Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Água destilada - dúvida

Simbios

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/10/2008
37
60
Pessoal, bom dia.

Estou com problemas na colonização dos meus bolos e gostaria da opinião de vocês.

Dia 16/05 iniciei um novo cultivo, e fiz tudo conforme o meu cultivo anterior de Golden Teacher, inclusive usando o que sobrou do mesmo carimbo. Só que, dessa vez, passada uma semana, não há o menor sinal de micélio. Nem de micélio nem de contaminação.

Inclusive, observando a seringa reserva que preparei, notei que existem pontinhos escuros mais ou menos visíveis (aglomerados de esporos), mas nenhum sinal de desenvolvimento de micélio. Na experiância anterior, pude notar que, após 24 horas na geladeira, já eram visíveis alguns fiapinhos brancos na água da seringa.

Revi meus procedimentos, e a única coisa diferente que usei foi uma outra marca de água destilada, comprada em uma casa de material médico. Observando o rótulo (achei que água destilada era tudo igual), hoje notei a seguinte inscrição:

"Indicada para uso em autoclaves
Imprópria para injetáveis e oftálmicos"

Fora isso, não há nenhuma indicação de que tenha sido adicionado algum outro produto na água (até pq, se fosse adicionado, ela não poderia ser vendida como água destilada, ou poderia?).

No rótulo, não há marca, mas somente o logo da AM-Distribuidora.

Apesar do frio, os bolos estão em uma incubadora com temperatura controlada em 26ºC, com pouca variação. Então o problema da colonização não é a baixa temperatura.

Alguém aí já teve problemas com esse tipo de água? Ou será que é tudo neurose minha?

Abraços a todos.
 
1- carimbos que ja foram abertos perdem sua validade MUITO rapidamente se nao forem guardados a vacuo.
2- AS VEZES NAO GERMINA.
(aleatoriamente - ja que nao temos todos os dados envolvidos nem uma cultura de controle pra saber com 100% de certeza)
Abracos e nao desiste.
 
Upvote 0
1- carimbos que ja foram abertos perdem sua validade MUITO rapidamente se nao forem guardados a vacuo.
2- AS VEZES NAO GERMINA.
(aleatoriamente - ja que nao temos todos os dados envolvidos nem uma cultura de controle pra saber com 100% de certeza)
Abracos e nao desiste.

E verdade,qual seria o lugar ideal para guarda carimbos ja abertos?
presuponho eu sem certeza em locais secos e sem luminosidade me corrijam se eu tiver errado,estou receioso por ter dois carinbos ja abertos pra futuros cultovos.
Paz.
 
Upvote 0
Já tive problemas com água purificada ou esterilizada comprada em farmácias. Meus cultivos com esta não desenvolveram.

Com água mineral nunca tive problemas.

Carimbos que foram usados pela sua metade é só fechar e guardar dentro de um saquinho hermeticamente lacrado (ziplock por exemplo).
 
Upvote 0
Então... o carimbo era relativamente novo, e estava guardado em um saquinho ziplock, sem ar no interior.

Acredito que, mesmo que possa ter havido outros fatores, o principal foi a água. Próximo cultivo, vou usar água mineral fervida e vamos ver no que dá.
 
Upvote 0
Então... o carimbo era relativamente novo, e estava guardado em um saquinho ziplock, sem ar no interior.

Acredito que, mesmo que possa ter havido outros fatores, o principal foi a água. Próximo cultivo, vou usar água mineral fervida e vamos ver no que dá.

Agua mineral de copinhos, dentro do prazo de validade claro, eh asseptica o suficiente pra voce usar como inoculo.
o processo de embalagem dela eh a quente e a pressao, esterelizando a agua.:pos:
eu esterelizo so a tampa dela com alcool/cloro.
 
Upvote 0
Back
Top