Salve, galera! Tudo tranquilo?
Hoje eu venho atualizar e compartilhar com vocês minha preocupação atual da minha primeira experiência cultivando... a TEMPERATURA.
Estou com 13 (GT) e 8 (TAT) dias de inoculação e como vinha prevendo, a temperatura aqui na minha cidade está SINISTRA (Média de 34° à tarde (com sensação beirando 41°C).
Eu tinha, como comentado na atualização anterior, colocado a caixa de sapato contendo os PFTek inoculados dentro do quarto, onde tinha ar condicionado. Só que como só usamos o ar em casa para dormir à noite (porque passamos o dia inteiro fora à trabalho), acaba que durante o dia o quarto vai ficando abafado e acumulando calor.
Até então eu não tinha utilizado o termo-higrômetro para ver como que tava a situação dentro da caixa. No entanto, ontem, ao chegar do trabalho, fui fazer o teste e me surpreendi...

Estava marcando mais de 34ºC dentro da caixa


.
Como improviso, acabei pegando uma bolsa térmica (marmiteira) que tinha em casa e fiz o seguinte..
Ela tem esse compartimento superior que divide-a. Então, na bandeja de cima eu coloquei umas forminhas de gelo reutilizavel, e, no compartimento menor, por baixo, coloquei os potes PF. Para não colocar o gelo diretamente neles e baixar demais a temperatura... Deu certo. Consegui baixar um pouco e, felizmente, hoje coincidiu que irei ficar de home office, então vou poder monitorar como está a temperatura. Ainda estava no começo do dia quando medi, mas, já consegui baixar bastante.. 24ºC (mas com previsão que suba ao decorrer do dia).
Sim, galera, eu sei que não é interessante que tenha essa oscilação de temperatura.
No entanto, estou apenas me aventurando, compartilhando e aprendendo (muito) com vocês aqui. Não tenho muito o interesse em tornar algo industrial ou comercial (porque, além de tudo, exige tempo e investimento)...
Sou das ciências exatas/naturais, criado no interior e com muito contato com a natureza, então ter tido contato com esse reino mágico me despertou muita curiosidade e me instigou à querer cultivar minha própria medicina. Então, além de tudo, estou curtindo muito o processo e tendo que me adaptar à cada dia pensando numa solução nova do que fazer. Isso me anima e me faz sentir estimulado à desvendar novos caminhos e testar coisas novas. Meu lado cientista e pesquisador fica muito recheado de animação todos os dias tendo essa experiência aqui.
Então, sei que controlar a temperatura vai ser um desafio aqui pra mim. E, com isso, já deixo aqui um pedido de ajuda.
Como acham que eu posso fazer para controlar a temperatura na fase de frutificação? Visto que não posso deixar num isopor ou caixa térmica fechada, porque não terá luz.
Desde já, saibam que eu agradeço muito à todos vocês que estão me ajudando nesse momento. Muita gratidão!

