Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A maleabilidade do que é real.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Esse texto é fruto de minhas experiências com enteogenos (com grande ênfase para os cogumelos mágicos) e de meus estudos, teóricos e práticos, sobre os estados alterados da consciência humana. Espero que gostem e postem suas opiniões :D

Depois que liberarem a seção livre eu movo o tópico pra lá :D

A maleabilidade do que é real

Sempre que nos sentimos ameaçados por coisas que não fazem parte do nosso cotidiano, desconhecidas, apelamos em primeira instância para uma grande arma do homem: a realidade.

Se vemos algo que parece ser impossível de ser, logo lembramos que aquilo não existe, e nos sentimos confortáveis por não acreditarmos em tais besteiras, tais loucuras, tais fantasias.

Somos educados a agir assim desde de pequenos, quando ainda não somos assombrados por tabus e noções prontas da verdade, quando ainda cremos, e vemos, papai noel, coelhinho da páscoa ou mesmo o bicho papão. Nossos tutores, pessoas q já foram crianças como nos fomos, e somos, aplicam na infância o que neles também fora aplicado: doses e doses massivas de descrença.

Nos ensinam que coisas como assombrações, espíritos, extraterrestres, ou mesmo personagens de nossas mais queridas historias não existem, são apenas frutos de nossa imaginação.

E que seria a realidade então senão frutos da imaginação coletiva do homem ?

As crianças, sem nenhum conceito predefinido, vêem o mundo com a mesma inocência que um dia Adão e Eva o viram, vêem as coisas em sua totalidade, se espantam com coisas que para muitos são normais, não se preocupam com conceitos ou tabus, são livres. Livres até que a sociedade a ensine a não ver mais, feche todos seus canais de comunicação com o invisível e a transforme em outro ser decente, civilizado, e o mais importante: cético, descrente.

Acreditar em amigos imaginários é coisa de criança, crer sem prova alguma em algo- um bom exemplo são os deuses – se chama fé, coisa q é vista como uma das maiores qualidades de um ser humano.

Creio q tanto os amigos imaginários como os deuses são realidade. Como gnomos, coelhinho da páscoa e afins. Tudo é verdade.

Vejo a realidade como uma bolinha de argila. Que pode ser moldada de qualquer jeito, em qualquer forma, em qualquer coisa que nos passe pela cabeça. A mente é q faz a realidade, foi ela que fez essa em que vivemos, portanto com ela podemos moldar a realidade do jeito que quisermos.

O problema? – Abrir os canais de nossa mente, voltar a acreditar, voltar ao estado infantil onde tudo é possível e tudo existe sem nenhum questionamento.

Desacostumar nossas mentes com as predefinições do que é real, voltar a ver o mundo com os olhos do próprio mundo. Abrir as portas da percepção de Huxley, ver as coisas por uma nova face, por uma nova luz, como viu Hoffman.

É verdade que tudo é mentira. É nisso que se concentra toda a perfeição e todo o mistério da mente humana. A resposta que daria para Shakespeare? – Ser e não Ser.

A perfeição esta na contradição, na ambigüidade, no ser sim e não ao mesmo tempo. No existir e não existir, do ser real e não ser real, todos ao mesmo tempo em um só

Psilo

Paz galera, postem suas opinioes :D

Eu acho que muito da "verdade" de hoje se baseia em teoria e experimentação científica. Você pode acreditar em papai noel e bicho papão e encarar isso como uma verdade pra você quando é criança ou então acreditar em tal Deus quando você é um adulto e ter fé nisso, encarar como verdade mas aí quando põe isso a prova e experimentação científica a coisa começa a falhar. Não se pode mostrar a existência disso de modo que todos vejam sem estar de modo algum com a consciência alterada. A ciência passa a ser então fruto de uma grande população de mentes sintonizadas num certo "padrão", ou que poderia chamar de consciência inalterada.
A minha definição de Real é o mundo sob os sentidos no estado padrão. Mas também não funciona muito bem, basta parar pra pensar um pouco e verá que alguém que nasce cego não entende a realidade assim como a minha. O que dirá então de alguém por exemplo que nascesse cego e surdo, cego, surdo e sem tato, sei lá, são várias as combinações possíveis. A realidade pra esta pessoa seria completamente diferente da minha. Se um dia ela pudesse abrir os olhos e ver, seria pra ela como uma experiência com enteógenos é pra mim.
Van Gogh com certeza não via a realidade no estado padrão ao pintar os quadros dele.
Acho que a "realidade" ou seja lá o nome que dê pra essa coisa padrão que a maioria da população mundial vê, ouve, cheira, toca, degusta, quando não tem nenhuma disfunção química, psicológica, física, o que for, não deve ser vista como algo que esconde outras realidades e sim como mais uma delas e tem a sua importância como as outras. O fato de o ser humano ter conseguido viver milhões de anos no planeta de acordo com essa realidade mostra que ela foi útil em algo. Talvez realidades alternativas não garantiriam a nossa sobrevivência e reprodução no planeta. Se na minha existência toda eu passasse o tempo me importando somente com a beleza das cores de uma flor provavelmente não conseguiria garantir a continuidade da espécie e a mesma entraria em colapso.

É parte do que eu acho,

Abraços.

