Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

é micélio ?

É Micélio ?

  • SIM

    Votos: 3 100.0%
  • NÃO

    Votos: 0 0.0%

  • Total de votos
    3

sagaz00

:)
Membro Ativo
19/01/2012
47
74
ae galera, saudações.
alguem consegue ver se é micélio ?
tinha uma bolinha parecida com algodao ontem pela manha, dai balancei um pouco e hoje ficou assim.
sei que as fotos estão ruins...
a agua parece suja pq usei mel de jatai bem escuro!

Foto0374.jpgFoto0373.jpgFoto0375.jpg
 
Última edição por um moderador:
Meu voto é sim, mas não é 100% certeza. Aguarde mais alguns dias. Para ajudar o micélio, mexa a CL pelo menos 1x por dia para ajudar no processo de troca gasosa. :)
 
É micélio ... de alguma espécie de fungo ...
 
Está inoculado a quantos dias?
 
Parece micélio de cubensis, mais de uma bolinha parecida com algodão vira uma cadeia micelial dessa proporção de um dia para outro acho dificil para um micélio de cubensis! Mais que parece micélio de cubensis parece sim.
 
Micélio é né cara, mas vai saber se é o de cubensis. :)

Eu aguardaria mais uns dias, talvez semanas. Ou até anos, quem sabe!Mas deixando a bobeira de lado, eu acho que está um micélio muito forte e espesso para ser de cubensis, mas quem sabe eu estou enganado.

Explique melhor essa questão da chacoalhada e posterior crescimento, para a gente poder te ajudar melhor!
 
bom dia galera
obrigado pelas repostas
então, Moe! hoje tem 8 dias que foi feita a raspagem direta no pote.
começou a apresentar sinal de vida com 4-6 dias, nao lembro bem o dia que "quebrei" a "bolinha" de algodão, mas deve ter sido sexta de noite, era ~ >= a uma moeda de 1 centavo. no outro dia, depois de quebrado, formou uma nuvem mais extensa.
uma dúvida. caso esteja bom esse micélio de cubensis, ja pode ser utilizado? ou melhor esperar mais um pouco?
 
Última edição:
O micélio de p. cubensis tende a ficar bem juntinho, uniforme, não é habitual ele se separar assim tão facilmente somente agitando o pote, é fora do comum. Aparecentemente é micélio saudável. O mel deixa a cultura com essa cor ocre, até ai tudo bem. Mas como o aspecto de uniformidade do micélio não se apresenta, eu inocularia um copo de teste antes de partir para inoculações "oficiais".
 
tupy
ele tende à "amanhecer" mais uniforme, ai dou uma chacoalhada até formar um redomoinho que acaba desprendendo um pouco!.
 
Última edição:
tupy
ele tende à "amanhecer" mais uniforme, ai dou uma chacoalhada até formar um redomoinho que acaba desprendendo um pouco!.

pois é, ai que tá, quando se chacoalha, o micélio de p. cubesis não se desprende de maneira nenhuma, por isso até, alguns cultivadores, colocam cacos de vidro no fundo do pote para fazer soltar esse micélio em pedaços (cortá-lo).
 
mesmo com com um chacoalhada violenta? lembro de realmente a bolinha não ter se desfeito, ai eu dei uma de josélito,mexi parecendo uma caipirinha, modo bruto mesmo. ai ficou assim.

se eu inocular essa CL em copos PF, é pra se esperar quantos dias até algum sinal positivo ?
e no milho ?
eu posso pegar parte desse micélio pra tentar fazer mais alguns potes com essa cultura ?
 
Cara, minhas c.l. ficão com uma aparência igual essa sua, mais não colonizão com essa proporção nesse intervalo de tempo. Eu arriscaria esse micélio em um pouco de milho ou em um bolo PF.
 
... se eu inocular essa CL em copos PF, é pra se esperar quantos dias até algum sinal positivo ?
e no milho ?
Em média de 5 dias é possível visualizar os primeiros sinais do micélio em grãos. Pode ser que nos PF Tek, demore alguns dias a mais, não tenho certeza. Nunca inoculei PF com CL.

eu posso pegar parte desse micélio pra tentar fazer mais alguns potes com essa cultura ?
Pode sim, essa técnica chama-se G2G: https://teonanacatl.org/wiki/g2g/
 
Pode ser que nos PF Tek, demore alguns dias a mais, não tenho certeza. Nunca inoculei PF com CL.

Comecei a cultivar de fato faz um mês, tenho pouca experiência, mas inoculei copos PF com a CL e demorou 5 dias pro micélio dar sinal. Isso utilizando 4ml por copo. a colonização completa demorou 21 dias. Fiz outro teste, mas usei 1ml por copo, demorou uns 6 dias pra aparecer, mas faz 11 dias e o copo tá 90% completo por fora.
Só compartilhando minha experiência!
Paz e Luz!
 
para informar.
inoculei em milho e em 2 dias ficou todo preto/verde.impressionante foi o milho sendo consumido, tipo, todo aberto quase que ficando "oco". inoculei outros 2 potes com milho utilizando seringa mesmo e estão normais inclusive 1 apresenta lindos pontos brancos, a coisa mais linda... logo o micélio acima das fotos acredito não ser cubensis e ja foi descartado.
 
Back
Top