Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Acha que o tempo está passando muito depressa? Atenção...‏

Insider

Eterno Corujão
Cultivador confiável
18/11/2005
1,067
94
38
V I V A
Artigo do jornal O Estado de São Paulo...
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:
Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e, portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
É quando você se sente mais vivo.
Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.
Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).
Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.
Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...
R O T I N A
A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).
Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento.
Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina). Sempre faça festas de aniversário e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.
Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente. Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.
Seja Diferente!
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.... em outras palavras... V-I-V-A. !!!
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.
E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos.
Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado,não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.
CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE,DOBRE,PICOTE, INVENTE,REINVENTE... V I V A !!!

Ótimo texto! Eu já conhecia esta teoria, inclusive sempre faço caminhos diferentes, altero cheiros, sabores e cores.

Jah Bless!

concordo, essa "teoria" ja é dita desde os Upanixades, que afirmam que a mente é individual, mas ligada a mente universal, mesmo que inconsciente, salve raras excessões. Então a sua mente que tem o poder de entender o tempo de uma maneira diferente que o seu vizinho o entende. Todos já devem ter vivenciado esse lampejo ao menos uma vez na vida. Ademais, os enteógenos tem grande influência nessas "áreas" de percepção de tempo e espaço, vocês devem saber melhor do que eu :)

Puxando pela memoria, faz muito sentido!!! Mas é bom aplicar as "dicas" para o tempo passar mais rapidamente quando obrigatoriamente desperdiçado e mais vagarosamente quando puder ser facultativamente aproveitado!!! :p

Esse negócio de mente e cérebro humano têm me deixado louco nesses últimos dias. A mente humana é maravilhosa, mas ao mesmo tempo estranha. A consciência é algo muito, muito delicado. O que somos, o que fazemos, para mim, não está no cérebro. Está em outro lugar. Ele só se encarrega do que o texto nos mostrou: das coisas automáticas.

VIVER é algo que parte da alma, do espírito, ou de qualquer nome que você preferir chamar. Agora, somente nesses dias, estou compreendendo o real porquê de sermos diferentes, o motivo que nos torna um pouco mais "especiais" que os animais.

Os animais vivem no automático. Eles sentem, eles são racionais. Mas eles não estão vivendo, eles somente estão vivos. Há uma grande diferença.

Que possamos VIVER realmente. Respirar a cada respiração, pensar a cada pensamento, amar a cada emoção.

Amém! :)

sei la hein rain, acho que voce humano esta humanizando a mente animal do animal...

é, a rotina mata aos poucos.

desafio todos desse forum a terem um dia em negativo com tudo ao contrario.

desafio todos desse forum a terem um dia em negativo com tudo ao contrario.
eu aceitaria o desafio se fosse pra ter um dia todo em positivo, com tudo ao direito.
porque para pra pensar - a luz nao existe, vemos apenas o reflexo das coisas invertidas e ate mesmo a materia dita solida nao o eh quando um observador nao existe.

hehehe e lá se vai a minha semantica por agua abaixo.

juro que quando estava redigindo a proposta eu coloquei entre parenteses - exceto o Mortandello - mas depois acabei nao postando. kkk

a idéia era viver o oposto da personalidade de cada um, bem mais embaixo do q esse nivel ontologico ai.
O sujeito acorda, se veste com as roupas do sexo oposto, vai na igreja se for ateu, vai no baile funk se crente, fuma maconha se for careta, fica sem nada se for doidao, conversa com quem nao oferece interesse, come a comida que detesta....e por ai vai.

uma experiencia curiosa, aposto

Já é difícil saber o que ou quem somos @.Gabiru, e ainda você quer que por um dia sejamos o contrário.

Mas que seria uma experiência estranha seria.

O sujeito acorda, se veste com as roupas do sexo oposto, vai na igreja se for ateu, vai no baile funk se crente, fuma maconha se for careta, fica sem nada se for doidao, conversa com quem nao oferece interesse, come a comida que detesta....e por ai vai.

Um dia eu vou tentar! Sério.. um dia!!! Daí eu posto aqui!!!

Mas já li uma matéria a respeito da percepção do tempo, que misturava física com espiritualidade (na verdade para mim, como para Einstein, elas são totalmente complementares).

O que dizia era que o planeta está ligado aos seus habitantes de uma forma muito mais complexa do que o conhecido atualmente. Uma dessas facetas seria a troca de energia.. aquela mesma E=mc2.. explica também a energia de uma forma mais mística. Então como atualmente o ser humano, devido a todos os avanços em telecomunicação e transporte, tem tempo hábil para fazer muito mais coisas do que antigamente.. resolve remotamente milhões de coisas e chega em lugares distante com rapidez impressionante.. transmiti essa forma de energia para o planeta e o mesmo está na verdade com todo o seu ciclo mais rápido. Girando mais rápido em torno de si mesmo e em torno do sol. Isso quer dizer que o segundo está mais rápido.. que uma hora hoje é muito mais rápida do que a 1 ou 2 séculos atrás.

Doideira né??!!??.. mas acho que faz um certo sentido também...

Quando reflito sobre esses temas começo com um deleite e termino com uma angústia. Seria tão bom se pudéssemos apenas viver. Acho que quando tomamos atitudes racionais para isso é porque já não estamos vivendo tão bem. Ou seja, é muito bom mesmo fazer coisas novas, mas fazê-las deliberadamente para mudar a rotina já denuncia tudo, vc está preso em sua rotina.

O bom mesmo é o "VIVA, simples assim!"

Só precisamos apertar o interruptor quando está escuro.

Back