Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

1° Cultivo de Pleurotus sp. Serragem suplementada + Resgate do soldado Citrinopileatus.

ChacalCogus

Hifa
Cadastrado
29/03/2020
10
12
Introdução
Bem amigos da rede TEO(Galvão Bueno vibes), é com alegria que aqui escrevo meu primeiro diário de cultivo, na intenção de poder me organizar melhor quanto as datas e também trocar informações sobre cultivo de comestíveis.
Sem mais firulas, este é o meu primeiro cultivo de Pleurotus sp. (Ostreaatus, Citrinopileatus, Pulmonaris).
Spawn
Os spawns foram adquiridos pelo mercado livre, achei o preço bem acessível e com frete aceitável (tudo pro nordeste é caro:mad: ).
Os grãos são da marca "Gumelos", na qual eu adquiri 6(seis) bags de 100g(cem gramas) de spawn:
spanws mercadolivre.jpeg
Para minha infelicidade, o spanw de P. djamor (Shimeji Rosa) não resistiu a viagem, que foi bem longa graças ao excelente serviço de entrega dos Correios.
Não bastando isso, o spanw de shimeji amarelo (Citrinopileatus) chegou mal das pernas.
Como já era planejado, repliquei as sementes em potes PP com milho de pipoca. 4(quatro) bags de milho e 8(oito) potes PP.
Procedimento realizado no dia 24/07.
24do07 inoculação.jpeg
Falhei com a esterilização das bags, 1(uma) hora e 30(trinta) minutos na panela de pressão não foram o suficiente, descartei as bags assim que notei a Trichoderma.
5(cinco) dos 8(oito) potes PP colonizaram totalmente os grãos.
Na imagem, novos spawns de Shimeji Cinza, Florida e Marrom 7(sete) dias após a inoculação. O shimeji branco também colonizou com sucesso, porém, falha total com o S. Amarelo.
WhatsApp Image 2020-07-31 at 11.53.41.jpeg
Cepas garantidas, hora de começar o cultivo!
Substrato
No dia 30/07 adquiri um saco de 100(cem) litros de fibra de côco e no dia seguinte um saco de serragem, do qual eu não sei qual o nome da madeira, porém, não é uma madeira de "cheiro"(que produz substâncias que inibem o crescimento do micélio), nem tratada com produtos químicos.
substato.jpg
Tudo pronto, hora de preparar o substrato!
Foram preparadas 5(cinco) bags de substrato: 3(três) com serragem suplementada e 2(duas) com fibra de côco suplementada.
O grão utilizado como suplemento foi a tradicional farinha de arroz integral (FAI). O substrato foi montado em uma proporção de 9:1 (nove pra um) de serragem/fibra de côco e FAI, umidecido até o ponto de apertar o substrato e cair uma ou duas gotas. Aproveitei a deixa e também preparei dois saquinhos PFTek com a fibra de côco 😝 .
Substrato preparado, hora de ensacar.
WhatsApp Image 2020-07-31 at 17.26.39.jpeg bags de serragem suplementada.jpeg
Tudo pronto, hora de esterilizar!
Esterilização
Nada fora do padrão, 1(uma) hora e 30(trinta) minutos na pressão, duas panelas agindo ao mesmo tempo e o *shiq shiq shiq* ecoando pela casa o_O .
Também esterilizei 7(sete) potes PP e 1(um) saco com milho de mugunzá, para replicar os spawns que fiz na semana passada e futuramente usar na palha.
Segue o jogo, hora da inoculação!
Inoculação
Em um banheiro fechado, lavado de cima a baixo com a nata dos produtos químicos da família brasileira (água sanitária e sabão em pó), utilizando uma tábua de passar roupas com uma madeira envolta de plástico filme, comecei o trabalho.
Dei inicio com a inoculação dos grãos. Primeiro o amarelo, fuçando o spawn (fechado, óbvio) encontrei um pedaço de micélio bem vívido, selecionei ele e joguei no saquinho com os grãos.
Os demais potes de Shimeji marrom, branco e cinza, viraram: 3(três) potes de S. marrom, 2(dois) de cinza e 2(dois) de branco.
Não fiz mais potes de Shimeji Flórida, não tenho muito conhecimento dessa strain (na verdade ela me foi enviada por engano no lugar do Shimeji Preto, antes disso nunca havia visto nada sobre), mas a agressividade desse micélio é assustadora.
Eu tinha 5(cinco) bags para inocular com cada uma das strains de Shimeji, porém como nem tudo sai como o planejado, um dos sacos com fibra de côco rasgou na hora de sair da panela de pressão, uma das strains vai ter que deixar de ser utilizada. Segue o jogo, resolvi inocular a fibra de côco com o spawn de Shimeji Amarelo(Citrinopileatus), já que o substrato feito com a fibra fica bem mais leve que o substrato com serragem, tornando a esterilização mais eficiente.
Os demais foram inoculados nas bags de serragem suplementada, Shimeji Marrom, Cinza e Branco.
Também inoculei os 2(dois) saquinhos de PFTek, com seringas ME.
WhatsApp Image 2020-08-01 at 16.08.40.jpeg
Tive um certo nível de dificuldade para espalhar os grãos pelo substrato, fiz os filtros muito baixos, já fica de anotação para a próxima vez que for fazer G2G.
Ufa! Fim da inoculação, minhas costas doem, mas estou satisfeito. Bora pra parte mais difícil, partiu incubação!
Minha incubadora nada mais é do que a minha GloveBox que está parada. Sem controle de temperatura, mas bem isolada do exterior, então nenhum inseto vai seguir o cheirinho gostoso desse micélio! Muahaha!
WhatsApp Image 2020-08-01 at 20.25.27.jpeg
Por hora é isto, espero que tenha sido uma leitura interessante e sem lacunas na explicação do método. Agora resta o que resta é esperar.
“Paciência você deve ter meu jovem Padawan."
-Mestre yoda.

Continua...
 
Última edição:
Back
Top