Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

COMO DOMÉSTICO UM COGUMELO

Espigo de milho

Esporo
Cadastrado
22/02/2024
30
3
19
Boa tarde povo!
Um amigo meu achou no campo alguns cogumelos, e me mandou foto. Eu gostei bastante deles e queria muito tentar domesticar! Mas n sei muito bem como fazer isso… Já vi algumas domesticações dos cultivadores mais experientes aqui do fórum, e queria que me ajudassem e escrevessem tudo que eu preciso fazer por favor
! CD0EA05E-EA7B-4A71-BAAC-0CA224D92F79.png

Ele disse que consegue achar uns maiores até, e mesmo que pareça bem comum, eu fiquei muito animado pra tentar domesticar um com as características da minha região! Acho que seriam bem adaptados ao clima daqui não é ??

Por favor me ajudem! Jakakakaka
 
*** pedi pra ele quebrar o cogu e ele confirmou que ficou azulzinho, achou no cocô de umas vaca do campo aqui, eu então só posso acreditar ser um p. Cubensis kkkkk tô animadao
 
Eu tentaria clonar a partir do tecido do cogu. Pesquise por no-pour agar. Geralmente se usa potes de plástico PP com um pequeno furo na lateral superior coberto por 3 camadas de fita micropore. O ágar é colocado nos potes que são fechados e levados a panela de pressão.
É possível reutilizar os potes, mas deve-se atentar que cada tampa deve ser usada sempre no mesmo pote pra aumentar a vida útil.

Uma receita de ágar muito fácil:

9g agar-agar de boa qualidade
6g de farinha de arroz integral
400ml de água
algumas gotas de corante alimenticio (a mistura fica branca, o corante é importante para melhor visualizar a cultura)

Ferve por uns 2 minutos até ficar homogeneo e coloca nas "placas". Uma camada bem fina de ágar é o suficiente. Esteriliza por 1h na pressão, remove ainda quente e deixa numa superficie plana pra elas secarem. Essas placas podem ficar por semanas em temperatura ambiente sem nenhum problema e é possível fazer várias de uma vez.

Sobre domesticação: é possível fazer com esporos germinados em ágar ou clonagem do tecido. Esporos selvagens tem uma carga muito grande de contaminantes, as vezes se usa ágar com antibióticos a depender do caso. Com tecido acho que as chances são melhores, principalmente se usar uma parte interna do cogu, como por exemplo dentro do chápeu, atrás das lamelas.

Boa sorte :)
 
Tente diários anteriores sobre domesticação, como:






E a tag
 
Eu tentaria clonar a partir do tecido do cogu. Pesquise por no-pour agar. Geralmente se usa potes de plástico PP com um pequeno furo na lateral superior coberto por 3 camadas de fita micropore. O ágar é colocado nos potes que são fechados e levados a panela de pressão.
É possível reutilizar os potes, mas deve-se atentar que cada tampa deve ser usada sempre no mesmo pote pra aumentar a vida útil.

Uma receita de ágar muito fácil:

9g agar-agar de boa qualidade
6g de farinha de arroz integral
400ml de água
algumas gotas de corante alimenticio (a mistura fica branca, o corante é importante para melhor visualizar a cultura)

Ferve por uns 2 minutos até ficar homogeneo e coloca nas "placas". Uma camada bem fina de ágar é o suficiente. Esteriliza por 1h na pressão, remove ainda quente e deixa numa superficie plana pra elas secarem. Essas placas podem ficar por semanas em temperatura ambiente sem nenhum problema e é possível fazer várias de uma vez.

Sobre domesticação: é possível fazer com esporos germinados em ágar ou clonagem do tecido. Esporos selvagens tem uma carga muito grande de contaminantes, as vezes se usa ágar com antibióticos a depender do caso. Com tecido acho que as chances são melhores, principalmente se usar uma parte interna do cogu, como por exemplo dentro do chápeu, atrás das lamelas.

