Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

A Carne, a Mãe e os Cogumelos

dont-panic

Hifa
Cadastrado
19/03/2015
14
10
43
Brasilia DF
Existe algum conflito entre o carnívoro e cogumelo ? Ou melhor. Existe conflito entre comer carne e ter experiencias com enteógenos ?
Depende. É uma questão de foco.
Para responder essa questão é preciso se perguntar "para que estou comendo cogumelos, ou bebendo Ayahuasca, etc... ?"

Auto Conhecimento começa com Auto Responsabilidade
Nesse caminho da autorrealização, temos ouvido constantemente que Narayana está dentro. Buddha, Jesus... O Mestre está dentro. E, quando você inicia a busca por esse encontro com o Mestre interior, muitas vezes você se revolta. Porque, ao invés de encontrar essa fonte inesgotável de amor, você encontra camadas e camadas de auto-ódio, que se manifestam de diversas maneiras. Uma que é bem comum para todo o ser humano, que se manifesta como uma exigência, de que as coisas aconteçam do seu jeito, na hora que você quer e como você quer. E, quando não acontece, você se revolta e fica com raiva; raiva de si próprio, da vida, do Mestre... É verdade que tudo o que você procura está dentro - o paraíso está aqui e agora.

A questão é: como superar o sofrimento? Como ir além destas camadas que encobrem o Eu divino? Como cortar essa raiz do sofrimento que é o auto-ódio? Nós temos que remover essas capas que encobrem o coração. Existe um sol dentro de você, que está encoberto por algumas capas. Essas capas vão sendo removidas, na medida em que vão sendo identificadas e, quando você compreende a sua natureza ilusória, isso possibilita a desidentificação; que é sinônimo de dissolução dessas camadas. A compreensão é o que possibilita que possamos remover o pó que cobre o espelho.

A Medida que a entidade viaja do espectro denso para o sutil, vai expandindo, se depara com fatos. E fatos são fatos. Um Fato que se mostra para todo buscador sem muito receio é o que devemos cortar todo tipo de violência. Sem exceção.

Sahasrara-Chakra-.jpg
Mãe / Feminino
Tudo no universo é fruto da união do Feminino com o Masculino. Essa é a tríade que concede a criação. Masculino, Feminino e uma terceira força que é a de coesão entre as duas polaridades.

Plantar uma semente é masculino. Esperar e cuidar do desenvolvimento é feminino.
A terra é feminina. Isso não é novidade. Mãe Natureza, Mãe terra, Gaia, Deusa, etc...Cogumelos também são fruto do feminino. Isso se repete em todo o universo. Em vastos níveis microcósmicos e macrocósmicos. E assim é ate um certo nível, um certo estágio da
consciência. Comer um cogumelo(ação) é masculino. Digerir é feminino.

Há muito tempo o Ser Humano está intimamente comprometido em destruir o feminino. Assim é. E eu assino em baixo que a causa de toda a miséria e fome na terra hoje é sintoma da matança de animal.

Entenda essa matança de animal como um Não para o feminino, para a mãe. Por que você realmente mata ela. E toda a manifestação de sua Gloria é manchada (mais disso no final). Isso é um uso equivocado do poder.

Muitas vezes nos cantamos a mãe divina (desde Bob Dylan até aquele desenho das Formiguinhas) mas de fato nos não amamos a mãe divina. Em um certo nível podemos ter uma devoção ou amor por ela. Mas em níveis um pouco mais sutis nós não conseguimos trazer a compreensão dela pro coração. Inclusive quando falamos em Sagrado Feminino.
Portanto existe uma incoerência entre o que agente pensa, o que agente fala e o que agente faz.
É de estágio animal ou divina a consciência de que para nos vivermos precisamos da morte de algum animal ?
Más é um fato. Para o buscador espiritual de pouco a pouco a violência deve ser retirada de sua vida.

Carne e Cogumelos
A pergunta era se é bacana estar limpo de carne antes de comer cogumelos para evitar desconfortos estomacais.
Pela minha experiencia posso dizer que houveram muitas mudanças durante minha transição de um comedor de animais para um lacto-vegetariano. Os cogumelos estiveram comigo este tempo e eu senti diferenças em tudo, inclusive na trip.

