Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Floresta fala

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
31
Fortaleza - CE
Olá meus queridos! Depois de alguns eventos conturbados da nossa querida vida terrena, estou tentando voltar aos poucos, de uma forma mais constante, para esse ambiente incrível que temos aqui ^^

Esse relato foi algo que venho empurrando com a barriga de comentar já tem uns bons meses pois estava realmente bem ocupado com coisas da faculdade e etc (além de ser bem preguiçoso kk :olharparacima: )

O relato vai ser um pouco longo pois existem muitos detalhes que precisam ser construídos para uma boa compreensão de tudo que rolou hehe

Para quem ainda não me conhece, eu sou alguém extremamente curioso! E tal curiosidade, desde muito jovem, me levou para o caminho da ciência (tanto que no momento estou estudando para ser pesquisador na área de psicologia :) ). A questão é que muitas coisas estranhas sempre ocorreram em minha volta desde muito novo, e isso acabou me levando para um outro caminho bem inesperado: a magia kkkk
Então eu já estudo o caminho da magia tem cerca de 15 anos e a ciência a vida toda. Inclusive tive a grande coincidência que um dos meus melhores amigos da vida (mais de 15 anos de amizade) também foi o meu professor tanto de magia quanto de ciência pois além de ser um grande mago, ele é um pesquisador bem renomado dentro da universidade dele na área de inteligência artificial e matemática (já tendo inclusive dado aulas no exterior). Dai ele sempre colaborou para eu me manter equilibrado entre esses dois caminhos tão opostos. Isso foi realmente só para dar uma introduzida no tipo de pessoa que sou para quem ainda não me conhece. ( e caso alguém esteja curioso, o tipo de magia que estudo principalmente é o caoismo e o hermetismo, além de alquimia e cabala).

Dito tudo isso só queria deixar claro que eu já tenho certa experiência com muita coisa doida dentro da magia. No meu último relato inclusive (Aquela famosa primeira experiência nada planejada XD), falo de ter conversado com o vento, mas como não queria ter que explicar muito, não comentei que na verdade falei foi com um sylph, que seria uma criatura elemental pertencente ao Ar. Queria salientar que junto co toda a visão mística da coisa, eu sempre carrego em mim a visão da psicologia analítica junto que fala que cada coisa dessas são representações de complexos e arquétipos (muitas vezes coletivos até) que se projetam no mundo. E eu sempre vou olhar pra essas coisas de uma forma extremamente dialética permitindo a coexistência dessa dualidade paradoxal :p

Acho que essa foi uma boa introdução pra tudo que vai ser falado aqui ^^

Sendo assim, eu tinha acabado de colher 10 gramas secas e eu tenho um amigo de infância que sabe desse meu pé no misticismo e ele é uma pessoa extremamente cética. Sendo assim, ele me pediu pra eu levar ele em alguma experiência que tire ele um pouco do chão e eleve um pouco a visão dele pra coisas mais etéreas. Dai eu comecei a planejar com ele uma incursão numa pequena floresta que existe perto daqui para que agente tomasse os cogus lá no meio dela. Alguns dias antes eu estava estudando profundamente alquimia, mais especificamente os escritos da paracelso, que foi a primeira pessoa a falar sobre elementais de forma bem detalhada. Ele explica que elementais não são seres nem espirituais (portanto não são filhos de deus, mas da natureza por não possuírem alma segundo ele) e fala que eles também não são seres materiais. Eles estão entre ambos podendo se tornarem ou não visíveis e tangíveis para as pessoas e explicando como cada um só sobrevive dentro do seu elemento assim como o peixe precisa da água e etc. Dai eu fiz um pequeno ritual para que no dia que fosse com meu amigo na floresta eles pudessem aparecer pra nós dois pra ver se ele se abre um pouco mais pras possibilidades :p

Então chegou o dia da nossa trilha. Eu conheço ele a muito tempo e já usamos outras coisas juntos como LSD, mas ele nunca teve uma experiência profunda e por isso ele insistiu que a dosagem dele fosse grande naquele dia. Dessa forma ele tomou 4g e eu tomei 3g batidos em um suco com água e limão sem açúcar. Então fomos em direção ao local da trilha. Lá é um parque ecológico extremamente bonito e agradável, mas se você souber onde ir, existe uma trilha quase apagada e bem fechada que leva para um lugar incrível depois de uns 10 min de caminhada.

