Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Experiência de Masaru Emoto

Ramza

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/11/2007
415
73
Você pode até não lembrar deste nome, mas provavelmente ouviu falar desse cara nos últimos anos. Sua teoria e os resultados de suas experiências foram bastante difundidos em vídeos pela internet e principalmente no filme (e livro) "Quem Somos Nós". Este respeitável senhor afirma que quando se intenta um sentimento à água e a congela, a forma dos cristais de gelo toma formas bonitas para sentimentos do bem, e formas feitas para sentimentos ruins. Se você ainda não lembrou ou não viu esses vídeos por favor veja aqui: (explica melhor do que eu :p)

Bem, até aí tudo bem. Talvez muitos até nem acreditem que isso seja verdade e confesso que eu fiquei durante muito tempo cético, até descobrir que dá pra fazer algo parecido em casa. Bem, em relação a uma experiência própria não há o que refutar.

A experiência resumidamente consiste em cozinhar arroz e colocar com um pouco de agua dentro de um frasco de vidro. Faça pelo menos dois vidro desses, em um escreva palavras que remetam a sentimentos ruins como ódio e tristeza, e no outro escreva coisas que remetam a bons sentimentos como felicidade, amor e gratidão. Então guarde os frascos e veja o que acontece com o passar dos dias. Em todos os vídeos que achei no youtube os "jarros do mal" emboloravam muito mais que os "jarros do bem".

Várias pessoas do mundo inteiro fizeram estas experiência e colocaram no youtube. Aguns até além de escrever nos jarros "conversa" com eles. E inacreditavelmente o negocio funciona.

Alguns exemplos abaixo, mas se procurar no youtube por Masaru Emoto experience(ou at home, ou experiencia etc...) acha váaarios:

O que eu achei espetacular nisso é que pode ser testado por si próprio, nem a necessidade de acreditar em palavras de gurus duvidosos. É praticamente um experimento científico. Eu não sei vocês, mas eu fiquei espantado. Realmente, o que sabemos sobre a realidade é uma gota no oceano.

PS: Se seus cultivos não andam dando muito certo ultimamente eis aqui uma possível resposta. :-O

Sua teoria e os resultados de suas experiências foram bastante difundidos em vídeos pela internet e principalmente no filme (e livro) "Quem Somos Nós". Este respeitável senhor afirma que quando se intenta um sentimento à água e a congela, a forma dos cristais de gelo toma formas bonitas para sentimentos do bem, e formas feitas para sentimentos ruins.

Movido para o sub-fórum mais adequado: Conversa Livre.

O que Masaru Emoto fez não é nada científico. Não foi replicado. Não parece real ...

Movido para o sub-fórum mais adequado: Conversa Livre.

O que Masaru Emoto fez não é nada científico. Não foi replicado. Não parece real ...

Justamente por isso que disse que era cético em relação a isso. Porém agora há a possibilidade de testarmos nos
mesmos e tirarmos nossas próprias conclusões. Eu ainda não fiz, mas em breve farei. Seria bom que mais pessoas fizessem o mesmo para que pudessemos trocar experiência.

Porém agora há a possibilidade de testarmos nos
mesmos e tirarmos nossas próprias conclusões.

Você vai testar?

Com qual método?

Você vai testar?

Com qual método?

Vou testar ese método do arroz que se encontra nesses vídeos. Estou cético, porém otimista(se é que isso é possível rsrs).

Acabei de achar em portugues:

Não sei se é coincidencia, mas até agora não achei nenhuma que deu errado.

Esse é o tipo de experimento que dificilmente terá uma análise científica. Ao menos eu não vejo isso acontecer no momento atual, com as linhas de pensamento científico vigentes.

O que torna esse experimento interessante é que ele, de certo modo, confirma algumas formas de pensamento religiosos ou espiritualistas, notadamente as orientais, que discutem a importância de vigiarmos o teor de nossos pensamentos.

Vou testar ese método do arroz que se encontra nesses vídeos. Estou cético, porém otimista(se é que isso é possível rsrs).

Ficarei ansioso por seus resultados. Abraço! :)

Sinto lhe dizer que esse não é um método válido de testar algo, a não ser que você consiga fazê-lo em um esquema duplo cego.

Sinto lhe dizer que esse não é um método válido de testar algo, a não ser que você consiga fazê-lo em um esquema duplo cego.
Se a experiência é para justamente testar a influência do das emoções humanas no meio externo a ele, qual seria o sentido de fazer um experimento duplo-cego?

