Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Mexican por Al-C

Diário de cultivo completo.
Venho até esta adorável sessão anunciar que postarei um cultivo PF-Tek de 4 copos de Mexican que acabei de botar na PP.

Carimbo tirado por mim mesmo.

Seringa multi esporos.

4 copos técnica PF básica, 2/4 de vermiculita, 1/4 de arroz integral moído no liquidificador e quase 1/4 de água (um pouco menos de água tem funcionado melhor comigo nos últimos cultivos).

29/10/2014 (15:00 às 16:10) - Panela de pressão por 1 hora.
30/10/2014 (à 1:00) - Inoculação, 1 ml por copo dividido em 4 aplicações, 0,25 em cada lado.

DSC01823.JPG
 
Última edição:
Gostei do azul seringa :)
Pretende frutificar nos PFs mesmo?
Boa sorte por ae :)
 
Aí é onde venho trabalhando. Trabalhei com alguns galões em alguns outros cultivos, mas abandonei a ideia (https://teonanacatl.org/threads/cultivo-mexican.9723/#post-144746).
Não achei produtivo e a umidade fica ruim de controlar. Agora fica somente um e pretendo colocar mais um para os bolos velhos. Sempre gosto de dar um dunk e deixar os bolos velhos de lado. Sempre me surpreendo com o que pode aparecer. Às vezes aparece mais alguns bem grandes.

DSC01834.JPG DSC01835.JPG DSC01837.JPG

Meu terrário está com essa contaminação das fotos seguintes, mas não vou esterilizar, pois está aparecendo em poucos cogumelos ainda e não tem comprometido a produção num todo.

DSC01827.JPG DSC01831.JPG

Fiquei com preguiça de ir atrás da informação de qual contaminante é. Então fica aberto aí pra quem quiser identificar.

Aí mais uma foto da panela de pressão com o pano de pôr no fundo, que já está todo manchado de usar pra isso! É uma panela pequena que só cabe quatro copos de cada vez. E uma foto dos copos prontos, esterilizados e passados fita crepe e cortado o excesso de alumínio.

DSC01832.JPG DSC01833.JPG

Tinha feito dois vídeos, um da esterilização da agulha numa boca de fogão e outro da inoculação dos copos, mas depois de editado (mal e porcamente!), consegui a espetacular façanha de deleta-los. Então essa semana vou inocular mais quatro copos e pretendo filmar de novo e postar, vamos ver se rola na sequência!
 
Se quiser tentar recuperar os vídeos, utilize um programa chamado "UnErase", se foi na câmera utilize direto no cartão de memória ou na memória interna da máquina, ou do celular.

A vedação dos copos podia ser um pouco menor, pode acabar atrapalhando a identificação de micélio ali naquela parte.
Os bolos antigos devem ser preferencialmente enterrados, vi que você mantém eles em local isolado, o que já é bom, mas ao manusear eles provavelmente estarão contaminados - em uma dessas você pode acabar carregando esporos na sua roupa, cabelo, pele, etc. Então sempre após manusear os bolos antigos, troque de roupa e tome um banho caprichado antes de voltar ao contato com os bolos novos.
Boa sorte.
 
Meu terrário está com essa contaminação das fotos seguintes, mas não vou esterilizar, pois está aparecendo em poucos cogumelos ainda e não tem comprometido a produção num todo.

Me parece ser algum tipo de contaminação bacteriana... Ou causado por algum produto químico, como cloro por exemplo. Você costuma por água sanitária ou algum outro produto químico no terrário?
 
Você costuma por água sanitária ou algum outro produto químico no terrário?

Sim. Eu uso água sanitária, além de ferver toda a argila expandida sempre após terminar um cultivo.

Essa contaminação, ou seja lá o que for, parece derreter os cogumelos e vem sempre quando o cogumelo entra em contato com a argila.
 
Me parece uma infecção bacteriana causada por bactérias blotch, talvez Pseudomonas tolaasii quem sabe, ela adora alta umidade o que as argilas tem bastante, então deixa-los em contato direto com essas bolinhas de esporos nao é uma ideiamuito boa né.
Tente usar só água no lugar da argila, ou sei la, deixa os bolos longe da argila.
 
Eu esterilizo minha argila expandida na PP mesmo, taco tudo la dentro com água e mando bala...
Uma vez coloquei a argila expandida na panela sem água nem nada, ela absorveu tanto calor que o cabo da panela começou a entrar em combustão, mas deve ter esterilizado tudo kkkkkk :rolleyes:.
 
talvez Pseudomonas tolaasii

Também achei muito parecido com pseudomonas. Não que eu seja entendido em bactérias, mas já vi algumas infecções hospitalares por pseudomonas e ocorre mais ou menos algo parecido, uma espécie de necrose amarronzada que vai comendo o tecido.

Os bolos eu deixo em cima de um papel alumínio, mas às vezes algum cogumelo cresce até onde não tem mais alumínio e entra em contato com a argila ou a parede do terrário.
 
Faz só com água no fundo então, dependendo da região onde você mora talvez não seja realmente necessário...
Os bolos eu deixo em cima de um papel alumínio, mas às vezes algum cogumelo cresce até onde não tem mais alumínio e entra em contato com a argila ou a parede do terrário.
Use algo para deixa-los mais acima, evite contaminações, exemplo: corta uma garrafa pra usar como suporte, ai você coloca o alumínio em cima do suporte. No meu caso fiz assim...
 

Anexos

  • SAM_0745.JPG
    SAM_0745.JPG
    118.1 KB · Visualizações: 30
  • SAM_0748.JPG
    SAM_0748.JPG
    55 KB · Visualizações: 24
Tente usar perlita. Dependendo da sua disponibilidade de tempo pode-se manter uma umidade relativa alta, mas não sei se passa de 90% só manualmente.
A argila expandida costuma manter em média entre 95% e 98% da umidade relativa, a perlita mantém 100% (o que não é necessariamente melhor). Não se pode descartar que as bactérias tenham se desenvolvido em algum copo e espalhado no terrario. Chegaste a cheirar o micélio quando tirou dos copos? Nenhum tinha um cheiro mais adocicado, frutoso?
Mas enfim, isto acontece com todo mundo, é algo natural. Os fungos e as bactérias fazem parte do mesmo ecossistema e convivem entre si, são relacionados aos mesmos processos naturais que nos geram os cogumelos.
Também não entendo muito bem a forma de "transporte" da bactéria. Se fosse um fungo eu arriscaria dizer que você pode ter carregado esporos dos seus bolos antigos, é arriscado ficar manuseando coisas que você sabe estarem contaminadas.
 
Tente usar perlita

Aqui é ruim de encontrar perlita, nunca vi!

Chegaste a cheirar o micélio quando tirou dos copos? Nenhum tinha um cheiro mais adocicado, frutoso?

Sim. Estava tudo normal. Nenhum cheiro frutado nem nada parecido, somente o típico cheiro de cogumelo.

Porém hoje tirei um bolo com Duende Verde do terrário e vou ter que esterilizar tudo, não vai ter jeito.

O que eu tenho reparado é que as contaminações começam a aparecer à medida que o micélio vem perdendo força, ficando mais suscetível. As vezes em que deixei mais tempo que o habitual, fazendo cold dunks até não rolar mais nada, sempre aparece contaminação.
 
O seguro é tirar entre 3-4 flushes de um bolo, depois disso o micélio perde força e encerra seu ciclo vital como deve ser.
 
Back
Top