Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo WOLLONGONG

Diário de cultivo completo.
Antes de iniciar vou compartilhar algumas descobertas recentes, talvez já utilizadas por alguns, mas fica minha dica de que foram testadas e tiveram aprovaçao.

copos para colonizaçao:
cultivo 1.JPG
Nao tem desvantagens quanto a outros e o melhor de tudo sao descartáveis, usou, jogou fora, sem ter que lavar como os convencionais.
Porém alerte para a produçao de lixo, e recicle, nao jogue na natureza.

Bandejas para bulk/casing
cultivo 2.JPG cultivo 7.JPG
Sao excelentes, proceda assim:
Risque a caixa com a ponta de uma faca afiada e passe várias vezes pela marca até cortar, fica sem rebarbas, perfeito.
Lave com água e sabao, rápido para nao amolecer o papelao da embalagem, depois soluçao de água sanitária, está pronta para uso.
A vantagem também e que depois do uso é descartável. Atençao ao lixo produzido.
cultivo 3.JPG
Aqui estao as lindas, colonizando, depois de 100% abra as orelhas da caixa e retire o tijolo.
cultivo 4.JPG
Daqui em diante é colocar os tijolos no terrário, eu só promovo o dunk depois do 1º flush.

cultivo 5.JPG
Olha aí a tijolada produzindo !!!
Comecei de traz para frente, mas vamos agora tomar o sentido correto.

Essa cepa chama-se Wolly diminutivo de Wollongong, sua descriçao está aqui:
https://teonanacatl.org/repositorio/wollongong.24/

Recebi em troca com um membro de outro site de cultivo assim como o nosso.
Bom aqui nada é fácil, o carimbo passou alguns anos na caixa de carimbos, apesar de bem guardado, ficou inerte por 5 anos, isso dificultou no início, mas nada que a força de vontade nao supere.
Foram placas, várias de uma só vez, para ver qual vingava, depois de insucessos, foi carvao ativo e ácido tartárico.
Esses procedimentos nao respondem instantaneamente, tenho potes com esporos e carvao com meses de espera. Olha só esses:

cultivo 6.JPG
Sao 18 potes em cima mais 20 em baixo, alguns bem antigos, de vez em quando um é testado para saber se os esporos despertaram.
Voltando ao inicio; entao 1 pote testado tinha uma geraçao de esporos ativos, daí foram inoculaçoes sucessivas até um potinho de 120 ml com micélio para ser usando.
Como usar nessa situaçao é muto importante, porque se for por um caminho errado, volta-se ao início, entao:
Recolho uma porçao de graos com micélio abundante, coloco num pote estéril e junto água destilada, esse procedimento gera uma soluçao de micélio que puxo para uma seringa sem agulha ( para nao entupir), depois coloco agulha bem grossa e aplico na semente esterilizada.
O restante do potinho com graos é guardado, tenho várias opçoes, caso tudo de errado.
Bem é assim que procedo na maioria dos cultivos quando desejo inocular, parto de micélio em soluçao para acelerar a colonizaçao.
Nunca deixei de usar esporos como partida, mas a sopa de micélio é minha preferida.

