Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Experiência CO2

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
616
80
Minha primeira experiência com o CO2 foi surpreendente. Inicialmente senti um pouco de desconforto físico devido a uma sensação de falta de ar e à respiração, que em poucos segundos se tornou ofegante. Logo percebi que estava dentro de um túnel que se comprimia cada vez mais intensamente ao meu redor. Lembro-me de ter sentido um pouco de medo de ser esmagado, mas nesse exato instante me percebi sendo lançado para fora do túnel, entrando assim num espaço infinito. De início achei que fosse o espaço sideral, mas logo me dei conta de que eu estava dentro da minha mente! Eu percebia os pensamentos e as imagens passando, mas nada me afetava. Eu estava de fato maravilhado com a experiência, absolutamente consciente e sereno. Quando tudo acabou, o que havia sido para mim um longo tempo, no relógio havia durado apenas quatro minutos! (Khalis Chacel)

Tudo começou em 1926, quando três psiquiatras americanos - Loevenhart, Lorenz e Waters - começaram a utilizar o CO2 na tentativa de curar psicoses. Ainda que não tenham obtido sucesso, seu tratamento apresentou alguns resultados interessantes, em especial no caso de pacientes catatônicos: alguns pacientes se beneficiavam dos efeitos do CO2, mas sua melhora durava no máximo uma meia hora e então reapareciam as condições catatônicas.

Anos mais tarde, um outro psiquiatra - L. J. Meduna - decidiu utilizar o CO2 no tratamento de condições psiconeuróticas. Meduna realizou mais de 15000 sessões de CO2 e experimentou diversas proporções gasosas até chegar ao que hoje se conhece como "Meduna's Mix", ou seja, uma mistura gasosa de 30% de gás carbônico e 70% de oxigênio (Carbogênio). Seus resultados foram muito mais satisfatórios do que o de seus colegas e há relatos fantásticos, tanto de pacientes quanto de médicos e enfermeiras que passaram pelo processo. Muitos de seus pacientes se curaram e as pessoas saudáveis que inalaram a mistura narraram muitas vezes experiências de cunho espiritual (túnel, luzes, seres amorosos e inteligentes, filmes da vida, entre outras).
Ainda que a comunidade psiquiátrica tenha praticamente perdido o interesse no uso do Carbogênio, vários outros setores da medicina continuam estudando intensamente seus efeitos e nos Estados Unidos muitos psicólogos comportamentais também o empregam com fins terapêuticos.Numa sessão típica, inicialmente explicamos todo o processo ao cliente, contamos um pouco da história do CO2 e explicamos também o que acontece no corpo, em termos fisiológicos. Após alguns minutos de relaxamento, iniciamos a inalação do Carbogênio através de uma máscara de anestesia por cerca de 1 a 2 minutos.
A Experiência do CO2 inicia-se cerca de 10 segundos após o início da inalação, que dura de 1 a 2 minutos, e prossegue por cerca de mais 3 a 5 minutos após a retirada da máscara. Durante esse período experimenta-se um estado de consciência e uma percepção de tempo alterados. Essas experiências são às vezes esclarecedoras, às vezes integradoras, às vezes expansivas, às vezes de cunho psicológico e às vezes de cunho espiritual.

http://www.renascimento.com.br/co2/index.htm#intro

Interessante... o uso do CO2 parece provocar ou favorecer vivências muito semelhantes aos relatos de experiências de quase morte. Talvez porque a pessoa chegue mesmo a quase morrer por falta de oxigênio e excesso de CO2. Vai saber...

É interessante, realmente. Acho que essas experiências se dão por causa da falta de oxigênio no cérebro, Obviamente.

Gosto de respirar a garrafa de refrigerante quando quase vazia... esvazio os pulmões, e aperto a garrafa, aspirando o CO2.

A sensação é bem boa, até. É um leve torpor, mudanças na visão de cerca de 10 segundos. :D

Back