Chegando lá, sentamos em um tronco caído perto de uma centena de teias com aranhas enormes kkkk
Conversamos um pouco e eu falei sobre as coisas da natureza e como os ciclos são importantes. Cerca de 15 minutos depois, o efeito começou a aparecer em mim e eu sabia que nele iria demorar mais pois ele sempre foi bem resistente a essas coisas. Então o verde da floresta se tornou de uma intensidade extremamente forte como uma esmeralda viva. A floresta se movia e ondulava. As arvores cochichavam. Vento, folhas, luzes, animais e insetos pareciam estar num mesmo fluxo constante. Eu estava só aguardando ele embarcar comigo também para começar a falar algo. No momento que ele chegou, eu comecei a falar de como a ciência entendia o começo do universo, sobre o ciclo de vida das estrelas e como a vida chegou aqui saindo do interior de cada estrela que morria. Falei de como esses ciclos apareciam tanto no macro quanto no micro cosmos e também na nossa vida em cada detalhe. Ambos começamos a enxergar mais claramente os fractais e entender como a vida em si segue um fractal próprio. Cada consciência desabrocha do núcleo de uma substância caótica como um cristal se revelando na superfície de um material bruto. Isso deixava bem claro a origem da ligação entre todas as coisas. Na floresta podíamos ver claramente o ciclo de vida acima e de morte por baixo do véu de folhas do chão e da lama.

Em certo momento não parecia mais eu falando, eu me sentia como um mero observado de algo dentro do meu corpo que era extremamente antigo e que falava de coisas que eu não sabia saber. Parecia que algo me guiava dentro da floresta para eu levar ele em cantos específicos como em uma árvore morte cercada por outras que no meio dela havia um buraco no troco com uma teia la dentro e uma flor pendurada. Se você olhasse da forma certa, poderia ver o universo inteiro refletido naquela teia ali dentro ( o que lembra da teia ou o véu de Maya). Em tudo era possível ver o todo pois tudo que qualquer coisa é é uma negação de tudo que o universo como um todo não é. Tal hora vimos um objeto no chão da floresta que parecia um cristal de plantas que até hoje não sabemos o que era. Ele brotava do chão em algo cinza e no meio uma pequena planta crescia e dela pareciam botar infinitas cores que nem eu nem ele sabíamos identificar (lembrava muito o que na alquimia seria chamado como uma calcinação natural que é o primeiro estágio da grande obra que pode ser resumida em nigredo, albedo e rubedo).

Tal hora resolvi me sentar em baixo de uma grande árvore e então comecei a contar a história daquela floresta e de como ela sobreviveu por milhares de anos inclusive tendo uma cidade sendo construída ao redor dela. Então eu percebi que não era eu quem falava aquilo, mas sim a árvore sobre a qual eu estava sentado. Então eu resolvi ouvir tudo que a floresta tinha para dizer e nisso eu comecei a ouvir um som que nunca tinha ouvido antes.... parecia um canto e pareciam gritos também e ele estava ficando cada vez mais alto e então eu tive que me deitar no chão pois o som estava quase insuportável de tão alto e invasivo. Nisso eu ouvi coisas e palavras que realmente não me recordo totalmente agora, só lembro que aprendi a importância do silêncio em muitas ocasiões.

Eu claramente estou esquecendo de citar muitas coisas que rolaram pois foi realmente muita informação, mas cerca de 4 horas depois, o efeito já tinha passado quase completamente e estávamos nos preparando para retornar. Quando pegamos nossas mochilas e já íamos voltar, foi aí que rolou a coisa mais marcante do dia! Algumas coisas que faziam um barulho de asas de pássaros muito alto começaram a voar em torno de mim e do meu amigo. Meu amigo disse que não conseguia ver o que estava voando, mais eu consegui ver! Pareciam insetos muito grandes, o que era estranho pois eles faziam barulho de pássaros e voavam em torno de nós como curiosos. Então né gente.... meu amigo até hoje não consegue entender o que foi aquilo, mas eu tenho quase certeza que eram os mesmo sylphs que eu já havia encontrado antes tanto nas minhas leituras quanto em sonhos e naquela minha experiência passada. Isso definitivamente não é algo que eu falo de forma muito aberta entre meu ciclo pessoal pois eu entendo o quão doido é você falar que viu fadas na floresta junto de outra pessoa extremamente cética kkkkk
Mas as coisas são o que são e isso foi o que rolou.

