Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ajuda com identificação!

• Criador do tópico lhide
  • Data de início
L

lhide

Visitante
fala galera bonita!
estava numa fazenda de café de um amigo, no sertao da bahia, dai resolvi dar umas voltas e em um pasto de outra fazenda encontrei esses cogumelos crescendo do que me pareceu uma mistura de esterco e terra(o mais logico pois havia algumas vaquinhas proximo).. trouxe pra casa achando que eram cubensis e os comi 'in natura', os efeitos ainda nao passam de uma leve embreagues e um bem estar bem leve tambem....

gostaria que voces me dissessem se errei na identificaçao.
aimg189.imageshack.us_img189_1075_36520432.jpg
aimg189.imageshack.us_img189_7084_45521711.jpg
aimg189.imageshack.us_img189_6171_26719493.jpg
aimg189.imageshack.us_img189_6408_62985965.jpg
aimg189.imageshack.us_img189_1075_36520432.jpgaimg189.imageshack.us_img189_7084_45521711.jpgaimg189.imageshack.us_img189_6171_26719493.jpgaimg189.imageshack.us_img189_6408_62985965.jpg

tem unms que nao sao cubensis ae viu!"
o das lamelas brancas nao parece ser, e o que estava na sua mao sei lá porque me lembra a cor de um mata porco.
mas tem cubensis sim, se vc puder numerálos na foto facilita (na ultima foto o da extrema direita pra mim nao é cubensis)

edit: olhando melhor na foto de cima, sim sao todos cubensis.
:) dificil ver por foto mas notei o azulamento da estirpe usando zoom.

tem unms que nao sao cubensis ae viu!"
o das lamelas brancas nao parece ser, e o que estava na sua mao sei lá porque me lembra a cor de um mata porco.
mas tem cubensis sim, se vc puder numerálos na foto facilita (na ultima foto o da extrema direita pra mim nao é cubensis)

edit: olhando melhor na foto de cima, sim sao todos cubensis.
:) dificil ver por foto mas notei o azulamento da estirpe usando zoom.

Até o que tem o chapéu ainda meio cônico e as lamelas brancas :confused:
O restante também concordo que são cubensis.

entao, comi e durou apenas umas 3h... e como disse apenas a sensaçao de bem estar e uma embreagues leve... uma ou duas vezes eu pensei ter visto um ser pequenino de luzes coloridas passar rapidamente por mim....

foi um pouco menos do que eu esperava para a minha primeira vez, mas agradeço pela experiencia que tive que foi com certeza gratificante.... talvez a sensaçao nao foi muito grande pois eu tirei o chapeu dos cogumelos para fazer o carimbo...
mas com certeza a proxima vai ser perfeita!!!

pretendo crescer alguns cubensis aqui e estou indo comprar os materiais amanhã... vou fazer de acordo com o video que vi aqui no tube do forum...
se quiserem me dar dicas e comentarios agradeço desde ja e obrigado pela ajuda até agora...

um abraço pra todos voces!

Pisa devagarinho nessa grandeza lhide.
Que legal que você já descreveu aqui sua experiência :pos:
Leia a sessão Diários de Cultivo, que vais começar um cultivo logo logo !
falow!

Seguem fotos de um cogumelo que achei no pasto aqui de minha cidade. Este cogumelo é bem comum por aqui e dá aos montes, porém com os frios que tem dado no sul de SC, tem havido poucas ocorrências. Mesmo assim sempre aparece algum resistente, como é o caso desse da foto.
Pelo que vejo de fotos de Cubensis, esses da foto são mais altos e com chapéu maiores, e tem o caule mais fino.
Sei que são são ativos, mas gostaria de identificá-los, pois são bem comuns aqui na região e enganam de longe.
Agradeço qualquer informação que contribua na identificação desse cogumelo sem nome e nem família. :)

De brinde fotos de um cantinho aqui da cidade,,,

Saúde e paz, sempre.
DSCF2627.JPGDSCF2637.JPGDSCF2642.JPGDSCF2646.JPGDSCF2652.JPG

Mais fotos do mesmo cogumelo citado acima.
Não há caçada que eles não sejam encontrados.

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo na terra ou sobre esterco, em locais secos e/ou umidos.
Lâminas (Lamelas, Gills): De cor branca.
Estipe (Talo, Stem): branco, oco por dentro, com branco véu antes do chapéu.
Píleo (Chapeu, Cap): de 6 a até 20 cm de diâmetro. Chapéu branco com a parte superior granulada, sendo esta de cor bege/marrom clara.
Cor do carimbo de esporos: Carimbo não retirado.
Mudança de cor: Não há.
Local: Litoral sul de SC.

Alguém sabe quem é esse amigo dos campos?
DSCF2731.JPGDSCF2732.JPGDSCF2768.JPGDSCF2769.JPG

Poderá eventualmente ser Lepiota, mas não estou muito a par das espécies recorrentes no Brasil...

Um abraço,
Nuno

sim sim, o cogumelo ainda nao esporulou :)

Não dá para fazer uma regra de que se ele lembra
um cubensis sp e azula na hora que aperta logo
será deste gênero?

Tipo azulou manda para dentro?

Poderá eventualmente ser Lepiota, mas não estou muito a par das espécies recorrentes no Brasil...

Um abraço,
Nuno

Obrigado Nuno, foi o que a Alfasa tb me disse: "parece ser um Macro-lepiota (ou lepiota alba)".

Mas continuo aguardando mais confirmações.

Não dá para fazer uma regra de que se ele lembra
um cubensis sp e azula na hora que aperta logo
será deste gênero?

Tipo azulou manda para dentro?

Boa noite .

Cara nao eh bem assim nao , vai com calma e so consome quando vc tiver total certeza.

Uma dica pra vc eh fazer quinem eu fiz e acho que varios aki fizeram , eh ler reler e ler de novo akele topico
Caçando , identificando e colhendo os cogumelos !

Eu li essi topico e vi as fotos uma 10 vezes antes de ir caçar cheguei no pasto nao deu erro consegui achar , identificar o cogu correto .

mais mesmu assim o mais aconselhavel se vc puder postar algumas fotos aki pq sempre alguem vai te ajudar .

Um grande abraço a todos paz e luz !

Back