Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

agar puro e agar bacteriologico?

lokomusic

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/12/2005
40
68
42
eu gostaria de saber a diferença entre Agar Agar puro e Agar barcteriologico.

qual deles eu uso p criação de cogumelos????
 
Primeiramente deve ficar claro que o ágar não serve como nutriente para os microorganismos, não sendo sintetizado pela maioria desses.A função do ágar, é deixar o meio de cultura sólido, para isolamento, separação de culturas, entre outros.
O agar bacteriológico contém ( além do ágar) nutrientes para o desenvolvimento de algumas bactérias, como infusão de carne, de sangue, peptona entre outros.
O ágar puro não serve para o desenvolvimento de cogumelos ou outros microorganismos pois ele não possui nutrientes que vão ajudar no desenvolvimento desses.
Se você conseguir o ágar puro, deve fazer um meio de cultura que atenta as necessidades do teu cogumelo, misturando esses compostos que servem como nutriente, ao ágar.O exemplo mais comum é o meio BDA ( Ágar, batata, e dextrose).
Espero ter ajudado.
 
eu gostaria de saber a diferença entre Agar Agar puro e Agar barcteriologico.


lokomusic, esse agar bacteriológico parece ser um agar agar purificado para uso em culturas que precisam de um material melhor.

Qual a diferença de preço dele para o agar agar puro?


Não acho que culturas de cubensis precisem do bacteriológico.
 
Back
Top