Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial WBS - Sementes de pássaros

Cebolo

Cogumelo maduro
Cultivador confiável
13/01/2015
308
2
43
29
Shambalah
Bom gente, sinto que falta um tópico mais recente sobre o assunto.

O único tutorial que achei é diferente deste processo.

Tomei a liberdade de vir aqui trazer um tutorial do shroomery, traduzido por mim, e adicionado minhas observações a partir do mesmo.

WBS - Wild Bird Seed - Sementes para pássaros selvagens.


Primeiramente vamos escolher nossas sementes.

O que podem vir em sementes para pássaros:

Painço de todas as cores e tipos (verde, vermelho, preto, amarelo, bege, português, etc), semente de girassol, alpiste, linhaça, semente de cartamo, niger, semente de nabão, aveia, suplementos vitamínicos (parecem mini rações coloridas), trigo, semente de colza, milho inteiro ou em pedaços, amendoins e nozes, sorgo, frutas secas, etc.

Escolher pacotes que contenham mais Painço (não importa a cor), alpiste, colza, linhaça, niger, milhete, semente de nabão, aveia etc

IMG_20200625_214342576.jpgIMG_20200625_214317611.jpg

NÃO escolher pacotes que contenham:
  • Milho
  • Milho em pedaços
  • Amendoim
  • Sementes de Girassol
  • Passas
  • Nozes
  • Frutas secas
  • Suplementos vitamínicos (parecem mini rações coloridas)
  • Gravetos

Por mais que o seu pacote diga que não contem essas coisas, é possível encontrar, principalmente milho quebrado. Então ao abrir dê uma verificada e remova caso tenha.

Se alguns passarem despercebido provavelmente estará tudo bem.

Escolha a quantidade que você irá usar de sementes, tendo em vista que elas podem aumentar um pouco de tamanho ao absorver água e cozinhar.

Coloque tudo numa panela bem alta, e encha com bastante água
1.jpg2.jpg

Isso vai retirar um monte de poeira e sujeira (como gravetos) que possa vir junto
3.jpg4.jpg

Misture bastante e vire a panela bem devagar para retirar a água, a maioria da sujeira e algumas sementes que boiarem vão embora junto com a água, não tem problema.

Repita esse processo quantas vezes for necessário (umas 3-4) até sua água estar saindo totalmente clara e limpa, sem nenhuma impureza boiando.
5.jpg

:teo_atencao: Recomenda-se jogar fora todas as sementes que boiarem.

Encha a sua panela com água até cobrir pelo menos uns 2 dedos acima das sementes e adicione 1 colher de sopa cheia de Gesso para cada pacote de 500g de sementes (tendo noção que perdeu as sementes que boiaram)
1543346.jpgIMG_20200627_011419280.jpg8.jpg

Para essa mesma medida (pacote de 500g de sementes) adicione 3 xícaras de café feito na hora. (sim, café, aproveita e bebe um gole 😁 )
Faça o café fraco, ou seja, bote pouco pó.
6.jpg7.jpg

Misture bem
IMG_20200627_010530915.jpgIMG_20200627_010547509.jpg
Deixe de molho por 12 a 24 horas.

Após o molho, leve sua panela ao fogo, fogo alto, mexa algumas vezes até quase atingir a fervura.

:teo_atencao: NÃO DEIXE FERVER

Quando estiver assim
9.jpg10.jpg

Desligue o fogo, e esvazie em uma peneira grande e as deixe secar, quanto menos sementes juntas mais rápido vai secar
11.jpg12.jpg

Deixe secar por em média 1h+, vá mexendo elas de 10 em 10 minutos, dê uma sacudida na peneira pra misturar.

Os seus grãos tem que estar secos por fora. Eles não podem estar grudando e pegajosos, para saber se está no ponto, pegue uma folha de papel higiênico e bote um bocado em cima
13.jpg14.jpg
Espere por 15 segundos e retire-os, a folha tem que estar seca, sem marca das sementes.

Se precisar, após 1h e ainda estiverem úmidos, pode finalizar com um secador de cabelo no fraco (vento frio).

Encha seus potes
343682676-thumb_DSC01035.jpg16.jpg

(2/3 para fazer G2G)
17.jpg18.jpg
(3/4 normal, para poder sacudir)

Distribua os potes em sua panela de pressão (uma dica, as sementes não se dão muito bem em contato com a água quente, elas cozinham e grudam uma nas outras, então procure botar acima do nível da água, em cima de outros potes por exemplo)
343635508-thumb_DSC01044.jpg915685667-jarsinPC.jpg343635124-thumb_DSC01048.jpg343634560-thumb_DSC01051.jpg
(desta forma)

Após pegar pressão, deixe por 1h30. (eu fiz com 1h15 e deu certo)

Espere sua panela esfriar

Você pode, após umas 2-4 horas, abrir sua panela e dar uma sacudida nos potes ainda quentes, isso ajuda a distribuir a umidade da mistura. Não é obrigatório.

