ser pra esfriar... e agora tenho mais assepsia nos cultivos hehe, sempre buscando fazer o meu melhor e aprendendo para me superar.
e essa ultima foto é a caixa em si.

a mensagem é pra pedir conselhos pra fazer a troca gasosa, onde fazer os cortes etc, se esses materiais são bons ou se preciso de alguma coisa pra ter as melhores condições possiveis dentro do terrario..
e entao o que vocês acham?

desde já agradeço!
atenciosamente,
AbsolemSoul

Anexos

• 20150127_124725.jpg
    20150127_124725.jpg
    61.5 KB · Visualizações: 95
  • 20150127_124745.jpg
    20150127_124745.jpg
    80.1 KB · Visualizações: 77
  • 20150127_124749.jpg
    20150127_124749.jpg
    54.7 KB · Visualizações: 77
O isopor pode vazar água, então sugiro ficar de olho na qualidade dele.

Coloque a argila expandida no fundo, junto com água limpa, e o borbulhado mergulhado entre a argila expandida. A troca gasosa será realizada pela bomba: não aconselho abrir buracos no terrário.

A iluminação parece estar ok! Quanto à temperatura, coloque gelo no interior do terrário, que ela cai. Mas é uma tarefa dispendiosa, por que o gelo precisa ser trocado constantemente. Como as embalagens são de isopor, creio que conservará o mesmo por mais tempo.

Boa sorte!

valeu rain, no outro terrario me aconselharam furos e pra tampar com micropore mas eu ja tinha esse borbulhador... nesse terrario novo nao vai ficar menor a troca?
pra manter a temperatura vou adquirir algumas cervejas e após esvaziar a garrafa vou congelar e abrir alguns furos pra garantir uma temperatura constante por mais tempo...
obrigado pela ajuda

A iluminação parece estar ok! Quanto à temperatura, coloque gelo no interior do terrário, que ela cai.
E aí @RainSpirit ,sou do MS (muito calor) caso eu use um termostato de 150w em uma caixa de plástico (70L), fazendo apenas os furos para pasaagem dos fios, e um compressor de aquario, eu poderia abandonar as garrafas de gelo e furos para trocas gasosa? Por onde sairia o CO2?

sou do MS (muito calor) caso eu use um termostato de 150w em uma caixa de plástico (70L)

Se está muito calor, por quê usar termostato? Isso vai esquentar ainda mais o terrário.

fazendo apenas os furos para pasaagem dos fios, e um compressor de aquario, eu poderia abandonar as garrafas de gelo e furos para trocas gasosa? Por onde sairia o CO2?

Sem furos cria-se pressão positiva, o que atrapalha a renovação do ar e consequentemente o desenvolvimento dos frutos.

Se está muito calor, por quê usar termostato? Isso vai esquentar ainda mais o terrário..
Como dizia o Chaves "Que burro, da 0 para ele" uahuaha Eu pensando que termostato serve tanto para aquecer, ou esfriar o ambiente (depende da temperatura que se deixa)... Mas agora entendi. Então devo usar apenas a noite onde a temperatura cai bastante (19-22°C). :) Valeu @Cosmik

Mas agora entendi. Então devo usar apenas a noite onde a temperatura cai bastante (19-22°C).

Se a temperatura só cai até esse ponto acho desnecessário usar termostato até mesmo de noite.

Quanto ao ar injetado pelo compressor, ele vai dar um jeito de sair pela mínima abertura que tiver, à medida que a pressão aumente. Ou se a caixa estiver muito bem lacrada e o compressor for forte vai criar alguma fissura ou vai estourar algum ponto fraco.. E vai levar junto o CO2.

Sem furos cria-se pressão positiva, o que atrapalha a renovação do ar e consequentemente o desenvolvimento dos frutos.

Não entendi como a pressão positiva atrapalharia a renovação do ar nesse setup. Nem acho que se criaria pressão positiva apreciável com um equipamento caseiro. Se há um compressor injetando ar ele vai dar um modo de sair, como escrevi acima.

Se a temperatura só cai até esse ponto acho desnecessário usar termostato até mesmo de noite.

Quanto ao ar injetado pelo compressor, ele vai dar um jeito de sair pela mínima abertura que tiver, à medida que a pressão aumente. Ou se a caixa estiver muito bem lacrada e o compressor for forte vai criar alguma fissura ou vai estourar algum ponto fraco.. E vai levar junto o CO2.
Valeu brother, mas eu optei por fazer um monotub com minha glove box.... Tenho que criar um post aqui no forum, e falar sobre o que me aconteceu... Pu%# que pariu

Back