Se o foco são desconfortos estomacais talvez a carne tenha culpa. Se o foco é leveza para uma experiencia mais sutil (entenda isso como leveza metabólica) a carne com certeza tem parte nisso.
Acredito que náuseas ou sensações durante os efeitos são consequências e não merecem tanta atenção por não estarem na raiz do problema.

Existem tantas coisas por detrás disso (matança animal para prazer humano). É legitimo para o psiconauta que come cogumelos com intenção de se deleitar na mãe divina (Dissolver o ego e se sentir integrado com tudo, e de imediato com a dimensão material que é feminina. De se auto conhecer, visto que o corpo é feminino, etc...) se perguntar se ele pode realmente realizar essa conexão forçada (enteógenos) estando financiando a destruição de tudo que ele quer se sentir integrado. A Natureza.
É uma questão de foco.

images.jpg

4 Razões para se tornar Vegetariano - Experiencia própria

1- Pelo lado mais externo: A Criação de animais pelo homem para abate é extremamente nociva da forma como é feita: em larga escala, forçada e com pressa. É a causa do efeito estufa. Modifica mais a atmosfera do que todos os carros, ônibus, aviões, etc... É muito peido, muito metano !
Literalmente um crime contra as águas: 22.000 litros de água para 1 kilo de carne de vaca. Os peidos delas também mudam bastante o clima, que está intimamente ligado com o ciclo da água. O Brasil com toda sua diversidade hoje é o pasto do mundo. Entende ? Mata a Mãe para fazer pasto para quem deveria ser referencia de Mãe. Depois comemos a mãe. Não se esqueça da monsanto que faz tecnologias para alimentar você ? Não, o gado.


2- Pelo lado do corpo: Exitem muitos estudo sobre isso. Carne causa doenças. Carne tira a vitalidade do corpo e do metabolismo, fazendo nutrientes mal absorvidos virarem toxinas. Câncer.
Osteoporose. Problemas na circulação e pro coitado do coração. A lista é grande.

3- Pelo lado da Mente: Você se sente melhor em uma dieta sem carne. Só pelo fato de não comer voce se sente melhor. Um Upgrade em todo corpo, no astral, em tudo mesmo.


4- Espiritual: Resumidamente quem não se faz de tumulo de animais tem mais banda, tem mais capacidade para fazer a conexão. Seja meditando, seja com cogumelos ou seja no caminho do Yoga, da consciência de Krishna ...

Não tome isso como conhecimento emprestado. A ideia e fazer você testar por si mesmo. Estudar por si mesmo. Despertar.
maxresdefault.jpg
 
Última edição:
Fato que se mostra para todo buscador sem muito receio é o que devemos cortar todo tipo de violência. Sem exceção.

Entendo que você usa a expressão "sem exceção" de forma argumentativa, e que compreende que há exceções, como legítima defesa, e outras. Entre estas outras, existe a legítima e vigorosa ação não truculenta em busca do Bem Comum, conceito que "consiste no conjunto de todas as condições de vida social que favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana e sua sociedade" (Papa João XXIII), às vezes chamada na esfera religiosa de luta do bem contra o mal. Assim, para que um ato seja propriamente uma violência, dependerá da intenção do agente, seja de forma evidente, seja camuflada justamente por desculpas sociais - inclusive pra si mesmo. Por estas palavras pode-se concluir, equivocadamente porque não por esta razão se isto for verdade, que alimentar-se de animais é uma violência ignorada pela sociedade.

Plantar uma semente é masculino. Esperar e cuidar do desenvolvimento é feminino.
A terra é feminina. Isso não é novidade. Mãe Natureza, Mãe terra, Gaia, Deusa, etc...Cogumelos também são fruto do feminino. Isso se repete em todo o universo. Em vastos níveis microcósmicos e macrocósmicos. E assim é ate um certo nível, um certo estágio da
consciência. Comer um cogumelo(ação) é masculino. Digerir é feminino.

Gostei muito dessa visão/informação :)!

A Criação de animais pelo homem para abate é extremamente nociva da forma como é feita: em larga escala, forçada e com pressa. É a causa do efeito estufa. Modifica mais a atmosfera do que todos os carros, ônibus, aviões, etc... É muito peito, muito metano !

