Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático A+ Albines Vingadores

Diário de cultivo problemático.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Depois de uma tentativa mal sucedida de cultvar a strain B+, venho aqui começar um novo diário onde irei cultivar a strain Psilocbe Cubensis A+ Albines, a partir de um carimbo doado pelo amigo RainSpirit, mas no carimbo estava escrito b Amaral, então agradeço à @RainSpirit e @Amaral :), e espero agora sucesso desses A+ para vingarem seus irmãos B+ hehehehe :p

Métodos usados:
Inoculação: Multi Esporos
Substrato: Pó de fibra de coco e arroz integral
TEK: BOLOS PF e Casing
Strain: Psilocbe Cubensis - A+ Albines

Materias usados no preparo dos bolos de substrato:
- 3 copos de PP 5 de 300 ml's cada
- Pó de fibra de coco
- Arroz agulhinha integral
- 1 garrafas de água mineral sem gás de 497 ml's (não achei de copinho)
- Bacia pequena para o preparo

Materiais usados no preparo das seringas de esporos:
- Carimbo pequeno de P.C. A+ Albines
- 3 seringas de 5 ml's cada
- 3 agulhas médias (não vi o tamanho exato)
- 2 frascos de 10 ml's de água destilada
- Copinho para exame de urina
- Lenços de papel
- Álcool 70%
- Papel alumínio
(Todo o processo de preparo das seringas foi realizado dentro de uma glove box)
(Não tirei fotos dessa parte)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Preparando tudo

Método de preparo do substrato:
Para fazer as medidas usei os copos de PP, medi 2 copos de de pó de fibra de coco, 1 copo de arroz integral e 1 copo de água mineral, primeiro coloquei na bacia os 2 copos de pó de fibra de coco em seguida adicionei o arroz e misturei bem e fui adicionando água aos poucos até ficar no ponto de apertar e sair no máximo 2 ou 3 gotas de água, coloquei o substrato nos copos e em seguida o tampão de alumínio (2 folhas por tampão), e levei para pressão por 1 hr (30/10/14). Esperei esfriar até o dia seguinte (31/10/14) para inocular os copos.


Método de preparo das seringas:
Primeiramente esterilizei minha glove box inteira com álcool 70%, depois de esterilizada a glove box inseri todos os itens citados a cima e fechei a glove box.
Tirei uma seringa da embalagem e uma agulha e encaixei a agulha na seringa, abri o copinho de exame e o carimbo e raspei dentro do copinho 1/4 do mesmo, suguei a água destilada do frasco até encher a seringa e esguichei no copo, suguei de volta para a seringa e repeti o mesmo processo umas 8 vezes até os esporos se misturarem bem a água, depois de fazer a primeira seringa reparei que no fundo do copo sobraram bastante esporos, bastante mesmo, então peguei outra seringa e outra agulha e repeti todo o processo, e no final consegui fazer 3 seringas com 1/4 do carimbo, e todas ficaram bem carregadas em rsrsrs. Depois de fazer as seringas embrulhei elas em papel alumínio e deixei na geladeira na gaveta em baixo do freezer por 9 horas.

Inoculação dos bolos: (31/10/14)
Depois de esperar os bolos esfriarem na panela por 1 dia inteiro, levei a panela pro quarto, abri e imediatamente lacrei os potes com fita isolante e os coloquei na glove box esterilizada, fui até a cozinha peguei uma seringa na geladeira e a levei para a glove box juntamente com o esparadrapo micro pore, um isqueiro para flambar a agulha, lenços de papel e álcool 70%, passei álcool 70% nos tampões de alumínio e flambei a seringa a cada furo, tampei os furos com micro pore, usei para cada copo cerca de 1,46 ml's e 0,365 ml's para cada furo (de acordo com cálculos mal feitos rsrsrs) só sei que usei a seringa inteira de 5 ml's nos 3 copos, depois de inoculados os potes foram para incubadora que está sendo mantida em 27,5 graus celcius.

Desculpe por não ter fotos, pois esqueci de tirar

Bom, é isso ainda não tive nem um sinal mágico, espero sucesso :D
Um abraço á todos ;)
 
02/11/14

Hoje preparei com a mesma receita citada acima mais 3 copos de vidro de 250ml's e 2 potes grandes de 500ml's cada, enquanto escrevo vos estão esterilizando na pressão, dessa vez tirei algumas fotos do preparo do substrato, amanhã quando os potes estiverem completamente frios para inoculação tiro mais fotos, quem sabe rola até um video :rolleyes:

Fotos do substrato:
2BdaAmI.jpg
2BdaAmI.jpg
encontrei duas tampas de plástico de uns potes antigos e fiz 4 furos em cada uma, estas tampas são ótimas para os copos que usei, encaixaram perfeitamente :D
fpAbdMy.jpg
Aqui todos eles antes de irem para pressão
2GRYkoo.jpg


03/11/14

Ontem inoculei os potes que estava esperando esfriar, iria esperar até hoje, mas fiquei acordado até tarde e a panela ja estava completamente fria, então inoculei os bolos. Infelizmente a única foto que tirei deles foi depois de ter inoculado hehehe.
QsuoOIj.jpg


Então ficaram:
3 copos de PP de 300ml's
ro9TE85.jpg
2 copos de vidro de 250ml's (1 abriu na panela e descartei)
lvIBVeK.jpg
A92zRrJ.jpg
2 potes de 500ml's com os quais irei fazer um casing

Agora é só esperar e desejar sorte :p
Um grande abraço a todos ;)
 

Anexos

  • 2BdaAmI.jpg
    2BdaAmI.jpg
    123.7 KB · Visualizações: 36
  • fpAbdMy.jpg
    fpAbdMy.jpg
    43.9 KB · Visualizações: 33
  • 2GRYkoo.jpg
    2GRYkoo.jpg
    110.8 KB · Visualizações: 38
Última edição:
Para os bolos não precisa ser água mineral, pois os copos vão pra PP, se a esterilização falhar não vai fazer diferença.
As seringas de 5ml são bem pequenas... as farmácias aqui costumam vender de 10 ou 20ml, se não foi difícil de encontrar, dê preferência às maiores, de 20ml
Fora isso, os processos estão muito bem documentados e tudo parece muito bem feito. Dessa vez eu tenho certeza que vai. Boa sorte.
 
