Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Considerações antes de começar a cultivar

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
À medida que vão cultivando, alguns cultivadores sentem a necessidade de aprimorar as técnicas e isso basicamente significa gastar mais dinheiro. Portanto algumas questões podem ajudar a economizar grana pra investir melhor no futuro do cultivo.

Temos que nos perguntar:

- Quanto queremos produzir em média?

- Onde e em que condições (escondido ou não) vamos cultivar?

Por exemplo: uma pessoa que nunca cultivou e quer ter boas produções. Ela lê os tópicos e se prepara pra adquirir os materiais necessários ($$$). Se a pessoa mora num apartamento (sem quintal, portanto) e/ou tem que fazer um cultivo escondido pra não explanar, a saída mais vantajosa é tentar investir num cultivo indoor como já conhecemos: terrário, umidificador, bombinhas de aquário, pedras porosas, argila expandida etc. Já se a pessoa mora numa casa e/ou dispõe de espaço pra arriscar um outdoor ou um cultivo em substratos bulk às claras, não é vantagem investir num sistema indoor caro porque ela tem a possibilidade de aprimorar seu cultivo de forma que não vai mais precisar do terrário e dos outros componentes no futuro.

Uma caixa que a pessoa já possua pode fazer o papel de terrário, mais um borrifador, argila expandida e um pouco d'água no fundo pra manter a umidade são suficientes.

O ponto é que a técnica PF é o primeiro passo e com menos risco de dar errado, portanto boa pra iniciantes no cultivo. Se a pessoa tem possibilidades (casa e paz!), não é vantagem gastar dinheiro para realizar a técnica PF, pois mais tarde é provável que ele não a use mais.

Antes de começar a investir num cultivo faça um planejamento (futuro) e atente para as condições.

[]'s
 
Também é extremamente importante tentar entender qual a razão q vc está fazendo o tal cultivo de cogumelos alucinógenos.

É por curiosidade pessoal? Mas e aí uma vez matada a curiosidade vc vai fazer o q? É por q acha fascinante o hobby? É pq quer ficar doidão? É pq pretende realizar uma auto terapia psicodélica? É pq pretende vender cogumelos?

Os cogumelos não são a solução para problemas triviais, eles podem sim ampliar a percepção o suficiente para te ajudar a ver a pergunta melhor, mas não te dão resposta alguma.
 
Legal signus. No meu caso tem que ser pf-tek mesmo, pois moro em apartamento. Mas é bom. Eu, na realidade comecei a cultivar pois só comia na época de final de ano aqui na minha cidade onde dá muito. Pretento ter cogumelos pra ingerir pelo menos uma vez por semana. Um abraço.
 
O meu caso, como sou novo nisso, é de conhecer. Quero "tocar" esse mundo mágico. Quero começar um cultivo, bem pequeno. Para tentar entender. Vou começar a "testar" esse novo mundo, com a intenção de compreender e mater-me com essa idéia. :)

Então espero estar no caminho certo! hehe!:D

Sabedoria a todos!

\o/
 
Boa.. gostei mesmo da sua colocação!
A minha intenção en ingressar nesse muundo mágico .. é sem dúvidas espiritual..
quero produzi-los.. e poder consumi-los dentro de rituais xamanicos...

Juunto de um grupo realmente afim de estudar os efeitos curativos dos cogumelos mágicos...
Vou começar pelos cubensis que são mai fáceis (pelo que tenho lido aqui no forum) de cultivar.. e assim por diante.. passarei aos mais difíceis.. ate conseguir os amanitas.. os quais eu mais me impressiono com seus poderes..

Paz, Luz e Harmonia a todos!!
 
Antes de inocular decida a configuração do seu terrário.

Porque fazer bolo PF ou casing está diretamente vinculado ao terrário que foi ou será montado.

O terrário é o ambiente de frutificação e condições devem ser respeitadas para que ocorra a pinagem.

Ex:
Uma caixa de plástico revestida nas laterais para impedir a luz e bombinha de aquário é suficiente para casings pinarem. Pode ser necessário refrigerar ou não dependendo da temperatura local.

Esse mesmo terrário é inadequado para bolos PF.

O micélio que cobre a superfície do bolo precisa está vivo, saudável, úmido para pinar, por isso é importante a umidade do terrário ser mantida alta, constante, equilibrada, sem variações.