Bem já apliquei o tecido vivo na semente, mas nao falei nada da semente, entao um paragrafo para ela, a semente.
Prefiro milho de pipoca, porque aprendi a prepara com confiança, também é mais barato e graos soltos podem gerar sopa de micélio para sucessivas inoculaçoes. O G2G também pode ser usado, mas como precisa abrir o pote, tem chances maiores de uma contaminaçao durante a transferencia de graos, a injeçao de sopa de micélio é muito segura, nao há espaços amplos para entrada de ar, somente o furo da agulha, que é imediatamente fechado.
Pessoal, vamos deixar a ansiedade de lado, porque para trabalhar com milho de pipoca tem que ter paciencia.
Sao 3 ciclos de 24 horas: ferve/descança 3 vezes até que na ultima está pronto, mas é pronto para esterilizar, se isso for feito, garanto que voces nao vao se arrepender.
Eu trabalho com 4 kilos de uma so vez, minha panela de pressao é de 20 litros, entao aproveito o máximo, e economizo gás de cozinha. Como disse acima agora é hora de paciencia.
Começo lavando o milho, despejo na panela, fervo 30 minutos na pressao, desligo o fogo e 24 horas de espera. Abro a panela, verifico o nível de água, completo se necessário, fecho e fervo 30 minutos na pressao, desligo e falta agora só mais 1 vez.
Nessa ultima vez nao há descanso, descarregada a pressao abro a panela, escorro a água e despejo os graos em bandejas, como estao pegando fogo, a água neles evapora e ficam sequinhos, dai e só por nos copos e esterilizar por 60 minutos. Passados 60 minutos, terminou, esfriou, abriu, lacrou o alumínio na boca dos copos e pronto, parte para a injeçao de sopa de micélio. Eu espero 24 horas antes de inocular, assim a pressao interna se restabeleceu, suor foi absorvido, e o mais importante, estou descansado.

cultivo 26.JPG cultivo 29.JPG cultivo 33.JPG cultivo 35.JPG cultivo 40.JPG cultivo 46.JPG

Os copos foram inoculados com sopa de micélio e em 15 dias estavam todos 100% colonizados.

cultivo 51.JPG cultivo 54.JPG cultivo 57.JPGcultivo 58.JPG
A sequencia do cultivo nos leva por dois caminhos diferentes:
montar um casig ou um bulk
Casing é uma montagem simples com acréscimo de uma camada de vermiculita umedecida e esterilizada sobre a semente.

cultivo 60.JPG cultivo 61.JPG cultivo 63.JPG

Já preparei muitos casings, gosto da técnica, mas como tenho acesso a estrume equino estou preparando mais bulks.
Bulk define uma montagem com utilizaçao de material além da vermiculita, geralmente estrume.
A cada estaçao seca eu dedico um dia para ir até o quartel da cavalaria e recolher alguns sacos de estrume.
Deixo secar espalhado no terraço e guardo em sacos para utilizar durante o ano.
Quando necessário pego algumas bolotas de estrume, esfarelo, umedeço, misturo com pó de fibra de coco e pasteurizo.
Meu método de pasteurizaçao foi adpatado ao que tenho a disposiçao.
Comprei uma bacia que encaixa na boca da panela de pressao, o fundo da bacia fica bem acima do nível da água,
Distribuo a mistura na bacia, ponho sobre a panela com água e deixo em fogo baixo por 1 hora.
Esse tempo é suficiente e o material está pronto para utilizar.
cultivo 65.JPG

Retiro os bolos de milho colonizado dos copos, basta bater no fundo, coloco todos numa bacia, em seguida os quebro e misturo o material pasteurizado.
A proporçao: 1 copo de milho X 2 copos de material.

cultivo 59.JPG cultivo 62.JPG cultivo 68.JPG cultivo 69.JPG

Tudo bem misturado é hora de fazer os tijolos.

cultivo 71.JPG cultivo 77.JPG cultivo 78.JPG cultivo 81.JPG cultivo 82.JPG cultivo 83.JPG

10 a 20 dias para colonizar o tijolo bem uniforme, depois levo para o terário.

cultivo 86.JPG

Ultimo passo é a ida para o terrário, e a espera dos pins e frutos.

cultivo 109.JPG cultivo 113.JPG cultivo 115.JPG cultivo 116.JPG cultivo 118.JPG cultivo 119.JPG cultivo 123.JPG cultivo 124.JPG

E o ciclo se fecha com os carimbos.

cultivo 143.JPG cultivo 145.JPG cultivo 146.JPG cultivo 147.JPG
 
Última edição por um moderador:
Isso que eu chamo de "cultivo sustentável", cheio de materiais reciclados :D
Cogumelos tem tudo a ver com preservação ambiental, e preservação ambiental tem tudo a ver com reciclagem. Faz sentido aderirmos as dicas. Parabéns

Quanto a essa strain, acho que é sonho de consumo de qualquer cultivador que acompanhou os cultivos do sumido @Anatman .
Vou torcer para que produzam muitos esporos e rode bastante por ai (e que cheguem a mim é claro).

