Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com identificação

• Criador do tópico haxixe
  • Data de início
H

haxixe

Visitante
Eu e meu broder saimos hj para tentar achar alguns amanitas numa regiao que tem bastante pinus aqui, infelizmente não achamos muita coisa.
mais achamos 2 tipos de cogumelo, 1 se parece de mais com o cubensis.
o otro já ta uma cara de comeu morreu, mais eu to curioso entao vo posta a foto dos dois dai espero que vcs me ajudem.

aimg200.imageshack.us_img200_5103_cogu2.jpg

aimg21.imageshack.us_img21_2198_cogu1.jpg

valeu abraco
aimg200.imageshack.us_img200_5103_cogu2.jpgaimg21.imageshack.us_img21_2198_cogu1.jpg

Olá haxixe,

Com base em fotos é impossivel assegurar com certeza de que género se trata, e ainda mais díficil determinar a espécie. Deixo-te aqui um modelo de identificação (Cogumelos de Portugal):

HABITAT (árvores envolventes; substrato onde crescem etc)
CHAPÉU (dimensões; forma; cores e texturas das diferentes partes; descolorações ao toque etc)
PÉ (dimensões; cor; descolorações ao toque; forma; consistência; presença e forma de anel etc)
HIMENÓFORO (parte inferior do chapéu; lâminas, tubos ou agulhas; cor; inserção no pé; descolorações ao toque; consistência etc)
ESPORADA (cor da deposição em massa dos esporos sobre uma folha de papel branco ou outros)
CHEIRO E SABOR(a prova deve ser feita apenas retirando uma infíma parte do fungo, tipo uma unha roída.

Se tivesse de apostar, quanto ao primeiro, algo do género Amanita ou Russula, mas não se consegue perceber se existe anel ou não.
Quanto ao segundo, talvez algum Boletus ou, menos provavel, Xerocomus...

Espero ter ajudado ;)
Abraço,
Nuno

Back