Boa sorte :)
Vou tentar fazer! Preciso comprar apenas o agar-Agar e a farinha de arroz integral kkkkkk, tenho umas plaquinha de petri, posso usá-las né? Se eu conseguir colonizar o ágar com o cogu do campo, faço com isso uma CL não é isso ? Vou ver alguns vídeos no YouTube também.
Obrigado pela ajuda!
 
Eu
Eu tentaria clonar a partir do tecido do cogu. Pesquise por no-pour agar. Geralmente se usa potes de plástico PP com um pequeno furo na lateral superior coberto por 3 camadas de fita micropore. O ágar é colocado nos potes que são fechados e levados a panela de pressão.
É possível reutilizar os potes, mas deve-se atentar que cada tampa deve ser usada sempre no mesmo pote pra aumentar a vida útil.

Uma receita de ágar muito fácil:

9g agar-agar de boa qualidade
6g de farinha de arroz integral
400ml de água
algumas gotas de corante alimenticio (a mistura fica branca, o corante é importante para melhor visualizar a cultura)

Ferve por uns 2 minutos até ficar homogeneo e coloca nas "placas". Uma camada bem fina de ágar é o suficiente. Esteriliza por 1h na pressão, remove ainda quente e deixa numa superficie plana pra elas secarem. Essas placas podem ficar por semanas em temperatura ambiente sem nenhum problema e é possível fazer várias de uma vez.

Sobre domesticação: é possível fazer com esporos germinados em ágar ou clonagem do tecido. Esporos selvagens tem uma carga muito grande de contaminantes, as vezes se usa ágar com antibióticos a depender do caso. Com tecido acho que as chances são melhores, principalmente se usar uma parte interna do cogu, como por exemplo dentro do chápeu, atrás das lamelas.

Boa sorte :)
Eu podia fazer essa clonagem via papelão ou flocão de milho também ?? Ou precisa ser o ágar ?
 
Com certeza tem outras técnicas possíveis, aqui no fórum tem vários exemplos diferentes.

Só posso falar do ágar, nunca fiz clonagem em papelão. Passar tecido direto pra grão geralmente não é uma ideia muito boa, apesar de funcionar as vezes.
Lembre que você vai trabalhar com um cogu dourado que nasceu no campo sem ser semeado, ele vai estar "sujo".

Eu acho que é uma boa oportunidade de aprender a trabalhar com ágar (adeus seringas), essa receita que passei é a mais simples que tem e funciona. No pour agar torna tudo muito mais fácil também.
O agar te permite visualizar a cultura em "2D", tornando muito mais fácil ver contaminantes nos inóculos (coisa muito dificil de se fazer em uma seringa de CL). Também é ótimo para germinar esporos. Em algumas transferências é possível se livrar de qualquer contaminante na maioria das vezes. Enfim, o ágar muda muito sua vida. Não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Não é só porque você não tem os ingredientes certos agora que você precisa ter potes contaminados depois, mas isso sou eu falando haha

Se for usar suas próprias petris, teria que esterilizá-las e e colocar o ágar depois de esterilizado, outra TEK mais avançada. Além disso precisaria embrulha-las em parafilm. Já fiz isso algumas vezes, mas pra quem é iniciante (ou talvez pra qualquer cultivador caseiro), melhor usar potinhos de plástico PP. Pesquise por No-pour agar.

1714740991559.png
 
Última edição:
Com certeza tem outras técnicas possíveis, aqui no fórum tem vários exemplos diferentes.

Só posso falar do ágar, nunca fiz clonagem em papelão. Passar tecido direto pra grão geralmente não é uma ideia muito boa, apesar de funcionar as vezes.
Lembre que você vai trabalhar com um cogu dourado que nasceu no campo sem ser semeado, ele vai estar "sujo".

