Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - P. Cubensis - PF Tek - B+AKM

Diário de cultivo completo.
Raças
B+AKM.
Inoculação
25/08/2022
Inoculação via
Seringa multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Still Air Box
Terrário
Poorman's
Técnicas
PFTek, seringa multi-esporos.
Substratos
Farinha de arroz integral orgânico
Vermiculita
Água
Usei o guia do @ExPoro daqui do fórum para me inspirar, adaptando uma coisinha ou outra no caminho.

Consegui um carimbo com esporos da raça B+AKM, a partir do qual fiz duas seringas para inocular bolos PF seguindo a receita do guia. Usei potes plásticos lacráveis pela praticidade.

Esterelizei os bolos na nossa panela de pressão velha de guerra mesmo.

Tive que fazer os bolos em duas levas porque a panela é pequena, então guardei metade deles para preparar a outra parte e inocular todos na minha SAB improvisada que eu fiz usando o nicho onde colocamos o microondas no ármario da cozinha. Achei que funcionou bem.

Minha incubadora é uma caixa de isopor que eu arranjei pra essa finalidade. Tá difícil de controlar a temperatura por aqui. Pelo menos na caixa nunca vai pra baixo dos 20 graus, mas também perco a oportunidade de aproveitar quando a temperatura ambiente fica por volta dos 30 graus, em tardes mais quentes. Estou regulando como posso com uma garrafinha plástica com água que aqueço no microondas quando fica mais frio.

Inoculei no dia 25 de agosto e hoje, um mês depois, estamos assim:

Os dois primeiros bolos estão quase completamente colonizados por fora. Estou pensando em colocar um aquecedor simples de aquário com um temporizador pra ficar ligando e desligando dentro da faixa de temperatura ideal. Creio que logo vou precisar aniversariar os primeira bolos. O último da fileira demorou demais pra começar a mostrar o micélio, mas parece que tá indo pra frente. Os meus próximos passos devem ser montar um terrário para fase de frutificação. Vou planejar um túnel de vento também e maneiras de conservar depois de seco. Tô curtindo esse processo todo. O que acham?
 
Boa noite amigos. Mais uma atualização desta minha aventura no primeiro cultivo. Estou animado e com algumas dúvidas/inseguranças.

Primeiro vou para as boas notícias: desidratei os primeiros frutos e consegui um total de 4.40 gramas. Pra mim já é uma trip de respeito! Vou me programar para consumí-los no começo de novembro.

Como tinha comentado, fiz um passeio de sábado pela manhã até domingo de noite. Coloquei nosso primeiro guerreiro no terrário depois de um dunk humilde de 12h e depois de fazer um roll. Deixei apenas o compressor de ar borbulhando a água do terrário, sem aquecedor (por receiro de esquentar demais). Dei bobeira e acabei deixando o ambiente escuro. Quando voltei achei o bolo um pouco "peludo". Isso aí não é cobweb não é? Sei que tô parecendo pai de primeira viagem fazendo tantas perguntas. kkkk.

Ainda assim, hoje vi que uns pins começaram a apontar e parecem promissores.

Outra dúvida: tenho um bolo que tem uma roda de coloração bege e ele ainda não colonizou inteiro. Mesmo assim, brotou um cogumelo no topo dele :ahh:. Tenho a impressão de mais dois bolos com pequenos pins surgindo na parte de cima sem ter terminado de colonizar. O que eu faço nesse caso? Coloco no terrário mesmo assim? Tenho receio de contaminantes se aproveitarem do trecho não colonizado. Essa roda de cor diferente é motivo de preocupação? Recomendariam colocar em uma garrafa pet?

Vou deixar as fotos para vocês comentarem se puderem. Bons cultivos e boas trips pra todo mundo!
Cobweb é um contaminante que dá nos frutos, com todos os anos que acesso esse fórum acho que não vi uma vez se quer.
Já teu bolo que tem essa roda ai, tá com cara de contaminação por bactérias.
Se é contaminação por fungo tu não vai ver o substrato assim que parece que não tem nada, outro indicio é o cogumelo. Porque os frutos só aparecem depois que o micélio consome todos os nutrientes que ele tem acesso.

Como a batalha ai é microscópica tu não tem muito o que fazer, se fosse eu, ou eu jogava fora ou simplesmente abriria a tampa e daria as condições para que a frutificação ocorresse ali no pote mesmo mas longe do terrário que tem o resto do cultivo.
 
Ultimamente andei correndo com um monte de coisas e acabei deixando de atualizar este diário. Então bora compartilhar as novidades.

