Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Água Destilada vs. Água Para Injeção

uglybob

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/08/2010
29
50
Sergipe
Olá,

Fui na farmácia um dia desses para comprar seringas de 10ml para um novo cultivo e água destilada. A mulher que me atendeu disse que não tinha água destilada, mas tinha "ampolas de água para injeção" que segundo ela era a mesma coisas.

Eram ampolas de 5ml e 10ml da Isofarma. Comprei 8 de 10ml (R$ 0,75 cada).
Levei pra casa e fiz uma pesquisa rápida e achei esse texto na internet:

Agua destilada e agua para injeção são a mesma coisa?

São diferentes quando se pensa na qualidade das mesmas. Assim como a gente não bebe água da enxurrada e nem lava o banheiro com água filtrada, cada uma serve para uma coisa.

Agua destilada pode ser utilizada para muitas coisas em laboratório. Já água para injeção serve como matéria-prima de medicamentos injetáveis. E, por cair diretamente na corrente sanguínea, a exigência de pureza dessa água é muito maior (imagine se nessa água existir uma bactéria causadora de doenças...).

Para dizer que uma água é destilada basta sabermos que ela passou por um processo de destilação (aquele que a gente estuda na aula de química, lembra?). Porém, o mesmo não se pode dizer sobre uma água para injeção.

Para a classificação do tipo de água são feitos vários testes laboratoriais (verificação de pH, condutividade, bactérias heterotróficas totais, detecção de bactérias do grupo Coliformes, detecção de endotoxinas bacterianas, dentre outros). Só depois de feitos estes testes podemos afirmar se a água está ou não nos padrões para injeção, por exemplo.

Enquanto o processo de obtenção de água destilada é relativamente simples, para obtenção da água para injeção é necessário um processo de filtração sub-micrômica, que confere a água o perfil e equilíbrio necessários (retirada de sais, remoção de microorganismos, resíduos de cloro do tratamento público de água, etc). Todos os equipamentos para tratar a água ficam concentrados em uma sala, com piso e parede com tinta à base de epóxi e ambiente de sala classe 100 mil (uma forma de medir a "pureza" do ar da sala), já que desde o inicio do processo preparatório, a água não tem contato com o ambiente. O "polimento final" da Água para Injeção é realizado por sistema de filtração denominado Osmose Inversa ou Reversa. Todo sistema de produção de água também tem que estar validado (isto é, deve-se fazer um programa que assegure a qualidade do processo de obtenção dessa água).


Pelo que você pode ver, a água destilada sofre apenas o processo de destilação e a água para injeção sofre o processo de ultrafiltração e osmose reversa. Por isso, têm qualidades diferentes. E é a qualidade que as distingue.

O que vocês acham?
Já tiveram experiência com água para injeção na preparação das seringas?

Abraço.
 
Se você tem uma água melhor que a água destilada, por que está inseguro?

Muita ansiedade normalmente leva a erros.
 
Se você tem uma água melhor que a água destilada, por que está inseguro?

Muita ansiedade normalmente leva a erros.
Não estou exatamente inseguro. Inclusive já até fiz as seringas.
Mas queria saber se alguém já teve experiência com esse tipo de água e também porque não achei material sobre isso no fórum. Uma discussão para ajudar quem já se deparou com isso. :)
 
Olá,

Fui na farmácia um dia desses para comprar seringas de 10ml para um novo cultivo e água destilada. A mulher que me atendeu disse que não tinha água destilada, mas tinha "ampolas de água para injeção" que segundo ela era a mesma coisas.

Eram ampolas de 5ml e 10ml da Isofarma. Comprei 8 de 10ml (R$ 0,75 cada).
Levei pra casa e fiz uma pesquisa rápida e achei esse texto na internet:



O que vocês acham?
Já tiveram experiência com água para injeção na preparação das seringas?

Abraço.
Olá bom dia. Qual foi o resultado da sua experiência com a água de injeção? Fui na farmácia hoje e não tinha água destilada, acabei comprando esta tal água de injeção. Também fiquei com a dúvida se vai dar certo fazer uma solução de esporos com ela, se o PH está OK, etc. Qualquer informação adicional seria útil. Obrigado
 
Também fiquei com a dúvida se vai dar certo fazer uma solução de esporos com ela, se o PH está OK, etc.


Água para injeção é água estéril. Tem tanta chance de dar certo como com água destilada.
 
Back
Top