Tem uma fonte sobre isso? :bigode:

Não se esqueça da monsanto que faz tecnologias para alimentar você ? Não, o gado.

Não entendi :unsure:.

Exitem muito estudo sobre isso. Carne causa doenças. Carne tira a vitalidade do corpo e do metabolismo, fazendo nutrientes mal absorvidos virarem toxinas. Câncer.
Osteoporose. Problemas na circulação e pro coitado do coração. A lista é grande.

Sim, verdade, eu já tentei parar de comer carne vermelha por isso, mas não suportei mais que alguns meses e depois jurei nunca mais abandoná-la! :roflmao:

Mas, em uma trip que fiz no Pantanal, mas não com cogumelos, interagi com cavalos e algo depois me fez pensar que comer animais não era interessante para se equilibrar com a energia da natureza como um todo. No entanto, eu sabia que, pragmaticamente, eu iria continuar a comer carne apesar daquele insight.

Sabe, eu lembro de uma senhora quebrar o pescoço de uma galinha na minha frente quando eu era criança, muito novo ainda, nem pensava na morte e... Não fiquei chocado. A galinha nunca tinha visto, claro! :LOL: Mas, enfim, ela fazia pra alimentar os filhos dela, a família dela, aquilo eu já entendia com 4-5 anos, instintivamente. Se fosse hoje, com os valores que agreguei, ficaria um pouco atordoado na hora e depois ficaria bem. Mas, pela ótima pura de uma criança, aquele ato era perfeitamente tranquilo, e assim o sinto até hoje.

Por outro lado, você me fez pensar em um contra-argumento à posição que defende que na natureza há carnívoros. Sim, há. Mas eles só interagem e se ligam de forma saudável para ambos com quem não são predadores. E, afinal, o que é mais inteligente? Se parar pra pensar, também, os vegetais não à toa possuem irritabilidade, não sensibilidade, de forma que podem servir de alimento sem sofrerem. E por aí vão uma série de colocações que se apresentaram a favor de Humanos não se alimentarem de carne :coffee:.

É... Como será o futuro? :D
 
Tem uma fonte sobre isso? :bigode:
Sim. Fiz up de um infográfico que traduzi.
12088194_1649624971963101_3971184290557530436_n.jpg 12108989_1649625048629760_1948378967993826143_n.jpg 12122911_1649624995296432_5072155380565942793_n.jpg
Todas as fontes de tudo que informado está, estão aqui.
Quando falei da Monsanto rsrs foi porque lembrei de um colega que me falou, contestando que comer carne é sustentável, que existe muito mais verde derrubado para plantio de milho e soja que são grãos do que para pasto de gado.
Isso é um peguinha besta e não deve enganar uma pessoa pouco esperta. As enormes monoculturas de milho e soja cultivada com transgênicos, pesticidas, inseticidas, fertilizantes petroquímicos,etc é para alimentar o gado. O Consumo de soja humano é uma fração perto das vacas. Olha como podemos puxar uma bola de neve disso:

Fertilizantes, pesticidas, inseticidas e outras drogas são levados pela água, matam de verdade tudo por onde passam. Até o mar. Agrotóxicos matam as abelhas que só querem polem. Metade das abelhas só dos estados unidos já desapareceram. Sem abelhas não podemos viver.
Esses campos de concentração de monocultura arruínam desgraçadamente os solos. Criam pobreza, miséria e má distribuição de renda.
Milho não é o que vaca come, ela gosta de mato. Más é mais barato alimentar com milho. A dieta desequilibrada traz uma flora de bactérias nada desejável. A solução é aplicar antibiótico. Onde vai parar ?

De pouco a pouco vamos nos libertando de toda violência.
 