Após frias, devem estar assim
395870003-DSC01076.jpgSem título.jpg

Agora é só inocular da maneira que preferir :)
Capturar.PNGCapturar22.PNG

Sementes de pássaros é um tipo de spawn, ou seja, necessitam de um casing/bulk para frutificar.

Créditos das imagens e do tutorial original ao
FrankHorrigan
 
Última edição:
Oi cebolo, obrigada pelo tutorial! Qual é a função do gesso e do café?
 
@Cebolo se for aqueles cafés instantaneos (nescafé em pó) tu recomendaria quantas colheres em quantos ML de agua ? Não tomo café 🤣
muito obrigado pela tek!
 
Salve, irmão! Sou iniciante e minhas experiências foram apenas com G2G (flocão de milho para milho). Apesar de ter conseguido duas boas frutificações, estou tendo muita contaminação no spawn de flocão.

Ao utilizar o WBS como spawn, você recomenda algum bulk específico? Quando você diz que precisa de um bulk/casing para frutificar quer dizer que após a colonização das sementes, eu já poderia fazer as camadas do WBS junto com o substrato (vermiculita etc..) no monotub? ou ainda precisa de um segundo grão, como milho de pipoca?

Desculpa se ficou confuso mas como eu só fiz G2G eu to tentando entender como a utilização do WBS se encaixaria no processo... :negativo:
 
Salve, irmão! Sou iniciante e minhas experiências foram apenas com G2G (flocão de milho para milho). Apesar de ter conseguido duas boas frutificações, estou tendo muita contaminação no spawn de flocão.

Ao utilizar o WBS como spawn, você recomenda algum bulk específico? Quando você diz que precisa de um bulk/casing para frutificar quer dizer que após a colonização das sementes, eu já poderia fazer as camadas do WBS junto com o substrato (vermiculita etc..) no monotub? ou ainda precisa de um segundo grão, como milho de pipoca?

Desculpa se ficou confuso mas como eu só fiz G2G eu to tentando entender como a utilização do WBS se encaixaria no processo... :negativo:
Salve @gizziedogg

Após o pote ter sido inoculado, as sementes não devem entrar em contato com nenhum material nutritivo, ou seja, sem inserção de grãos a partir daí.
O substrato pode ser feito apenas com vermiculita, fibra de coco e/ou turfa. Dá pra pegar esse exemplo aqui que eu usei no meu diário.

Depois de pasteurizar esse substrato, é só misturar com as sementes colonizadas e seguir com o processo que você já deve estar acostumado, de deixar em lugar escuro e com pouca troca gasosa para que o micélio se expanda novamente.
 
Salve @gizziedogg

Após o pote ter sido inoculado, as sementes não devem entrar em contato com nenhum material nutritivo, ou seja, sem inserção de grãos a partir daí.
O substrato pode ser feito apenas com vermiculita, fibra de coco e/ou turfa. Dá pra pegar esse exemplo aqui que eu usei no meu diário.

Depois de pasteurizar esse substrato, é só misturar com as sementes colonizadas e seguir com o processo que você já deve estar acostumado, de deixar em lugar escuro e com pouca troca gasosa para que o micélio se expanda novamente.
Valeu Marceloo! Cara muito muito lindo esse seu cultivo da Jack Frost, vou usar esse teu estudo como guia com certeza, inclusive já vou testar também a pasteurização. Só tenho mais uma pequena duvida: vi que voce inoculou via cultura liquida, esse é o único método possível utilizando sementes? ou é possível usar os esporos a partir de carimbos? :unsure:
 
Valeu Marceloo! Cara muito muito lindo esse seu cultivo da Jack Frost, vou usar esse teu estudo como guia com certeza, inclusive já vou testar também a pasteurização. Só tenho mais uma pequena duvida: vi que voce inoculou via cultura liquida, esse é o único método possível utilizando sementes? ou é possível usar os esporos a partir de carimbos? :unsure:
A cultura líquida possui algumas vantagem se for bem feita. Você pode comprar uma e multiplicar centenas de vezes usando ágar por exemplo.
Daí nesse caso dá pra conferir com um grau alto de certeza se há ou não a presença de contaminantes.
Outro benefício é que você consegue uma seringa de CL com bem menos - ou até nenhuma - variabilidade genética, que resulta em menos competição na colonização que se converte numa produtividade mais alta de cogumelos.

Tendo dito isso, é possível inocular usando uma seringa com água destilada + esporos extraídos diretamente do carimbo sim.
Só lembrando que a técnica PFTek tende a ser mais adequada pra essa situação, já que o substrato pobre em nutrientes da mistura se mostra mais resistente à contaminação do que qualquer outro tipo de cultivo em grãos.
 
Pô valeu demais mesmo, Marcelo. Você me ajudou muito mano, vou recomeçar meu ciclo a partir dessas técnicas, tem que meter a cara mesmo asuhasu
Grato irmão!😅🙌
 
Back
Top