Eu acho que é uma boa oportunidade de aprender a trabalhar com ágar (adeus seringas), essa receita que passei é a mais simples que tem e funciona. No pour agar torna tudo muito mais fácil também.
O agar te permite visualizar a cultura em "2D", tornando muito mais fácil ver contaminantes nos inóculos (coisa muito dificil de se fazer em uma seringa de CL). Também é ótimo para germinar esporos. Em algumas transferências é possível se livrar de qualquer contaminante na maioria das vezes. Enfim, o ágar muda muito sua vida. Não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Não é só porque você não tem os ingredientes certos agora que você precisa ter potes contaminados depois, mas isso sou eu falando haha

Se for usar suas próprias petris, teria que esterilizá-las e e colocar o ágar depois de esterilizado, outra TEK mais avançada. Além disso precisaria embrulha-las em parafilm. Já fiz isso algumas vezes, mas pra quem é iniciante (ou talvez pra qualquer cultivador caseiro), melhor usar potinhos de plástico PP. Pesquise por No-pour agar.

View attachment 213800
Vou fazer, vou ver esses vídeos e tentar, se não der certa de primeira só tentar de novo kakakakaka vou ver se acho o agar aqui na minha cidade, se não achar eu compro na internet.

Uma dúvida, achei que passava o micélio do Agar para a cl, como que inocula o Agar colonizado no grão ??
 
Uma dúvida, achei que passava o micélio do Agar para a cl, como que inocula o Agar colonizado no grão ??
É possível inocular através de pedaços de ágar colonizados (eu prefiro, por todas as vantagens que já falei). Basta usar um instrumento esterilizado para fazer os cortes e manipular as fatias do ágar. Tampas modificadas com filtro são uma boa opção para essa TEK de passar ágar colonizado para grão.
 
Com certeza tem outras técnicas possíveis, aqui no fórum tem vários exemplos diferentes.

Só posso falar do ágar, nunca fiz clonagem em papelão. Passar tecido direto pra grão geralmente não é uma ideia muito boa, apesar de funcionar as vezes.
Lembre que você vai trabalhar com um cogu dourado que nasceu no campo sem ser semeado, ele vai estar "sujo".

Eu acho que é uma boa oportunidade de aprender a trabalhar com ágar (adeus seringas), essa receita que passei é a mais simples que tem e funciona. No pour agar torna tudo muito mais fácil também.
O agar te permite visualizar a cultura em "2D", tornando muito mais fácil ver contaminantes nos inóculos (coisa muito dificil de se fazer em uma seringa de CL). Também é ótimo para germinar esporos. Em algumas transferências é possível se livrar de qualquer contaminante na maioria das vezes. Enfim, o ágar muda muito sua vida. Não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Não é só porque você não tem os ingredientes certos agora que você precisa ter potes contaminados depois, mas isso sou eu falando haha

Se for usar suas próprias petris, teria que esterilizá-las e e colocar o ágar depois de esterilizado, outra TEK mais avançada. Além disso precisaria embrulha-las em parafilm. Já fiz isso algumas vezes, mas pra quem é iniciante (ou talvez pra qualquer cultivador caseiro), melhor usar potinhos de plástico PP. Pesquise por No-pour agar.

View attachment 213800
Já achei aqui e já to com o Agar e a farinha de arroz integral, comprei em um empório então acho que deve ser bom, tava caro pra caceta o kg hahahahahaha vou dar uma estuda, ver os vídeos no YouTube e começar a brincadeira hehehee. Mas eu queria fazer uma cultura líquida também, eu consigo fazer ela através do Agar colonizado?
 
Recentemente venho tendo sucessos com domesticação de forma bem simples...

Vou te contar como faço, primeiro faço uma vistoria no campo e tento coletar cogumelos novos, aqueles que abriram o chapéu a pouco tempo...
Coleto com cuidado sem muito manuseio, sem ficar tocando as lamelas, sem colocar no chão, e tals, apenas coleto e enrolo em um papel limpo...
Chegando em casa corto separo o talo do chapéu e tiro um carimbo padrão...
Por meio do carimbo faço vários PF Tek, alguns dão certo, os que dão certo eu já cultivo isolado e dos frutos tiro carimbos limpos...
Sem muito arrodeio, é o simples bem feito e tem dado certo por aqui :positivo:
 
Recentemente venho tendo sucessos com domesticação de forma bem simples...

