Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1o. Cultivo - Será?

Diário de cultivo problemático.
Bom Dia!

Lendo atentamente aos fóruns e tópicos dessa linda comunidade, decidi cultivar cogumelos.
Assim, investi minhas habilidades na confecção na um glovebox que fosse extremamente profissional e que não oferecesse risco de contaminação.
Tendo ela pronta em mãos, dei uma re-lida em muitos, muitos tópicos...
Encomendei os carimbos e chamei alguns amigos para fazerem parte da minha "equipe de cultivo".
Chegaram os carimbos, preparei o terrário, os bolos, segui todos os passos conforme os tutorias (ou manuais) e depois coloquei os esporos...

Três dias depois apareceram algumas "nuvens brancas" em cima dos bolos (de arroz integral)...
Creio que são os micélios, ou seja, esta tudo normal... mas com minha ansia para que tudo de certo, começei a procurar informações que me indicassem que realmente isto não era contaminação, pois com tamanho esforço para perfeição em minha glovebox não creio que pudesse haver contaminação...

Encontrei fotos parecidas, mas nem tanto, aqui mesmo nos diários de cultivo. Então resolvi postar as minhas fotos (e da glovebox também) para que os mais experientes sanem minha cruel dúvida: é contaminação ou não?

Obrigado!

Fotos da Glovebox já lacrada e com os bolos de arroz integral dentro.
(Adaptei um aquário, fazendo uma tampa especial em ferro, acrilico, cano PVC, silicone, luvas, e uma borracha especial (para lacrar totalmente e não riscar o vidro))

foto.JPG foto(6).JPG foto(5).JPG foto(7).JPG

Fotos da possível contaminação:
foto(4).JPG foto(3).JPG

Usei carimbos B+, o que dificulta ainda mais algum tipo de contaminação...

OBRIGADO PELA AJUDA!foto(2).JPG

Os mais experientes podem confirmar, mas esta nuvem esta muito estranha!
Sucesso no cultivo!

Felipe,

Você devou passar no mínimo um passo importante. Os bolos só são tirados dos potes quando estiverem 100% colonizados.

Isso que está crescendo é contaminação.

Contaminação braba esses pelinhos ai. :/ Estão provavelmente todos contaminados.

Como você fez os bolos Felipe?

Fiz os bolos esterilizando o arroz integral (7 grãos), depois cozindo-os por bastante tempo até amolecerem, depois amassamos (o liquidificador não funcionou) e colocamos nos copos...

ACHO QUE NÃO ENTENDI ALGUM DOS PASSOS, MESMO LENDO-OS POR DIVERSAS VEZES...
PROVAVELMENTE PASSOU-ME ALGUM TERMO TECNICO...

SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR PARA EU NÃO TER PREJUS NOVAMENTE, AGRADEÇO MUITO...

UM PASSO A PASSO BEM SIMPLES... VLW!

Evite caixa alta.

Explique passo a passo o que fez.

Bater o arroz cozido no liquidificador ou amassá-lo não está nos guias de cultivo que já vi. Qual guia você seguiu?

Você deve ter lido muito mal então. Não se retira os bolos dos potes antes de estarem 100% colonizados, e tu tens que quebrar os grãos antes de esterelizar, se você esterelizar e amassar eles depois você acaba contaminando tudo de novo.

Relaxa pelo menos vc ja tem uma glove box, ja ta mais facil é só começar outro cultivo. Dá mais uma lida com calma e parte pra outro desanima nao cara;)

é contaminação mesmo... travei uma batalha infernal com eles (dessa espécie mesmo, arrisco dizer) uma vez... até consegui umas poucas frutificações depois da guerra, mas sem os bolos estarem colonizados 100% não há a menor possibilidade de ganhar a luta. e lembre-se: esses fungos malígnos estão soltando bilhões de esporos na sua glovebox. vc vai ter que esterelizá-la muito bem antes do próximo cultivo (dilua uns 50-100ml de hipoclorito de sódio em um litro d'água e borrife e limpe o local diversas vezes - ou use álcool 70%).

mas não se desanime! isso é normal, eu sei que a gente fica mal e talz mas é assim mesmo... na próxima você vai errar em uma outra etapa, ou, se você tiver muita sorte, vai dar tudo certo. é só errando que a gente aprende!

abraço!

quem nunca cultivou cobweb sem saber que atire a primeira pedra haç haha
meu ultimo cultivo de pans foi assim, ate eu ter a certeza, muito trabalho perdido

...
Chegaram os carimbos, preparei o terrário, os bolos, segui todos os passos conforme os tutorias (ou manuais) e depois coloquei os esporos...
:question:

pera ae.
Sera que eu intendi isso mesmo ? Espero que eu esteja errado .. o_Oo_Oo_O
Voce preparou o terrario (ok..), os bolos (ok...) e depois inoculou os esporos com os bolos ja dentro do terrario ?

mas nao se preocupe, erra faz parte ! TRY AGAIN !

Back