Assim que saímos da mata nos sentamos num baco pra debater sobre tudo que rolou e que aquilo tudo certamente seria algo que ficaria pra vida toda. Enquanto falávamos uma gata dourada veio do nada, sentou do meu lado no banco e dormiu no meu colo. Acho que essa experiência não poderia ter um desfecho melhor ^^

Vou deixar aqui uma música que eu sinto que é a vibe e a lição que essa experiência como um todo me deixou. Espero que gostem e fiquem na paz amigos! 🍃🍂🍄

 
Maravilhoso e enriquecedor relato, ser seu amigo deve ser um privilégio =)
 
Maravilhoso e enriquecedor relato, ser seu amigo deve ser um privilégio =)
haha obrigado meu querido 😄

A parte ruim é ter que aturar meus papos doidos quando eu pego intimidade xD
 
Vou te confessar que já estou saturado dos papos normais, um papo doido seria bem vindo XD. Mas me diz aí, como ficou o ceticismo de seu amigo depois da experiência?
 
Bom deu uma leve melhorada mas ele ainda é uma pessoa extremamente racional naquele nível de achar que tudo deve ter uma explicação lógica hehe
Mas pelo menos ele se abriu mais pras possibilidades daquilo que ele ainda não experienciou podendo existir coisas que fujam a a lógica comum ^^
E mesmo ele comendo muito no dia, não bateu tanto assim nele quanto bateu em mim que tomei bem menos... talvez seja pq ele não tomou em jejum como eu ou talvez eu tenha pegado a briza toda pra mim pra não bater forte d+ na cabeça dela kkkk
Mas na próxima ele disse que vai em jejum também xD
 
Muito boa a experiência! Pelo jeito você foi um ótimo acompanhante.
Também tenho um amigo assim, bem cético, tudo tem que ser lógico e explicado pela ciência (inclusive a experiência subjetiva?). Somado a isso, ele já teve uma experiência ruim com os professores, junto com uma ex dele, então ficou com essa impressão ruim. Depois disso ele já se dispôs, tomou mais 1 vez mas não teve os resultados esperados. Minha conclusão é que ele é muito ansioso e precisa que tudo esteja explicado, assim ele tem medo de entrar nessa jornada rumo ao desconhecido.
Enfim, obrigado por compartilhar sua experiência! Vamos torcer para que na próxima seu amigo tenha uma experiência melhor.
 
Minha conclusão é que ele é muito ansioso e precisa que tudo esteja explicado, assim ele tem medo de entrar nessa jornada rumo ao desconhecido.

Set e setting é tudo né? Seria muito interessante tentar fazer um local realmente confortável pra ele na próxima e tentar tirar isso de criar muitas expectativas dele hehe
Eu sempre penso que o que vem é o que tem que vir e fica ótimo assim ^^
Espero que seu amigo também consiga se envolver melhor depois :)
 
Justamente! Set e setting são requisitos para uma experiência construtiva, ou em outros momentos para uma lição destrutiva/reconstrutiva.
Será que é nosso papel ajudar, já que temos um pouco mais de experiência?
Valeu Grako!
 
Será que é nosso papel ajudar, já que temos um pouco mais de experiência?
Isso é uma questão extremamente complexa... eu inclusive tava falando sobre ela semana passada com minha terapeuta hehe

Toda vez que penso em ajudar alguém com algo, eu lembro de um conto que ouvi muito tempo atrás em algum lugar que fala mais ou menos sobre um cara que viu uma borboleta lutando pra sair do seu casulo. Então ele se aproximou e abriu um pouco o casulo com as mãos pra facilitar a saída dela. Assim que a borboleta saiu, ela caiu no chão e morreu em seguida. O que ele não sabia é que esse esforço inicial de saída é importante para fazer pressão na circulação dela fazendo com que as asas se inflem de sangue. Sem isso, ela simplesmente colapsou.

