Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

27 / novembro - buy nothing day - vamos aderir

pegaso

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/05/2005
120
76
queridos amigos,

já fazem alguns anos que a fundação adbusters promove esta campanha.

pra quem não conhece, segue o link:https://www.adbusters.org/campaigns/bnd

Vale a pena visitar e saber que tem gente do bem agitando contra a hipnose da propaganda do consumo excessivo e irresponsavel em que o ocidente (o mundo?) está metido.

está na hora da gente sair da inercia e começar a agitar algo parecido aqui no brasil

dar um breque nos desperdicio de recursos é função de todos, e não comprar nada no mundo inteiro durante um dia pode ser uma arma poderosa contra as corporações que regem nossas realidades. Se não resolve, pelo menos pode fazer bastante barulho, e é uma forma simples para os cidadãos do mundo expressarem seu descontentamento com o rumo das coisas.

quem achar que é valido, por favor repasse.

abraço a todos

um dia só eu acho pouco mas e melhor do q nada
por aki eu só compro comida, jamais compro roupas e coisas futeis consumistas
seria legal aderir isso ao modo de vida mesmo
evitando ao maximo consumir
fazer de tudo pra nao cair nas garras do capitalismo ou pelo menos evitar
gostei da ideia mas acho q um dia é poco

É lindo e memorável, mas acredito que daqui uns 2 anos o único diálogo com o sistema vai ser com um coquetel molotov na mão.

Juro que eu passo até 1 semana sem comprar nada frequentemente, não sei o que 1 dia poderia fazer.

Vlw pela iniciativa pegaso.

Estou aderindo. Hoje ia sair pra comprar um equipo de mergulho mas vou deixar pra amanhã.

Quando a quantidade de pessoas aderindo a iniciativas assim aumentar, teremos uma ferramenta altamente democrática dentro de casa.

É um grande poder, ainda subutilizado.

um dia só eu acho pouco mas e melhor do q nada
por aki eu só compro comida, jamais compro roupas e coisas futeis consumistas
seria legal aderir isso ao modo de vida mesmo
evitando ao maximo consumir
fazer de tudo pra nao cair nas garras do capitalismo ou pelo menos evitar
gostei da ideia mas acho q um dia é poco

Somos dois. Para mim todo o dia é dia...
No verão uso só um calção, o mesmo há 6 anos. Antes desse usei por um longo tempo um calção que havia sido do meu pai e que ele também havia usado por um longo tempo.

Para o inverno até tenho mais alguns agasalhos, e a maioria tem mais de uma década de idade. Para anotações removo os rótulos de alguns poucos produtos que compro e escrevo atrás. Minha caneta é da época da faculdade, tem uns 8 anos mas tá quase acabando a tinta, vou ter que comprar outra logo logo :eek:

Não jogo absolutamente nada fora, guardo tudo e tudo sempre acaba servindo para alguma coisa no futuro. Gero por mês no máximo duas sacolinhas de lixo... Evito sempre comprar produtos industrializados, faço pão, bolachas, bolos, doces, macarrão tudo em casa mesmo e evito comprar em grandes redes de supermercados, prefiro comprar nas feiras e mercados menores.

Acho que é possível fazer bem mais ainda, e a cada dia vou me aprimorando mais na arte de viver no mundo do capital sem comprar.

huehuehuehue tb curto ropa véia
uso roupas da epoca q eu tinha 12 anos
elas cresceram junto comigo nao sei como hehuehuehe

sai fora playboy
comunista é a vóvózinha
se vc gosta de comprar uma cueca por 500 reais eu te vendo a minha

Acho que ele falou do tópico druidão 8D

podecrer Lysergic
mas de qualquer forma se ele ta falando isso é pq gosta de pagar caro :)

TEm gente que desistiu já né, abraçou o capitalismo e vive nele intensamente, imaginar outras realidades vai se tornando difícil.