O que vejo aqui, que seria necessário para dar valor científico incontestável à experiência seria faze-la repetidas vezes.

O que vejo aqui, que seria necessário para dar valor científico incontestável à experiência seria faze-la repetidas vezes.

Na verdade você ṕode repetir esse experimento um milhão de vezes e ainda assim ele não vai ter validade científica.
Você tem um objetivo e um resultado, mas não tem ferramentas para controlar os fatores que determinaram o sucesso ou fracasso.

Boas vibrações são importantes, mas ainda não são mensuráveis.

Quando eu digo validade científica, não estou dizendo que vou provar ao mundo que isso é verdade. Isso é uma prova pra mim. Se eu fizer 1 milhão de vezes e der certo eu vou falar o que? Que foi coincidência? Por mais cético que eu seja não daria pra negar, pois eu saberia que não fraudei nada, e que se fosse coincidência eu devia ter aproveitado e jogado na mega-sena hehe.

Eu não quero provar nada pra ninguém, eu vou fazer pra provar pra mim. Quem quiser que faça o mesmo por si só. Não estou postando aqui para convencer ninguém, apenas para que vocês possam fazer o teste vocês mesmos, até por que nem sei se isso vai dar certo, o que até torna essa discussão sem sentido rsrs.

Deixa eu fazer primeiro depois a gente discute nas implicações disso. Eu até acho que nem vai dar certo mesmo rsrs. Mas seria bom que outras pessoas aqui da comunidade fizessem também.

Se a experiência é para justamente testar a influência do das emoções humanas no meio externo a ele, qual seria o sentido de fazer um experimento duplo-cego?

O que se quer testar não impede a realização de um duplo cego.

Digamos que haja três potes de arroz, chamados de K, L e M, por exemplo. E que você envia "boas vibrações" a um, "más vibrações" a outro, e deixe o terceiro quieto, como controle.

Para fazer o duplo cego é só pedir a uma terceira pessoa, que não pode saber qual dos potes é o quê, para avaliar o resultado. Ou essa terceira pessoa pode colocar novas letras, que só ela conhece a relação com as antigas, tipo A, B e C, e devolver para você avaliar.

Além disso não confie muito nesses vídeos do youtube. Quem fracassa posta alguma coisa? Olha só, aqui não deu certo ...

E ao que parece Masaru Emoto agora vende ou vendia por aí umas garrafinhas com 236 ml de água "especial" bem carinhas: U$ 35,00

Para fazer o duplo cego é só pedir a uma terceira pessoa, que não pode saber qual dos potes é o quê, para avaliar o resultado. Ou essa terceira pessoa pode colocar novas letras, que só ela conhece a relação com as antigas, tipo A, B e C, e devolver para você avaliar.
Cara, isso só seria pra evitar um possível efeito placebo. Não vejo utilidade nesse caso.

Além disso não confie muito nesses vídeos do youtube. Quem fracassa posta alguma coisa? Olha só, aqui não deu certo ...
Cara, tinha pensado isso também, faz o maior sentido. Mas depois consegui ver vídeos no qual o cara foi postando parte a parte, dia a dia no youtube.
Mas claro que isso não é prova nenhuma, o negócio é testar. Quando eu testar coloco aqui, apesar de que ninguém deve confiar nos meus resultados e deve fazer por si só.

Cara, isso só seria pra evitar um possível efeito placebo. Não vejo utilidade nesse caso.

O duplo cego não serve só para evitar efeito placebo, que não se aplica aqui, mas para evitar que de algum modo, sem perceber, você esteja ajustando o experimento para dar o resultado que você quer. E não do modo que Emoto diz que funciona, mas descartando por alguma razão algum pote que recebeu "amor" e começa a mofar, por exemplo, ou começando a se questionar se realmente enviou a emoção certa para aquele pote quando as coisas começarem a dar errado.

Cara, tinha pensado isso também, faz o maior sentido. Mas depois consegui ver vídeos no qual o cara foi postando parte a parte, dia a dia no youtube.

E quando não dá certo a pessoa exclui tudo ou deixa lá?

Ou melhor, a pessoa postou nos dias em que realmente fez?

Ou melhor, a pessoa não está simplesmente fazendo uma brincadeira de mau gosto com os "crentes"? Ainda mais com essa proposta de faça você mesmo para testar?

Back