Olha colega @dont-panic, não há como negar que uma dieta vegetariana é mais benéfica que uma dieta com carnes. Tanto em nível fisiológico quanto espiritual. Já temos alguns estudos que mostram isso.
Mas... tem vários poréns nesse meio. Resumindo, a indústria alimentícia, o mercado de agronegócios e carnes irão te oferecer os alimentos com muito, mas muito veneno (agrotóxicos) e muitas químicas maléficas nas carnes, antibióticos, hormônios, conservantes.
Ai você vai me dizer: "-ah mas temos as opções dos orgânicos". Sim, temos, mas todos podem pagar por eles? E os que podem pagar, tem acesso a eles?
Outro fator é o nosso cotidiano que nos tira muito do tempo que poderia ser usado para cuidar mais de nossa alimentação. Seu eu quero ter uma dieta vegetariana terei que ter um tempo livre na cozinha para preparar os alimentos. E esse tempo a maioria da população não tem.

Eu vejo que ainda estamos muito longe de sair desse ciclo vicioso de consumo do "mais prático" e mais barato. Infelizmente.
 
Além disso esse site do infográfico é claramente um site de propagandistas.

Entendo que propaganda seja importante para mobilizar os convertidos, os simpatizantes e os que são atraídos pelo veganismo / vegetarianismo, mas, propaganda mal feita é no fundo contraproducente.

Por exemplo:

"Uma pessoa que segue uma dieta vegana produz 50% menos CO2" ...
Em relação a uma pessoa que segue qual dieta?
Qualquer outra dieta que não seja vegana?
Em relação a quem segue uma dieta Atkins ou algo parecido?
Quem só come carne vermelha, ou quem evita carne vermelha?
Um piscívoro?
Em relação ao onívoro pobre do interior da África?

A idéia é fazer as pessoas pensarem? Ou evangelizá-las com um tatibitate meio sem nexo?
 
Última edição:
mas todos podem pagar por eles? E os que podem pagar, tem acesso a eles?
Outro fator é o nosso cotidiano que nos tira muito do tempo que poderia ser usado para cuidar mais de nossa alimentação.

Você foi sincero. Estou em pleno acordo.
Como disse nós vamos em um espectro do denso para o sutil. O Karma começa nos pensamentos. Só o pensar já é suficiente para uma grande mudança. É uma semente. Talvez não queire agora, não queire depois... O ego da muitas voltas mas no final ele sempre se rende a Deus.
Não quero provar, nem converter nem deixar alguma desconfiança. Se o buscador conscientemente está expandindo, automaticamente ele vai pouco a pouco remover toda forma de violência da sua vida.

@Ecuador O Infográfico esta tendencioso ? Deixei as referencias de tudo que está escrito. Sem demagogia e sensacionalismo. Apenas verdades :)
Em relação a uma pessoa que segue qual dieta?
Em relação a um Norte Americano Carnívoro comum.
 
Em relação a um Norte Americano Carnívoro comum.

Pois eu acho que eles escolheram dados bem favoráveis, como os propagandistas gostam de fazer.

Eu achei gráficos diferentes para os americanos, como esse:

foodprint5.jpg

Veja que nesse gráfico a diferença de uma pessoa média para um vegan é de 2,5 para 1,5 ton/ano. Ainda considerável, mas não 50%. E cortar a carne vermelha já reduz de 2,5 para 1,9 ton/ano. Esse site deve ter escolhido os dados de um estudo britânico que aponta números mais favoráveis aos veganos que esses do gráfico acima.

E se está falando de CO2 de "foodprints", o que eu entendo como ligado à alimentação. No total do CO2 ligado à pessoa vai dar uma diferença percentual menor. E se todos se tornassem veganos, sem outras medidas para cortar emissão de CO2 em outras áreas, qual seria o impacto real na emissão total de CO2?

E, para variar, tem opiniões diferentes:

Vegetarian or omnivore: The environmental implications of diet


Claro que essa visão de emissão de CO2 e outros fatores econômicos é só parte da questão do consumo de carne. Porém o mais importante de tudo isso, na minha opinião, e aí os cogumelos podem ajudar a que questionemos nossas próprias verdades e processos mentais, é que temos que procurar saber as implicações do que estamos pensando e porquê temos esses pensamentos e escolhas. Não adianta ir atrás de toda a propaganda que você ouve ou lê e não saber que É propaganda. Geralmente todo o pensamento comum a que vamos nos acostumando desde o berço já é um grande condicionamento que mal percebemos, e mudar de um cenário condicionado para outro sem questionar, sem pesquisar e pensar a respeito me parece inútil.
 
Última edição:
Back
Top