Aquele bolo com a mancha de cor diferente acabou dando uma bela colheita. O primeiro flush deu 57g de cogumelos frescos e já colhi o segundo flush agora. Coloquei mais dois bolos no terrário e estou esperando os frutos surgirem. Por enquanto parece que temos sucesso por aqui. Tem 3 bolos quase totalmente colonizados na incubadora. Estou sem pressa com eles porque o terrário já tá lotado. :LOL:
 

Anexos

  • colheita1flush.jpg
    colheita1flush.jpg
    490.2 KB · Visualizações: 25
  • 2flush.jpg
    2flush.jpg
    547 KB · Visualizações: 25
  • 1flush.jpg
    1flush.jpg
    348.6 KB · Visualizações: 25
Lembra de não tirar carimbos, e de tanto secar quanto fazer chá desses cogumelos do bolo contaminado pelo mofo azul. Ou descarte-os mesmo, como diria o @tupy.

É sério mesmo?! Nãããããão!!!! Achei que aquela mancha azul fosse por eu ter deixado o bolo num dunk dentro da geladeira. Pior de tudo é que eu não lembro qual é o pacotinho onde eu guardei os cogumelos dele. Acho que perdi meu cultivo então. Caraca.
 
kkkkkkkkkk

tá, acho que errei :) o azul mt intenso n vi mt em detalhe a foto. Parece que vem em continuidade ao micélio de cubensis. Deve ser nada não.

meme-51359-OBRIGADO-PELA-COMPREENSAO- (1).jpg
 
Voltando aqui para atualizar este humilde diário.

Trago aqui o primeiro flush de outro bolo que aniversariei, com frutos que estão ficando grandões. Achei curioso, contudo, o segundo flush de um bolo que veio CHEIO de frutos menores. Achei muito curioso como em vez de fazer alguns frutos grandes, esse flush veio com vários menores.

Ainda tenho mais dois bolos pra aniversariar. Um deles não me parece tão promissor. Acho que estou chegando ao fim desse meu primeiro cultivo. Acho que vai acabar rendendo o equivalente a 50g e 70g desidratados se contar o resultado de todos os bolos. Veremos.

Vou tentar iniciar um segundo cultivo logo menos.
 

Anexos

  • Novo Flush2.jpg
    Novo Flush2.jpg
    471.2 KB · Visualizações: 14
  • Novo Flush1.jpg
    Novo Flush1.jpg
    520.6 KB · Visualizações: 11
Editei o tópico e coloquei como cultivo concluído.

Andei correndo com um montão de coisas em casa e acabei não conseguindo atualizar com mais fotos. No fim das contas, foi mais do mesmo: flushes surgindo, colhe, seca, guarda. Flush, colheita, chá.... enfim. Essa primeira experiência foi um sucesso!

Agradeço a todos que me ajudaram no processo. Vou tirar uma folga e começar um cultivo de MDK em breve.

Aos iniciantes que estão com medo de começar, um conselho: não pensem demais. Só comecem!
 

Anexos

  • LindaoB+AKM.jpg
    LindaoB+AKM.jpg
    556.4 KB · Visualizações: 8
  • UltimaFoto.jpg
    UltimaFoto.jpg
    354.3 KB · Visualizações: 9
Obrigado pelas palavras @Rico !

Tô pensando em cultivar MDK logo em breve. Acho que cultivar vicia mais do que os cogumelos. 😅
Com certeza te digo o mesmo. No meu começo gostava de comer os cogu direto. Quase toda semana.

Depois de umas boas trip de tapa no ego , agora cultivo mais do q ir consumo. E alegro a vida de meus amigos hahahahha

O cultivo é viciante demais , o processo todo é lindo.

Eu tbm estou querendo cultivar o Mdk. Ganhei um carimbo do Marcelo no grupo do whats do Ring. Fim de semana quero fazer as seringas dele.

Estou com umas do Golden Halo. Estão incubando. Não vejo a hora de ver seus esporos dourados no papel alumínio 😂👽.

Abrácidos e bora cultivar 🍄❄️🙏🏻
 
Manoooo. Parabéns @Experimentalist pelo cultivo que demais esse diário seu👊🏻👊🏻👊🏻. Estou muito animado em começar o meu mas aqui em casa não sei como vai ser eu ainda moro com meus pais. Kkkkkkkkk
 
Manoooo. Parabéns @Experimentalist pelo cultivo que demais esse diário seu👊🏻👊🏻👊🏻. Estou muito animado em começar o meu mas aqui em casa não sei como vai ser eu ainda moro com meus pais. Kkkkkkkkk

Se você tiver um espaço que seja só seu, onde seus pais não mexam, é tranquilo. Precisa de pouco espaço. Qualquer coisa fala que é um shitake diferente. :ROFLMAO:
 
Se você tiver um espaço que seja só seu, onde seus pais não mexam, é tranquilo. Precisa de pouco espaço. Qualquer coisa fala que é um shitake diferente. :ROFLMAO:
Hauahauahaua boa vão querer comer e ficar conectados coma os mágicos kkkkk imagine um macarrão com cubensis jauahauahauhahaia tô pensando fazer na casa de um mano meu. Vamos fazer junto o rolê.
 
Back
Top