O terrário deve ser mantido fechado, para que a umidade se estabeleça é o bolo pine.

Abrir esse tipo de terrário para borrifar água é um equívoco, pois as gotículas de água do spray logo assentam e a umidade que estava presente no interior escapa.

A umidade que o bolo precisa é a do ar úmido, não das paredes escorrendo água.
A umidade pode ser gerada por argila expandida ou perlita, esses materiais desprendem vapor de água na sua superfície e a umidade acumula no ambiente.

Essa umidade é absorvida pela superfície do bolo, o micélio cresce, toma conta do selo de vermiculita, engole o bolo que pina.

Muitos cultivadores colocam seus bolos dentro do terrário com argila no fundo e ficam semanas esperando pinarem, então reclamam da sorte que não favoreceu.

Não é a sorte que fará o bolo pinar são as condições que você oferece.

Você tira o bolo do copo e coloca no terrário, a umidade do bolo começa escapar para o ambiente, o terrário é aberto diversas vezes para borrifar água, o que não adianta nada.

Ou seja o bolo vai secando até azular, sinal que falta água.

Então antes de inocular pense no seu terrário, como será, o que você pode ter ou não para montar.
 
ba galera eu preciso de ajuda aki..u qq é um "casing"?
mais mi respondem numa forma bem simples pq so novo nessa vibe...i nao entendo nda desses nomes ai...heheheheh
foi mau pela grosseria nem sei c tu fazendo a pergunta no lugar certo mais to todo perdido aki...
hehehhe
pazzz

pedrinhu, da uma passada na biblioteca que tem tudo que vc precisa pra iniciar um cultivo! De guias a nomeclaturas!
Boa sorte!
 
A pratica nunca é tão dificiul quanto diz o manual....rs boa sorte a todos!!!!!!!!

Paz e luz!!!!!!!!!!!!!
 
ta só q eu ja devo t lido tudo que ta escrito la umas dez vezes...
e ainda nao compriendi direito tem umas palavras complikdas!!!
hehehehhee
bah sei q so grosso mais alguem pode me explik d um geito mais facil?!
qual o melhor geito para começar do qq eu irei precisar...essas coisa!
c necessario eu passo meu e-mail para me enviar fotos q possam ajudar para mim ver?!
ba ficarei grato c poderem me ajudar!!!
desculpa a grosseria...
pazzz


oi miguxo, vc quer cultivar cogumelos pra q? pra ficar doidão e deixar seus outros miguxos doidões tb? af
 
E se for esse o objetivo dele?, qual o problema?, "Pira", vai bater no cara por isso?

Sem moralismo aqui, por favor :neg:

Seja bem vindo Pedrinhu, e uma dica que dou a ti é que procure videos no youtube para ter uma visualização melhor, procure por "pk-tek", "casing", "mushroom cultivation", "psilocybe cubensis", "psilocybe grow" e etc. Antes de começar na prática meu primeiro cultivo eu também tinha uma porrada de dúvidas (e ainda tenho algumas), não entendia muitas expressões e passos do cultivo, mesmo depois de comer kilos de informações ótimas aqui... o que me deu uma ajuda à mais foi ver uns vídeos no youtube, creio que irão te ajudar também.

Um vídeo que gostaria de te recomendar é este aqui:

Let's Grow Mushrooms!

PF-Tek Part 1:

http://br.youtube.com/watch?v=ZHJQrsZFQdE

PF-Tek Part 2:

http://br.youtube.com/watch?v=a-wEPM1wpZQ

PF-Tek Part 3:

http://br.youtube.com/watch?v=zGQok-UnyJE

PF-Tek Part 4:

http://br.youtube.com/watch?v=cPi6q5rWi6U

Este vídeo ensina tudo de cabo à rabo na prática, ensina a PF-Tek desde o início até a frutificação em bolos, agora, se quiser ver a montagem e a frutificação em casings, é só procurar no youtube que acha também.

Outra dica é olhar vários diários de cultivo finalizados, ajuda muito também.
 
Xouuu ja dei um zig geral nos videos e tbm ja passei pela biblioteca... e cada dia que passa vou ingerindo + e + informaçoes pro meu primeiro cultivo ...
Paz
 
Back
Top