Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo WHITE LIGHTNING

Diário de cultivo completo.
Recebi um carimbo dessa cepa a alguns anos.
Inicialmente preparei uma suspensão de esporos, deixei hidratar por 30 dias, antes de inocular.
Fiz alguns copos de centeio e inoculei, após 30 dias nenhum sinal de colonização.
Fiz CLs e BDAs que não germinaram.
Moí 3 g de carvão vegetal ativado, coloquei num recipiente e pus no forno a 240ºC, depois de frio misturei 1 g em 100 ml de água e raspei um pouco de esporos do carimbos.
Após 7 dias inoculei em copos de centeio e esperei 10 dias antes do surgimento de pontos de colonização em um copo apenas.
Abri o copo e transferir um grão com micélio para uma BDA e obtive crescimento.

P1030193.JPG P1030194.JPG P1030195.JPG P1030196.JPG P1030197.JPG P1030197.JPG
Cortei a parte colonizada da BDA com bisturi, pus num pote pequeno e cortei em pedaços bem pequenos, adicionei CL 3% (água+dextrose) e consegui desenvolver bastante micélio.

P1030190.JPG P1030191.JPG P1030192.JPG

Inoculei em copos de centeio que desenvolveram e 20 dias.

Semente: centeio
Bulk: feno (85)+estrume de cavalo (15)+gesso (5% peso do estrume)

White Lighting 1.JPG White Lighting 2.JPG White Lighting 3.JPG White Lighting 4.JPG White Lighting 5.JPG White Lighting 6.JPG White Lighting 7.JPG White Lighting 8.JPG White Lighting 9.JPG White Lighting 10.JPG White Lighting 11.JPG White Lighting 12.JPG
 
Última edição por um moderador:
Coisa mais linda essa strain, frutos quase albinos mas coloridos ficando quase dourados. Belo cultivo, @Mauricio parabéns. Rola carimbos na ProFungos ou de outra maneira? Grato por compartilhar!
 
Última edição:
Uma verdadeira aula. MacGyver dos cogumelos.
Parabéns pela colheita. Interessante o nome da strain, realmente tem tudo a ver com o aspecto de "relâmpago branco" no flush. Obrigado pela contribuição.
 
Sobre o carvão ativado...
Muitos fungos, entretanto, desenvolveram um raro relacionamento simbiótico com outros microorganismos. Algumas bactérias e leveduras estimulam germinação de esporos em cogumelos que em outras situações seriam difíceis de serem cultivados em culturas estéreis. Os esporos do Cantharellus cibarius, o comum e altamente premiado Chantrelle, não germinam em condições artificiais, resistindo aos esforços dos micologistas mais experientes do mundo. Recentemente, Nils Fries (1979), um micologista suíço, descobriu que quando carvão ativado e levedura vermelha, Rhodotorula glutinis (Fres. [?]) Harrison, foram acrescentadas ao meio, a germinação de esporos seguia logo em diante (carvão ativado é recomendado para qualquer cogumelo cujos esporos não germinam facilmente).
 
Sobre o carvão ativado...

Boa pesquisa, @Amaral. Só faltou citar a fonte, aqui do próprio fórum ;)


Recentemente, Nils Fries (1979), um micologista suíço, descobriu que quando carvão ativado e levedura vermelha, Rhodotorula glutinis (Fres. [?]) Harrison, foram acrescentadas ao meio, a germinação de esporos seguia logo em diante (carvão ativado é recomendado para qualquer cogumelo cujos esporos não germinam facilmente).
 
@Mauricio , você não tem explicação cara, eu me emociono de ver sua dedicação e persistência para com nossos companheiros fungos.
Obrigado grande irmão, além de muito bonito o tópico, é também muito útil! :fotos:
 
Última edição:
Back
Top