O que é uma incubadora?

Incubadora é o local onde os bolos ficam até que estejam totalmente colonizados e prontos para ir para o terrário.

Como o micélio se desenvolve melhor em determinadas faixas de temperatura, é na incubadora onde tentamos manter os bolos o mais próximo possível da temperatura ideal.

A luz faz com que o micélio reaja produzindo cogumelos, o que só é desejável se todo o bolo já estiver sido colonizado por ele, senão há grande risco de contaminação. Na incubadora os bolos estarão protegidos da luz até a hora ideal de pegar luz e ir para o terrário frutificar. Já se sabe que não é necessário resguardar da luz o micélio em colonização, pois a pinagem não ocorre até que esteja esgotado todo o substrato colonizável.

Como montar uma incubadora?

Incubadora para Mentes Simples

Os frascos inoculados desenvolvem-se mais rapidamente se estiverem armazenados à temperatura de 27°C.

(De acordo com Stamets a melhor temperatura para a incubação do P. cubensis seria de 30°C, mas visto que os frascos por dentro estão alguns graus mais quente que o exterior (o micélio libera calor ao crescer), 27°C é uma boa e segura temperatura para o incubador)

Podes construir um incubador eficiente usando duas caixas de plástico do mesmo tamanho e um aquecedor de aquário. Existem vários tipos de aquecedor de aquário. Quando fores comprar um, certifica-te que é totalmente submersível na água.

Prenda o aquecedor ao fundo da primeira caixa e despeje água nela até o aquecedor estar totalmente submerso.

Ajuste o termostato para que o aquecedor se desligue ao chegar à temperatura de 27°C.

Coloque algo no fundo da caixa de modo a suspender a segunda caixa e evitar o contacto direto com o aquecedor.
inkubator1.jpg

Ponha a segunda caixa dentro da que contém a água.
inkubator2.jpg
Depois de algumas horas meça a temperatura outra vez e ajuste o aquecedor, se necessário, de modo a que a temperatura da água seja de 27°C.

Quando a caixa estiver vazia, irá flutuar na água.

O nível da água na caixa inferior deverá atingir aproximadamente 2/3 da altura da caixa, supondo que a caixa superior esteja no lugar, carregada com os frascos e assente nos suportes.
waterlevel2.jpg

Agora pode pôr os frascos inoculados na caixa.
inkubator3.jpg

Cubra os frascos com um cobertor para evitar que o calor seja liberado e para os manter no escuro - esta segunda razão é opcional.
inkubator4.jpg

:teo_nota: Nota: o nível da água baixa após algumas semanas devido à evaporação. Portanto terás que voltar a depositar alguma água de tempo a tempo para manter o nível da água suficientemente alto.

:teo_atencao: Nunca deixes evaporar a água até ao ponto do aquecedor deixar de estar submergido!

O que é um terrário?

Terrário é o nome dado ao local onde os cogumelos frutificam. É onde se realiza a última fase de desenvolvimento no cultivo indoor. Nele tentam-se criar condições ideais para que o micélio produza uma boa massa de cogumelos.

O terrário pode ser qualquer recipiente que tenha espaço para os bolos e os cogumelos que virão. Por isso deve ter no mínimo 30 cm de altura por segurança, já que um cogumelo pode se tornar muito grande e bater com o chapéu no teto do terrário.

Mais informações no verbete Terrário do Glossário.

Como montar um terrário?

Montar um terrário exige a reflexão de duas questões básicas:
  • Qual a sua disponibilidade para cuidar do terrário?
  • Quanto você pode inve$tir no terrário?
Existem dois modelos básicos de terrário, o Poorman's e o Richman's. Existem muitos outros modelos, na maioria das vezes variações desses dois. Você pode criar o seu modelo à medida que ganhar mais experiência.

O modelo Poorman's, como o próprio nome sugere, demanda um custo menor, entretanto exige mais cuidados.