Acho muito importante e interessante esse tipo de iniciativa consciente. Nos faz repensar a vida que estamos levando, em que tipo de valores ela está assentada? Com certeza, não é num relógio caro nem no último smartphone que está a felicidade. Eu já percebia isso quando era solteiro e tinha dinheiro pra gastar. Comprava e comprava mas... Me sentia vazio. Sabe, tipo uma criança que enjoa do brinquedo novo. Hoje em dia vejo o mesmo vazio nas pessoas que me cercam, que quanto mais compram mais se encontram insatisfeitas, infelizes. Com certeza, o rumo que a humanidade tomou nos está levando para muito longe de quem realmente desejamos ser, da riqueza verdadeira. Sem falar nos prejuízos ao planeta, aos recursos naturais, acarretados pela produção de tanto lixo caro - e que se tornará inevitavelmente lixo-lixo - , gasto de água desnecessário (lavando carros, piscinas, jardins...), eletricidade (com a produção/consumo cada vez maior de traquitanas tecnológicas, sem as quais você está virtualmente "limado" do mundo atual), papel (já existe o papel sintético(!), feito de plástico reciclado), entre outras inumeráveis barbaridades dos ditos civilizados.

Agora, acho que um dia só também não vale de muita coisa... A não ser para efeitos de propaganda da causa.
Essa atitude consciente deve ser sim incorporada por cada um para a vida toda, pelo bem não só do planeta, como de nós mesmos e nosso crescimento como pessoas.

Green Mind!

Uma coisa que notei, foi que, no entanto, no site deles tem a venda as revistas adbusters, o que é um puta gasto de papel... Podiam ter se contentado com a versão on-line... Mas tudio bem...

Cara eu vou falar bem francamente a respeito desse tipo de iniciativa, vou ser claro quanto a minha opnião e espero que ninguém se ofenda e sim pense bem a respeito das coisas. (Pegaso eu peguei a sua iniciativa e considero pra caramba, não me leve a mal)

Existem dias em que eu passo 1 semana sem comprar absolutamente nada, idependentemente de estar pensando nisso ou não, logo ficar 1 dia sem comprar nada é totalmente irrisório, não tem efeito real nenhum no mundo. É muito pouco levando em consideração o que todos deveriam fazer pelo próprio bem de nossas existencias.

Se vocês querem contribuir para algum tipo de mudança, é preciso uma transformação íntegra do modo de pensar e agir. Não adianta simplesmente ficar 1 dia sem comprar nada e nos outros 364 dar role de limusine regado a champagne, cocaína e putas de luxo. A criticidade do momento exisge uma mudança de consciência. Não se trata de política, economia, sociologia etc... Trata-se de tudo, de todos os fatores juntos culminando na atual situação, por isso é preciso uma transformação de consciência, pois a mesma engloba todos os fatores.

Qual o sentido de uma mobilização da qual nem se sabe quais efeitos terão? O que vocês acham que acontece no mundo se todos os habitantes da terra deixarem de consumir por um dia? NADA! Só um possível prejuízo que logo seria coberto pelo lucro exedente no dia posterior, pois a necessidade de comprar coisas não está no condicionamento midiatico que cada indivíduo sofre diariamente, está ligado intimamente a cultura e o MEIO DE SOBREVIVÊNCIA. Só sobrevive se comprar, não dá pra parar de comprar simplesmente, só se o cara produzir o próprio sustento no geral...

(continua, depois edito o resto em casa)

Concordo.

Só tenho outro viés:
A publicidade (ferramenta capitalista barata) pode servir também para para combatê-lo, dadas as devidas circunstâncias.

Quando se acorda uma formiga, é melhor do que quando não se acorda nenhuma. Deixe a matemática seguir seu rumo: Some 1 a conta de um bilhão e quem sabe alguém que lhe admira também some mais 1 ou 2.

acho que o negócio não é PARAR de comprar, é observar o QUE comprar e ONDE comprar.

quer comprar um vestido porque os que tem já não cabem ou estão velhos? doe os velhos e ao inves de comprar um de R$150 reais como algumas conhecidas fazem porque todas as outras sabem que AQUELE vestido é DAQUELA loja hiper cara, compre um tão bonito e confortavel quanto de R$ 40,00.

Mas isso só serve mesmo como mudança pessoal e sair dessa "competição" de quem tem mais porque socialmente falando ninguem deixa de comprar o de R$ 150, compra o de R$ 40 e doa o resto pra quem precisa.

Temos que saber qual é nossa VERDADEIRA VONTADE e saber diferencia-la de meros impulsos instintivos. Simples mas difícil de conseguir, tem muito auto-conhecimento em jogo...

aceito ajuda/patrocinio para continuar nas minhas pesquisas.
nao tenho recursos pra investir nas areas principais de pesquisa da micolologia se alguem puder depositar uma grana me mande mp.
pra cada 200 reais que eu arrecadar vou trabalhar 30 dias no isolamento subsequente da strain que o patrocinador pedir.
grato - cara de cu.

Back