Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A experiência da auto-imagem.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Hoje relembrei-me do tempo que fiz algumas experiências psicodélicas e do que me foi revelado durante ele.
Principalmente nos periodos entre uma experiência e outra, que acentuou-se uma forma mais concréta de espírito, na sua caótica metamorfose, revelou-se a mim um retrato.
Era auto-imagem que submergia das profundezas do meu Ser querendo me mostrar.
Eivado de condicionamentos, me ví como um autônomo, pois a imagem do meuauto-retrato, deu-me a convicção do que não era condicionado:

Um autônomo condicionado e condicionante,
um concessor de verdades relativas,
um engenho no maquinário universal;
um condenado à liberdade.

Foi da intuição da minha limitação que me estravasou toda a minha inspiração. Então fechei os olhos para ver o que as imagens me tiravam a atenção.

Entrei num labirinto de complexos condutos, todos ligados.
Correndo por eles me via cada vez mais extasiado, vendo as formas, as cores e os brilhos do meu passado: era o meu auto-retrato!

Numa sucessão de escolhas uma-a-uma do caminho desejado, apareceu-me em minha frente um gargalo, resolvi então escolher correr pra outros lados, foi quando me dei conta: Não importava esse caminho, pois era a alma do Monstro do Acaso me levando para o seu destino determinado.

Materializando-se na minha frente, disse com vóz solene: Tu Deves.

Mais que me sucede ? - Perguntei-me indignado - Não poderia Eu estar livre pra escolher o rumo que desejo ver traçado ?

Olhei então para trás: vi deixado de lado todo o meu passado; todavia, materializára agora uma outra alma, era a Liberdade, e disse com vóz solene: Tu Podes.

Saí de escanteio quando as duas entraram num embate. Vultos e brilhos me cegaram.

Desfaz-se o barulho e tudo fica calmo, quando olho para o lado, vejo tudo que antes nunca me havia sido revelado.

Vi a imagem de tudo que havia em mim que pudesse ainda ser superado. Nas escolhas do meu Futuro, prostrou-se parado a Liberdade; E o Acaso enraizado no que faz parte do meu Passado.

Só o Passado e o Futuro dividem em mim ainda o que pode ser superado: "Escolhas" é o seu nome.

Toda escolha pode ser superada.

EU, todavia, situo-me nem no passado, nem no futuro. Porque não sou nem Livre, nem Condicionado.

Preciso fazer uma reelaboração mais poética, mas foi a lembrança de uma inspiração momenta que não lembro muito bem detalhado, mas coloquei mesmo assim porque acho importante e a parte central do pensamento é a distinção do futuro e do passado como forma de libertar-se.

Acreditem, ninguem até hoje soube dizer o que é futuro ou passado... Eu vos digo agora melhor que nunca, é onde o homen projeta as escolhas em livres e condicionadas.

Todas as escolhas livres, só estão no futuro, e as determinadas por condicionmantos ou instintos estão no passado.
 
belissimo desfecho.
mais uma pra cabeceira.
sabe que eu imprimo esses seus textos pra ler depois com calma?
:)
 
belissimo desfecho.
mais uma pra cabeceira.
sabe que eu imprimo esses seus textos pra ler depois com calma?
:)

Valeu Eletric, mas acho que pode ser mais bem elaborada essa idéia, pra ficar mais inteligivel.. É que você, pelo jeito, tem facilidade na compreensão, mas nem todos conseguem captar as idéias por meias palavras...
 
Valeu Eletric, mas acho que pode ser mais bem elaborada essa idéia, pra ficar mais inteligivel.. É que você, pelo jeito, tem facilidade na compreensão, mas nem todos conseguem captar as idéias por meias palavras...
Todas as palavras sao meias palavras.
a ideia só é completa quando concretizada.
O que é o amor alem de METADE de um sentimento que só existe realmente a DOIS?
:)
 
Todas as palavras sao meias palavras.
a ideia só é completa quando concretizada.
O que é o amor alem de METADE de um sentimento que só existe realmente a DOIS?
:)

Exatamente, no caso do amor de palavras, metade é quem representa, metade quem interpreta.

Olha como Werner Jaeger vislumbra a questão dualistica com que se encontram a escolha, o tempo e as escolhas de outros tempos.

"Quanto mais livre e conscientemente o Eu Humano aspira dirigir os passos do seu pensamento e da sua ação, tanto mais fortemente vinculado se sente ao problema do destino."

Concluindo num parenteses durante a analise do caráter individual e subjetivo da filosofia de Arquíloco*

*Poeta e Filósofo Grego.
 
Back
Top