Montando um terrário Poorman's


Materiais necessários:
  • Uma caixa plástica, um aquário, um isopor, um balde, ou qualquer recipiente que caiba no mínimo uns três frascos e que de preferência tenha tampa
  • Argila expandida ou perlita
  • Água mineral ou destilada
  • Bomba de aquário
  • Pedras porosas (aquário)
  • Mangueirinhas de aquário
  • Aquecedor de aquário (opcional)
Montagem:
  1. Limpe bem o recipiente escolhido para ser o terrário com Lysol ou álcool isopropílico
  2. Deixe a argila expandida ou a perlita imersa numa solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) por algumas horas e escorra toda a água.
  3. Faça furo(s) no terrário para que a(s) mangueira(s) possa(m) fazer a ligação entre a(s) pedra(s) porosa(s) (no interior) e a bomba (externa)
  4. Ponha a(s) pedra(s) porosa(s) no fundo do terrário e ligue-a(s) à bomba através da(s) mangueira(s)
  5. Cubra a(s) pedra(s) com a argila expandida ou perlita. A diferença de altura da(s) pedra(s) porosa(s) e da argila expandida deve estar entre 2-3 cm
  6. Despeje a água até deixar a(s) pedra(s) porosa(s) submersas, porém a água deve ficar abaixo do nível da argila expandida ou perlita
  7. Ligue a bomba e pronto! O sistema está montado e funcionando
  8. O terrário deve estar bem vedado para evitar que contaminantes presentes no ar entrem em contato com os bolos, o que pode causar contaminação. Se for usar algum recipiente sem tampa, cubra-o com um plástico, vedando bem
  9. Por último ponha os bolos no terrário, de preferência sobre um suporte para evitar que os mesmos tenham contato direto com a água do fundo
O ar saindo pelas pedras porosas fará com que a umidade circule dentro do terrário. A argila expandida ou perlita auxiliam na manutenção da umidade interna.

Obs.: se a temperatura ambiente estiver muito baixa (por exemplo no inverno na região sul) pode-se acoplar um aquecedor de aquário ao lado das pedras porosas para manter a temperatura quente o suficiente para o bom desenvolvimento dos cogumelos. Nesse caso é imprescindível verificar a temperatura através de termômetro para evitar superaquecimento.

Modelos de terrários Poorman's
O modelo Richman's demanda um custo mais alto do que o Poorman's, mas pode funcionar quase que automaticamente, além de ser de montagem e manutenção mais simples.

Montando um terrário Richman's


Materiais necessários:
  • Uma caixa plástica, um aquário, um isopor, um balde, ou qualquer recipiente que caiba no mínimo uns três frascos e que de preferência tenha tampa
  • Um umidificador ultrassônico
  • Uma mangueira larga (a de máquina de lavar roupas serve bem)
  • Um timer/temporizador (opcional)
Montagem:
  1. Limpe bem o recipiente escolhido para ser o terrário com Lysol ou álcool isopropílico
  2. Faça um furo no terrário do mesmo diâmetro que a mangueira a ser utilizada (o furo deve ser feito em uma das laterais e o mais acima possível)
  3. Encaixe uma ponta da mangueira no umidificador vedando bem e a outra no furo do terrário
  4. Ponha os bolos sobre suportes, já que com o tempo o fundo do terrário tende a ficar molhado
  5. Pronto! É só ligar o umidificador em intervalos determinados de tempo
  6. [Opcional] Regule o timer no ciclo que desejar e ligue-o ao umidificador
Obs. 1: O umidificador deve ser regulado para produzir a névoa mais fina possível.

Obs. 2: Os ciclos de umidificação dependem de diversos fatores. Os iniciantes podem a princípio adotar a umidificação de 5 minutos de 3 em 3 horas. Esse intervalo pode não ser eficiente, mas com o tempo e experiência você conseguirá determinar o ciclo ideal.

Modelos de terrários Richman's

Considerações finais:

  • Assepsia sempre!
  • O terrário deve ser limpo em intervalos regulares. Muitas pessoas não têm problema com contaminação, mas muitas também têm. Se for limpar o terrário no meio da frutificação guarde com cuidado os bolos em ziplocks separados e não demore muito na limpeza.
  • Faça trocas gasosas regulares.
  • Experimente variações.
Para mais informações sobre terrários veja o subfórum Cultivo de Cogumelos / Básico / Terrários e a Biblioteca em Guias de Cultivo / Glovebox, Incubadores e Terrários de Frutificação.

Preciso necessariamente montar uma incubadora e um terrário para cultivar cogumelos?

Não. Existem outras técnicas que não precisam nem de um nem de outro. Por exemplo, na In vitro TEK não há necessidade de incubar os frascos, a não ser se for para manter a temperatura ideal, já que nessa técnica os frascos devem pegar luz continuamente desde a inoculação.

Na In vitro TEK também não se usa terrário, já que os cogumelos frutificam dentro do próprio frasco.

Cogumelos também podem ser cultivados ao ar livre (outdoor), portanto sem a necessidade de um terrário para seu desenvolvimento.