Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A saga da domesticação - 2ª tentativa

SpiritualMind

Hifa
Membro Ativo
07/03/2022
348
2
8
Após o fiasco com minha primeira tentativa, resolvi rever o método e também pedir ajuda de outros cultivadores que postavam fotos de coletas de um grupo de whatsapp, pois aqui em minha região está difícil encontrar um lugar pra coleta e o amigo @kevyn me mandou um carimbo que ele mesmo coletou no estado do Espírito Santo, na região serrana e o mais legal é que ele tirou fotos coletando a amostra, isso é excelente para a documentação.
Com o primeiro experimento, mesmo a amostra não sendo a indicada, ficou claro que a maior luta seria contra bactérias, a placa ficou tomada por manchas. Então vi que para ter mais chances de sucesso eu teria que investir em um ágar especifico; escolhi o ágar saboraund c/ cloranfenicol (antibiótico) que além de possuir esse ingredientes ele tbm contar com peptona em sua composição, que auxiliam no desenvolvimento do micelio, inclusive o uso desse ágar é esse, isolamento de culturas de fungos.

"CARACTERÍSTICAS DO AGAR SABOURAUD CLORANFENICOL FRASCO 500G "*" (nome da marca)
O Agar Sabouraud Cloranfenicol Frasco 500g "*' é recomendado para o cultivo seletivo de leveduras e fungos a partir de amostras clínicas e não clínicas."

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO AGAR SABOURAUD CLORANFENICOL FRASCO 500G
Aparência: Creme para amarelar pó homogêneo de fluxo livre
Gelificação: Firme, comparável com gel de ágar a 1,5% Cor e clareza do meio preparado
Formas de gel de cor clara clara a ligeiramente opalescente em placas de Petri
Reação de solução aquosa de 6,5% p / v a 25 ° C. pH: 5,6 ± 0,2
pH: 5.40-5.80
Resposta cultural: Características culturais observadas após uma incubação a 20-25 ° C
Ingredientes Gms / Litro
Tryptone 5.000
Peptona 5.000
Dextrose (Glicose) 40.000
Cloranfenicol 0,050
Ágar 15.000
PH final (a 25 ° C) 5,6 ± 0,2
* Fórmula ajustada, padronizada para atender aos parâmetros de desempenho.

A ideia é usar esse meio de cultura apenas na primeira inoculação e nas transferências seguintes continuar com o ágar BDA, para evitar o uso excessivo de antibióticos e tbm pelo custo desse material.

Após essa longa explicação, vamos ao que interessa.

Abaixo, imagens do lindo cogumelo colhido pelo amigo @kevyn no estado Espírito Santo
IMG_20230204_125258.jpg

E a seguir as fotos tiradas com dois dias de incubação dos esporos.
IMG_20230204_125320.jpg

A diferença entre as duas amostras é surpreendente, acredito que esse seja um bom caminho a seguir.


.... Vou tentar ir postando aqui com frequência o andamento do projeto.

Abraço galera
 
Última edição:
@SpiritualMind dá uma lida em "BRF puck" ou "mini-pf" como eu gosto de chamar. Talvez seja mais simples pra uma próxima!

Foda demaissss quero muito tentar domesticar os que colho por aqui.
 
Última edição:
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE

Pelo visto a saga da missão impossível vai ter continuação, infelizmente essa agressividade de micélio tem nome, o famoso "Duende Verde" - Trichoderma, bem que eu devia ter desconfiado pela rapidez de propagação, mas a empolgação foi tanta que esqueci de pensar nisso 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️

Isolei as placas em um plástico selado por precaução e coloquei longe do local de cultivo, assim que evoluir mais um pouco eu coloco a placa no microscópio e tiro umas fotos para colocar aqui, fora essa placa tenho mais duas de outro carimbo feito no ágar bda, vou tentar ser mais cauteloso e esperar amadurecer mais para postar o andamento delas.

Edit:
Tirei uma foto da placa, a qualidade está ruim pq não a retirei do saco selado. Mas dá pra ter uma visão do desastre ☹️
IMG_20230204_185718.jpg
 
Última edição:
Back
Top