Gostei sroower. Tudo parte do mesmo principio que já assombrou muitos filosofos, perceber a realidade com os sentidos ou com a razao. Vi algo parecido com a ideia de nao sobrevivermos e nems perpetuarmos a especie se ficassemos parados olhando a sebe do jardim nos escritos de Huxley, e concordo com voce nesse ponto. Temos que encontrar o caminho do meio, ser E nao ser real ao mesmo tempo, esse consciente coletivo cientifico, fruto de uma mesma maneira de perceber, contestar e provar a realidade nao é nem mais e nem menos real do que o coelhinho da pascoa, nao temos certeza de nao fomos traidos por nossos sentidos, ou ludibriados com nossa razao. O exemplo do cego é muito bom, uma pintura fenomenal de Van Gogh nao passa de lixo para ele, enquanto uma tampinha de garrafa amassada, mas com milhares de variaveis de forma e textura ao tato, pode ser um lixo para quem vê e um tesouro para o cego que soh tateia. A realidade eh muito maleavel. Muito relativa. Vi isso quando eu estava em coma, onde tive alucinaçoes e tinha certeza que aquilo q eu estava vivendo era a mais pura realidade, sem somba nenhuma de duvidas do contario. Eu sentia, eu via, eu pensava, até analisava as situaçoes com um rigor critico e cientifico com que sempre analisei toda situaçao para coloca-la dentro da esfera do 'real', e nao tinha nenhuma duvida, tanto pela razao como pelo sentimento, de que aquilo era real, e depois quando acordei do coma, e depois que me convenceram que eu nao tinha visto nada daquilo (ou pelo menos começar a falar pros medicois que aceitava que tudo tinha sido alucinaçao hehehe se nao nunca me dariam alta) a minha noçao de realidade ficoui bem alterada, talvez tudo isso que pensamos ser comprovado e que temos tanta certeza de que existe, nao passe de um mero sonho hehe como a historia do sabio chines e da borboleta, mas temos q ter cuidado para nao gerar uma psicose :D

O engraçado eh q eu achei esse texto ontme aqui mas o tinha escrito em janeiro de 2005, e hoje depois de mais experiencia continuo pensando muito do que ele diz.

Paz :D

Massa, fiquei sabendo do seu coma e tal. Deixa eu te perguntar uma coisa então, no meio das suas "alucinações", você teve alguma out-of-body experience? Eu acho muito interessante esse tipo de experiência até mesmo porque eu forçadamente tenho isso quase todas as noites desde os 10 anos de idade mais ou menos. Uns chamam isso de projeção astral. Eu nem sei mais do que chamo, sei que essas OBE's mudaram bastante minha forma de ver a realidade também. Hoje mesmo eu estava deitado, quando percebi que estava começando a dormir fiquei atento e então entrei na OBE. Forcei a cama como se estivesse fazendo flexão pra levantar dela e percebi que o meu corpo continou lá, mas já acostumei com isso então saí pra andar pela minha casa com total consciência. É bem interessante, até o ponto que você encontra coisas/pessoas mutiladas. Hoje encontrei com uma mancha preta que mais parecia um emaranhado de cabelos sujos. Fiquei bem assustado com a cena e virei a cara pra tentar sumir com aquilo, minutos depois eu tombei no meio das duas camas do meu quarto (isso dentro da OBE ainda) e não consegui me mover, estava tudo escuro no meu quarto e eu fiquei tentando ver luz até que desisti e resolvi acordar.

Vi alguns foruns cheios de gente tentando ter uma OBE, projeção astral, etc que tentam, tentam e não conseguem. Pra mim isso apesar de absurdamente estranho e incrível todo aquele ambiente real e totalmente consciente com meu corpo lá na cama já estou me acostumando e começando a tentar improvisar a "trip" hehe.

Acredite se quiser, eu tive que aceitar a convivência com isso, ver pessoas mutiladas, sombras que tentam me assustar, pessoas alegres e até hoje não consigo entender o que eu tenho pra acontecer isso comigo.

Depois que conheci uns relatos de pessoas em coma e da Datura descobri que são bem parecidos com as minhas OBE's.

Abraços.

Tive sim shroower, e muitas. Eu já praticava projetar antes do coma, ainda nao tinha controle total sobre minhas obes (como vc chama) mas jah conseguia alguma coisa. Enquanto eu estava em coma era quase que constante a saida do corpo, eu lembro de me ver no leito, quando acordei sabia de coisas que soh os medicos sabiam, e me lembro de certas projeçoes, quando liberarem o forum livre dah uma olhada lah, eu postei 2 partes da experiencia ai depois parei de escrever, se eles nao abrirem depois eu te passo o arquivo se tiver interessado. Meu msntah disponivel no forum, se vc quiser ouvir o relato de mim mesmo ou talvez fazer algumas perguntas, estarei a disposiçao :D, fiquei interessado nessas suas obes tambem :)

Paz

eu tenho um topico legal sobre projeções lah no PE (segue link http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=770)
eu tambem comecei a ter alguma sprojeções, induzidas pelo uso continuo de carapiá durante uma novena, fumado, bebido em infusão e em forma de incenso. vale a pena dar uma passada lah, e me ajudar também, (ao shrower tb)_ a entender melhpor o que acontece com a gente de tao especeial. ehheh e talvez dê até pra gente " sincronizar" e fazer uma " reuniao " espiritual quem sabe.. sei que eh dificil acreditar ou discrever esses expes, mas estamos tentando lah!

Muito interessante esse relato do Calimba.

E tão interessante quanto, a experiência do Boca com a carapiá.

A realidade é uma ilusão e a ilusão é uma realidade!

A única diferença entre uma pessoa dita "normal" e um louco, é que esse último fala e/ou faz o que pensa!

Não sei bem se é o tópico mais adequado, afinal não é uma experiência com cogumelos... Mas, mais alguém já experimentou o carapiá? Ou combinou com os cogumelos? [Boca, já que a experiencia se passou faz faz algum tempo... Poderia dar uma conclusão sobre o que achou dessa planta?]

:pos:

Back