Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento O começo da minha jornada

Diário de cultivo em andamento.
Salve, galera! Tudo tranquilo?
Hoje eu venho atualizar e compartilhar com vocês minha preocupação atual da minha primeira experiência cultivando... a TEMPERATURA.
Estou com 13 (GT) e 8 (TAT) dias de inoculação e como vinha prevendo, a temperatura aqui na minha cidade está SINISTRA (Média de 34° à tarde (com sensação beirando 41°C).
1759930980542.png


Eu tinha, como comentado na atualização anterior, colocado a caixa de sapato contendo os PFTek inoculados dentro do quarto, onde tinha ar condicionado. Só que como só usamos o ar em casa para dormir à noite (porque passamos o dia inteiro fora à trabalho), acaba que durante o dia o quarto vai ficando abafado e acumulando calor.
Até então eu não tinha utilizado o termo-higrômetro para ver como que tava a situação dentro da caixa. No entanto, ontem, ao chegar do trabalho, fui fazer o teste e me surpreendi...
20251007_195159.jpg
Estava marcando mais de 34ºC dentro da caixa o_Oo_O.

Como improviso, acabei pegando uma bolsa térmica (marmiteira) que tinha em casa e fiz o seguinte..
1759931292888.png


Ela tem esse compartimento superior que divide-a. Então, na bandeja de cima eu coloquei umas forminhas de gelo reutilizavel, e, no compartimento menor, por baixo, coloquei os potes PF. Para não colocar o gelo diretamente neles e baixar demais a temperatura... Deu certo. Consegui baixar um pouco e, felizmente, hoje coincidiu que irei ficar de home office, então vou poder monitorar como está a temperatura. Ainda estava no começo do dia quando medi, mas, já consegui baixar bastante.. 24ºC (mas com previsão que suba ao decorrer do dia).

20251008_101445.jpg

Sim, galera, eu sei que não é interessante que tenha essa oscilação de temperatura.
No entanto, estou apenas me aventurando, compartilhando e aprendendo (muito) com vocês aqui. Não tenho muito o interesse em tornar algo industrial ou comercial (porque, além de tudo, exige tempo e investimento)...
Sou das ciências exatas/naturais, criado no interior e com muito contato com a natureza, então ter tido contato com esse reino mágico me despertou muita curiosidade e me instigou à querer cultivar minha própria medicina. Então, além de tudo, estou curtindo muito o processo e tendo que me adaptar à cada dia pensando numa solução nova do que fazer. Isso me anima e me faz sentir estimulado à desvendar novos caminhos e testar coisas novas. Meu lado cientista e pesquisador fica muito recheado de animação todos os dias tendo essa experiência aqui.

Então, sei que controlar a temperatura vai ser um desafio aqui pra mim. E, com isso, já deixo aqui um pedido de ajuda.

Como acham que eu posso fazer para controlar a temperatura na fase de frutificação? Visto que não posso deixar num isopor ou caixa térmica fechada, porque não terá luz.

Desde já, saibam que eu agradeço muito à todos vocês que estão me ajudando nesse momento. Muita gratidão! 🍄🍄
Fala, galera, tudo na paz?
Por aqui, tudo indo como deve ir.

Inoculei meus potes de PFTek em dias diferentes, por conta da rotina apertada, mas, consegui, com isso, reparar algumas coisas interessantes.
No relato inicial do diário, destaquei que um dos pontos de atenção aqui pra mim seria a temperatura (comumente acima de 30°C), e isso se evidenciou, ao meu ver... vou tentar explicar porque.

Inoculei o pote com a CL de Golden Teacher no dia 25/09, e o mantive no quarto de visitas aqui de casa, onde não uso diariamente o ar condicionado. Então o pote ficou mantido apenas no armário, escuro, e com média sempre acima de 30 graus... vi algumas formações de colônias, mas, bem tímidas, no dia que fui inocular a próxima strain.

Quando inoculei o próximo pote com a CL de TAT, no dia 30/09, decidi levar a caixa onde estava guardando os potes inoculados para o meu quarto, onde uso por várias horas, principalmente à noite, o ar condicionado. Então, a partir do dia 30/09, os potes tem tido temperaturas (não o tempo todo), abaixo dos 30ºC.

O porque eu digo que deu pra notar a diferença... Hoje (05/10), abri a caixa para verificar se não havia tido nenhuma contaminação, e acabei me deparando com os potes de TAT, que foram inoculados 05 dias depois, com o micélio muito mais espalhado nos potes. Então vi que se eu tivesse deixado os de golden teacher desde o começo, no quarto com ar condicionado, poderia ter tido uma evolução maior desde o início... acho que a temperatura no dias iniciais, acima dos 30°C deu uma desacelerada neles.... mas, estou bem contente por não ter visto em nenhum dos potes, sinal de contaminação até o momento.

A primeira foto é do GT inoculado em 25/09; e as duas seguintes são do TAT inoculado em 30/09.

Anexos

  • GT-25-09-2025.jpeg
    GT-25-09-2025.jpeg
    58.2 KB · Visualizações: 6
  • TAT-30-09-2025 (2).jpeg
    TAT-30-09-2025 (2).jpeg
    48.8 KB · Visualizações: 5
  • TAT-30-09-2025.jpeg
    TAT-30-09-2025.jpeg
    50 KB · Visualizações: 6
Back
Top