04/11/14

Hoje com grande satisfação venho dizer que surgiu o primeiro sinal mágico nos potes de PP que havia inoculado dia 31/10/14
Hoje os esporos dos 3 copos de PP germinaram, tirei fotos, mas posto depois que a verdadeira colonização tiver começado :)

Um abraço
 
Segue fotos dos copos de PP inoculados dia 31/10/14
Os outros copos vou tirar fotos mais pra frente e posto aqui

Germinação 04/11/14

Copo A:
05/11/14
XxXxFj3.jpg MeTNcZP.jpg kbzzmZf.jpg
07/11/14
EKiCrqs.jpg DKvWZdG.jpg


Copo B:
05/11/14
r67bR0H.jpg H0Xid1x.jpg ZgjZMog.jpg
07/11/14
DHtnUFj.jpg ZA1hfCE.jpg

Copo C:
05/11/14
hv89M2K.jpg 24PX1jP.jpg
07/11/14
9Mufdso.jpg zAopC7r.jpg



Algumas dúvidas, quando eu vou tirar foto dos copos eu coloco eles sobre uma mesa do lado da janela pra pegar luz tem algum problema nisso ?
E eu sou muito ancioso :D e todo dia de manhã eu dou uma espiadinha para checar o desenvolvimento do micélio tem algum problema em fazer isso também ?

Bom por enquanto é isso pessoal, dessa vez deu certo :). Vou tirar fotos de 8 em 8 dias e postar aqui no fórum, um grande abraço ;)

 

Anexos

  • kbzzmZf.jpg
    kbzzmZf.jpg
    76.4 KB · Visualizações: 30
  • DKvWZdG.jpg
    DKvWZdG.jpg
    56 KB · Visualizações: 32
  • ZgjZMog.jpg
    ZgjZMog.jpg
    60.5 KB · Visualizações: 31
  • ZA1hfCE.jpg
    ZA1hfCE.jpg
    52.7 KB · Visualizações: 30
  • 24PX1jP.jpg
    24PX1jP.jpg
    61.5 KB · Visualizações: 30
  • zAopC7r.jpg
    zAopC7r.jpg
    71.6 KB · Visualizações: 30
Última edição:
Algumas dúvidas, quando eu vou tirar foto dos copos eu coloco eles sobre uma mesa do lado da janela pra pegar luz tem algum problema nisso ?

Não, desde que você manuseie os copos com as mãos limpas.

E eu sou muito ancioso :D e todo dia de manhã eu dou uma espiadinha para checar o desenvolvimento do micélio tem algum problema em fazer isso também ?

Também não há problema. Me parece que essa ansiedade é bem comum entre os novatos. Com o tempo ela tende a se estabilizar.
 
Atualização dia 15/11/14
Seguem fotos dos copos de PP

Copo PP - A
EUzojxT.jpg
O micélio esta apresentando um belo aspecto rizomórfico, observem a linha que desenhei, a dois dias atrás o micélio estava atrás da linha, hoje está assim.

z6odsIM.jpg
Reparei também que fazem uns 4 dias que existem essas gotículas de água nos copos, é normal isso ?

Copo PP - B
u4lOwau.jpg
Mesma coisa da linha.

NxVXrNY.jpg
Mesma coisa das gotículas de água.

Copo PP - C
Contaminado com CobWeb, tentativa de outdoor

------------------------------------------------------------------------------------------
Seguem fotos dos copos e potes de vidro

Copo de vidro - A
LO4ozIv.jpg nz3GpxU.jpg
Micélio bonito, aspecto rizomórfico, colonizando rápidamente.

Uf6vifZ.jpg
Já esta uns 90% colonizado, e apresenta novamente as gotículas de água.

Copo de vidro - B
Também contaminado com CobWeb

Pote de vidro - A
fo6ICtW.jpg X144upT.jpg
Novamente aspecto rizomórfico, colonizando um pouquinho mais devagar que os outros, creio eu que seja por causa da quantidade de substrato.

Pote de vidro - B

1AlNt2V.jpg QAdVihi.jpg
Nem preciso dizer nada a respeito do aspecto rizomórfico né hehehehe :D

a1LBbKT.jpg
Só estou meio desconfiado com com este micélio meio "molhado" nas paredes do pote, é normal isso ai ?


Bom é isso pessoal, daqui mais 8 dias (ou até antes), eu volto com mais fotos da evolução.
Um abraço :)
 
não se preocupe com esse aspecto "meio molhado" essas gotinhas de água ai dentro é normal.
Legal teus copos, essa strain é D+ :)
 
Acompanhando! Sou fã dessa stain tbm... espero um dia conseguir um carimbo dela. Deve ser lindo ver eles crescerem branquinhos no terrário! :roflmao:
 
Olá pessoal, venho hoje aqui agradecer a todos que me acompanharam e me apoiaram nessa caminhada, mas venho hoje aqui me despedir de todos do fórum, por motivos pessoais terei de me afastar daqui de vocês :oops:, mas continuarei o cultivo :D.
Um grande abraço a todos, fiquem em paz ;)

Adeus.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top