Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Xapuri-AC

Diário de cultivo completo.
Origem da estirpe: Xapuri-AC-Brasil
Comestibilidade: Alucinógeno
Clima: tropical, quente e úmido
Localização: Xapuri/Acre/Brasil
Habitat: Esterco de gado
Temperatura de Colonização/Frutificação: 27-29°C/ 24-27°C
Píleo/Chapéu: cor de argila enquanto cresce, na maturidade fica arroxeado.
Estípe:
Lamelas:
Esporos:
Substratos: Esterco e grãos.

O município de Xapuri está situado à margem direita do Rio Acre em frente a confluência com o Rio Xapuri. Clima quente com período chuvoso de 5 meses-novembro à março. Temperatura média anual 26,5ºC

Estirpe coletada em 2009, numa fazenda de bovinos localizada próxima a BR 317 e enviada em 2009 a Pró-Fungos, que me cedeu para cultivo. Primeiramente, inoculada em BDA, para obter micélio saudável e depois seguidas inoculações em centeio, arroz e milho de pipoca, para escolha do melhor substrato.

Preparando casing:

Usei: pó de coco + vermiculita + sphagnum (1X1x1) + água, depois de bem misturados, esterilizei em panela de pressão por 2 horas.

Depois de fria, misturei ao milho colonizado pus num pote, cobri com uma camada fina da mistura e pus, diretamente, no terrário. Após a colonização parcial da superfície, que ocorreu em 5 dias, acrescentei outra fina camada de: terra negra + pó de coco + sphgnum + água, desta vez pasteurizado.

Prontos para retirada de carimbos:
Xapuri 1.JPGXapuri 2.JPGXapuri 3.jpgXapuri 4.jpgXapuri 5.jpg

Mais fotos:
Xapuri 6.jpgXapuri 7.JPGXapuri 8.JPGXapuri 9.JPGXapuri 10.jpgXapuri 11.jpg
 
Última edição por um moderador:
Primeiramente, inoculada em BDA, para obter micélio saudável e depois seguidas inoculações em centeio, arroz e milho de pipoca, para escolha do melhor substrato.

Preparando casing:

Usei: pó de coco + vermiculita + sphagnum (1X1x1) + água, depois de bem misturados, esterilizei em panela de pressão por 2 horas.

Depois de fria, misturei ao milho colonizado pus num pote, cobri com uma camada fina da mistura e pus, diretamente, no terrário. Após a colonização parcial da superfície, que ocorreu em 5 dias, acrescentei outra fina camada de: terra negra + pó de coco + sphgnum + água, desta vez pasteurizado.

até eu fiquei com fome...imagino os Xapurís
 
Eu pensei que xapuri ficasse no Amazonas. (sou de Manaus)
Mas se esses aí crescem no Acre, provavelmente crescem no Amazonas e em Manaus.
Vô procurar eles aaqui!:rolleyes:
 
esse cogumelo flor eh dimais =DDDD
esses copinhos recortados em volta deles eh pra manter a umidade?
 
Dalhe dalhe!

Com um butelo desses só com copinho mesmo pra aguentar o peso dos danados rsrs.

Uma duvida mauricio, no caso de deixar os chapeus amadurecer e esporular na area do substrato interfere muito na formacao de futuras primoridas/flushes?
 
Belissimos!
TTT

Sempre nos presenteando com belos exemplares!:)

Sucesso!
 
Dalhe dalhe!

Uma duvida mauricio, no caso de deixar os chapeus amadurecer e esporular na area do substrato interfere muito na formacao de futuras primoridas/flushes?

Esse era um problema sim, mas eu estou colocando uma camada extra de terra+pó de coco+sphagnum.
Então depois que a superfície está colonizada, eu coloco essa camada pasteurizada por cima, os esporos que caem nessa camada não interferem com a sequência de pinagem. Outra vantagem e que até agora, não tenho nenhuma contaminação, mesmo abrindo o terrário constantemente para retirar carimbos.
 
Back
Top