Obs: Algum bebê ficou muito gordo com tanta papinha. :hilario:
 
Coisa linda!
Vou usar teu diário como guia!
Curti essa técnica da sopa de micelio, até hoje eu achava g2g a melhor pra mim, agora vou testar essa.
 
Eu ia te perguntar sobre a vantagem da sopa de micelio em relação ao g2g fora a questão da contaminação, e acabei esquecendo.
Vc notou alguma vantagem em relação a colonização, e se rende mais?
 
Parabéns pelo cultivo e pela didática, Mauricio. As fotos estão ótimas, ilustraram muito bem todo o processo. Pra mim, um dos melhores tópicos do CM! Tentarei esse método futuramente.
Inspirador!
 
Ótimo tópico, além das belas imagens é quase um guia! Esses do copinho de água mineral, usei um semelhante no primeiro cultivo, um copinho de água de coco e é um pouco maior (300ml).
Quanto ao milho, tinha deixado a ideia de lado pela quantidade de fervuras que ele precisa. Poderia fazer como você e preparar uma grande quantidade, mas só utilizar uma parte e deixar a outra em algum recipiente limpo e vedado? E com o tempo, ir pegando a quantidade necessária pro cultivo.
 
Quanto ao milho, tinha deixado a ideia de lado pela quantidade de fervuras que ele precisa. Poderia fazer como você e preparar uma grande quantidade, mas só utilizar uma parte e deixar a outra em algum recipiente limpo e vedado? E com o tempo, ir pegando a quantidade necessária pro cultivo.

Pode ser feito assim, se mantiver o milho em refrigeraçao.
 
@Mauricio "Recolho uma porçao de graos com micélio abundante, coloco num pote estéril e junto água destilada, esse procedimento gera uma soluçao de micélio que puxo para uma seringa sem agulha ( para nao entupir), depois coloco agulha bem grossa e aplico na semente esterilizada."

Estes grãos com micelio abundante que estão nos potinhos de 120ml são graos de milho previamente inoculados?!
 
Os copos nas fotos sao de 300 ml.
Esses copos foram inoculados com sopa de micélio.
Uma pequena porçao (copo de 120 ml) foi inoculada para fazer as seringas de sopa de micélio.
Com 100 ml de sopa, é possível encher várias seringas e inocular vários copos de 300 ml.
Eu preparei 52 copos (300 ml) de milho de pipoca e inoculei cada um com 1 ml da sopa.
A colonizaçao é muitíssimo mais rápida
 
Os copos nas fotos sao de 300 ml.
Esses copos foram inoculados com sopa de micélio.
Uma pequena porçao (copo de 120 ml) foi inoculada para fazer as seringas de sopa de micélio.
Com 100 ml de sopa, é possível encher várias seringas e inocular vários copos de 300 ml.
Eu preparei 52 copos (300 ml) de milho de pipoca e inoculei cada um com 1 ml da sopa.
A colonizaçao é muitíssimo mais rápida
muito interessante esse metodo Mauricio, vou aderir!!
 
magnífico bro , estava atrás de um tuto pois eu escolhi o milho para cultivo , achei esse diário foda , usa bastante materiais recicláveis isso ajuda pois é fácil de conseguir e no final vc pode descartar separando para coleta , vou usar isso como aprendizado :)
 
Mauricio, você usou apenas 50/50 fibra de coco e esterco!??

Não chegou a usar Cal para regular o pH e Gesso agricola?

Muito boa a ideia de fazer os tijolos. Eu cheguei a usar essas caixasmas fiz algo mais parecido com um casing e não um bulk..
 
Legal @Mauricio! eu tentei essa maneira aí com as caixas de leite e consegui. :))
 
Back
Top