Vou te contar como faço, primeiro faço uma vistoria no campo e tento coletar cogumelos novos, aqueles que abriram o chapéu a pouco tempo...
Coleto com cuidado sem muito manuseio, sem ficar tocando as lamelas, sem colocar no chão, e tals, apenas coleto e enrolo em um papel limpo...
Chegando em casa corto separo o talo do chapéu e tiro um carimbo padrão...
Por meio do carimbo faço vários PF Tek, alguns dão certo, os que dão certo eu já cultivo isolado e dos frutos tiro carimbos limpos...
Sem muito arrodeio, é o simples bem feito e tem dado certo por aqui :positivo:
Botando os esporos direto ao grão ? Ou faz uma seringa de esporos primeiro ?
 
Botando os esporos direto ao grão ? Ou faz uma seringa de esporos primeiro ?
Faço a seringa e inoculo bolos PF, procedimento padrão, ambiente bem limpo, materiais limpos, uma dica também, é tentar fazer seringa com poucos esporos, acredito dessa forma diminuir chances de contaminação, não uso uma parte grande do carimbo para confeccionar a seringa, uso bem pouco e vou tentando até dar certo.

Geralmente faço uns 8 copos de 200ml, 1 ou 2 dão certo na primeira tentativa, caso dê errado, você pode ainda tentar pegar uma pequena parte saudável do micélio e tentar algo com ele, CL por exemplo... Só pegar a parte boa do micélio, dá uma lavadinha com água oxigenada e manda pra CL ou G2G...
 
Mas eu queria fazer uma cultura líquida também, eu consigo fazer ela através do Agar colonizado?
Culturas líquidas confiáveis são feitas a partir de culturas em ágar.
86A36CD3-E87E-438A-A63D-EAD37BE49572.jpegDB84D71A-DD9A-4A14-92E9-2C939D0FE6E0.jpeg

Fiz algumas placas dia 4/05 com a receita que sugeri.

Se for cultivar direto a partir de esporos selvagens, vai de PFTEK. O meio do PFTEK é de certa forma mais propicio ao fungo do que a outros contaminantes (como bactérias)

Ontem adicionei um pedaço de um shimeji que comprei no mercado em uma placa. Em breve posto o resultado aqui, só pra mostrar que é possível trabalhar com ágar em casa de maneira simples, é uma ferramenta que ajuda muito na germinação de esporos e clonagem.

Dificil pra mim é viver sem ágar ;)
 
Culturas líquidas confiáveis são feitas a partir de culturas em ágar.
View attachment 213820View attachment 213819

Fiz algumas placas dia 4/05 com a receita que sugeri.

Se for cultivar direto a partir de esporos selvagens, vai de PFTEK. O meio do PFTEK é de certa forma mais propicio ao fungo do que a outros contaminantes (como bactérias)

Ontem adicionei um pedaço de um shimeji que comprei no mercado em uma placa. Em breve posto o resultado aqui, só pra mostrar que é possível trabalhar com ágar em casa de maneira simples, é uma ferramenta que ajuda muito na germinação de esporos e clonagem.

Dificil pra mim é viver sem ágar ;)
Já comprei o Agar e a farinha de arroz, e já fiz o processo pra clonagem hahahahahaha clonei um cogumelo que ficou bem grandinho da minha colheita de tat, agora só esperar pra ver se deu certo…
 
View attachment 213901View attachment 213902

O shimeji que foi pra placa 8 dias depois. Deu certo com o TAT? ;)
Aparentemente dos 3 potinhos que fiz, um eu já descartei, ele ficou literalmente rosa kkkkkkkk, o outro tô observando e esse aqui achei bem bonito!CC29DEBA-D6ED-421C-8546-61D2ADED5F9B.jpeg
Tá muito ruim pra ver kkk mas da pra ter uma ideia, na próxima vez já faço melhor! 5889BD91-7147-4243-88A6-12EE7E47C589.jpegEsse é o contaminado
112254F3-A88B-4A91-A6F4-7770B08E1F90.jpeg

só vi agora que escrevi errado o nome do tópico 😂😓😓 como domesticar*. Vergonha da poha que eu passo kkkkkkkkkkkkkkk
 
Back
Top