Então eu sempre fico me questionando quando devemos ou não colocar a mão no assunto de alguém assim sabe? As vezes até mesmo a pessoa aprender ou deduzir algo sem a influência de outra pessoa é muito importante para que ela consiga construir uma base sólida em si mesma e nos próprios conhecimentos....
Mas acho que é importante também treinar a própria intuição pois as vezes ela simplesmente vai gritar para que você ofereça uma ajuda a aquela pessoa agonizando do seu lado. O lance talvez seja então procurar um equilíbrio entre observar se a situação em que o outro se encontra representa algum grande risco àquela pessoa, necessitando assim de uma intervenção sutil, ou se é mais interessante que ela trilhe aquilo sozinha. Não existe uma receita pra isso e acho que é o velho lance de ter que ter fé na interpretação do inconsciente sobre tal situação 😅
 
Muito bom ver um colega da magia por aqui 🍄
Opa então somos 3 estudantes!

Concordo com você Grako, não se pode querer ajudar uma borboleta a sair do seu casulo.
Saber diferenciar a hora certa de ajudar é um exercício de paciência e de percepção, que para mim, são alguns dos pontos trabalhados pelos professores.
O caminho solitário é muito válido e as vezes é o único necessário ou disponível, mas o mestre ou o guia tem o potencial de ser um catalisador. E é exatamente quando nós podemos abraçar esse papel que penso que devemos. Não quando queremos, mas sim quando nosso parceiro/parceira precisa dessa experiência para saber ao menos que está seguro.
Abraço!
 
Muito bom ver uma galerinha da magia por aqui também :D
No aguardo dos futuros relatos misticos de vocês amigos hehe


E é exatamente quando nós podemos abraçar esse papel que penso que devemos. Não quando queremos, mas sim quando nosso parceiro/parceira precisa dessa experiência para saber ao menos que está seguro.
É interessante que esse caminho xamânico não é algo que você pega pra si, ele simplesmente lhe surge. Existe inclusive um arquétipo que descreve ele que se chama "curador ferido" que mostra como esse caminho se impõe de maneira bem intensa.
Mas como você disse @Didgeridoo o importante é realmente presar o bem estar de quem nos certa ^^
 
Cara, que legal esse relato! Eu tive apenas experiência dentro de casa, mas mesmo assim foi muito forte a presença das energias da natureza, senti muito a água em mim e o poder dela! Minha vontade é na próxima ir pro meio do mato mesmo e sentir isso mais profundamente! Seu relato me motivou nisso!

E ahhh, que incrível deve ser tomar um cogu com você, parece ser uma companhia pra prosa boa e um excelente guia!
Em certo momento não parecia mais eu falando, eu me sentia como um mero observado de algo dentro do meu corpo que era extremamente antigo e que falava de coisas que eu não sabia saber.
Eu senti isso na minha onda! Eu sabia que "eu" estava falando, mas ao mesmo tempo não era muito "eu" haha, difícil de explicar.
 
Minha vontade é na próxima ir pro meio do mato mesmo e sentir isso mais profundamente! Seu relato me motivou nisso!
Eu acho que essa experiência na floresta é algo que todo mundo devia tentar pelo menos uma vez ^^
Mas é real interessante levar pelo menos um amigo de MUITA confiança pra garantir uma maior segurança na experiência e uma base emocional que possa estabilizar as coisas caso se torne muito intenso :)

E ahhh, que incrível deve ser tomar um cogu com você, parece ser uma companhia pra prosa boa e um excelente guia!
Inclusive eu sempre sou o pai dos rolês já que não curto muito beber, fico cuidando de todo mundo e mantendo a galera hidratada hehe
Mas na real a maioria dos meus amigos reclamam de pegar viagem comigo pois dizem que eu deixo a viagem sempre intensa demais kkkkkkkkk


Eu senti isso na minha onda! Eu sabia que "eu" estava falando, mas ao mesmo tempo não era muito "eu" haha, difícil de explicar.
É extremamente difícil de elaborar essas experiências mesmo e por ela em palavras.... hoje mesmo tive um novo insight sobre algo que rolou nesse dia ai... foi realmente uma experiência marcante pra minha vida ^^
 
Back
Top