Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Você ja teve um Flashback? (Relate)

Você já teve um flashback

  • Sim

    Votos: 21 60.0%
  • Não

    Votos: 5 14.3%
  • Talvez

    Votos: 8 22.9%
  • Outra resposta (relate)

    Votos: 1 2.9%

  • Total de votos
    35

Insider

Eterno Corujão
Cultivador confiável
18/11/2005
1,067
94
37
E ae galera! To virando fan de posts de enquetes hehehe.

Eu sei que ja existem uma equete de flashback, mas antes de votarem queria reconceitualizar um pouco o fenômeno, ja que não vi nada concretizado aqui no fórum.

Desta vez eu quero propor essa enquete com um intuito mas do que saber quem já teve ou não Flashbacks, e sim também como FOI exatamente seu Flashback e o que foi que você usou? Isso mesmo, estou incluindo psilocibina/cina na lista também.

O Flashback é um fenômeno bem misterioso, tanto por ser um fator psicológico e abstrato, como por ser um tema não muito discutido e estudado, devido as espontâneas e impredicáveis experiencias e relatos, alem do mais não achei muito sobre isso aqui no fórum e não vem nada mal complementar um pouquinho.

A ideia mesmo é concretizar um pouco melhor porque, como e com que acontecem os Flashbacks relacionado ao uso de drogas.

Vamos voltar la na definição de Flashback.

Fonte orignal: Wikipedia (parte traduzida por mim exclusivo pro CM! :cool: )


Desambiguação

Um Flashback ou memória recorrente involuntária, é um fenômeno psicológico no qual um indivíduo tem subitamente, normalmente bem fortes, re-experiencias de uma experiencia passada ou elementos de uma experiencia passada. Estas experiencias podem ser felizes, tristes, exitantes, ou qualquer emoção que alguém possa considerar. O termo é usado particularmente quando a memoria é lembrada involuntariamente, e/ou quando é tao intensa que a pessoa "revive" a experiencia, incapaz de reconhece-lo certamente como uma memoria e não algo que esta mesmo acontecendo em "tempo-real".

Relação com doenças mentais e uso de drogas

Os Flashbacks são frequentemente associado com doenças mentais tanto como com sintomas e características de critérios de diagnose de transtorno de stress pós-traumático (TEPT), transtorno de stress agudo e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Flashbacks foram observados também em pessoas que sofrem de depressão maniaca, depressão, saudade, experiencias de quase-morte, ataques de epilepsia, e abuso de drogas. Algumas pesquisas sugeriram que o uso de algumas drogas podem causar experiencias de Flashback na pessoa, enquanto outros estudos mostra que o uso de drogas, especificamente cannabis, pode ajudar a reduzir ocorrências de Flashback em pessoas com TEPT.

Bom, logico que a fonte original fala especificamente sobre o Flashback comum, não especificamente o do LSD. Mas apesar de não existir nenhuma documentação concreta sobre o Flashback de psicotrópicos, acredito existir uma grande relação do fenômeno comum com o fenômeno que venho propor a discutir.

Muitos dizem que o cogumelo não dao Flashbacks, mas eu tenho serias dúvidas sobre isso. Talvez com o LSD seja mais facil experienciar Flashbacks que com a psilocibina, mas se for para olhar pela definição acima, eu tenho certeza absoluta que ja tive Flashbacks com cogumelos, e varios.

Mas os meus Flashbacks, são simplesmente sentimentos, sensações, e ate mesmo pensamentos que me vem a tona subitamente e por uns segundos, talvez milésimos, ou seja, ELEMENTOS da trip que eu tive de cogumelos, mas não a trip em SI.

Segundo essa fonte, as descrições encaixam perfeitamente no que eu supostamente venho a descrever como Flashback.

Então meu voto e conclusão final é SIM eu já tive um Flashback, e com cogumelos! ;)

DISCUTAM COMPANHEIROS!

Um abraco. :)

PS: a EQUETE de Sim e Nao, nao saiu, se der pros moderadores colocarem eu agradeco haha! :D
 
Está aí a enquete.
 
Mini-flashbacks...Coisa de alguns segundos com a visão alterada, alguma luz piscando na periferia da visão ou algum objeto se movendo ou "respirando". Acontece direto, mas é bem sutil e principalmente na semana após a trip.
 
Talvez, após forte experiência com psilocibina, passei meio ano tendo faceis alterações emocionais desencadeadas sem qualquer motivo aparente, normalmente sensações de amor e admiração intença. Também ocorria de eu levar umas "broncas" de uma determinada personalidade frequente sob efeitos dos cogumelos que muito ensina e faz-me aprender, mesmo que duramente.
 
Apesar de já não sentir a muito tempo, entre as minhas 6 primeiras exps, e as mais leves, eu tinha um sentimento que durava alguns instantes, segundos, de vazio total(tipo um branco) que se repetia muito durante as exps, mas hoje nem nas experiencias ele tem ocorrido. inclusive relatei isso em uma de minhas exps, mas desapareciam após alguns dias e como disse, atualmente não tem ocorrido... acho que era psicológico, induzido, n sei...
 
Última edição:
Assim como relatado pelo Mirador, tenho "mini-flashbacks" visuais que ocorrem ao menos 1x por semana, mesmo depois de meses sem o uso de qualquer psicoativo. Percebo que sempre ocorre quando estou concentrado em algo, sinto que a visão periférica começa "respirar", durando apenas alguns segundos. No começo eu achava estranho, mas agora não me incomoda, pelo contrário, acho interessante.

Micélio colonizam cérebros. Amém! :fome:
 
não é bem um flash, nem mesmo na mesma intensidade da exp.
mas mesmo já a um bom tempo sem tripar, algumas vezes sinto como se a percepção conseguisse captar um outro nível de realidade.
instigante, algo como estar "aqui e lá" simultaneamente, mais com o controle que não se tem na trip.
outras vezes é sombria, tenho uma sensação estranha de que estive em um lugar onde não deveria ter estado.
 
sinto que a visão periférica começa "respirar", durando apenas alguns segundos

Tenho tido esse tipo de "visão" também. Mas em vez do efeito de "respirar", vejo pequenas cobrinhas ou pontos de luz que dançam por alguns milésimos de segundo e então somem.

Ocorre também quando estou concentrado, ou com alguma fonte de luz diretamente em minha visão.
 
Quando tomei Beladona, ela voltou, dias depois...
Voltei a ver coisas, estava a noite no parque e ficava vendo grupos de pessoas que não estavam lá. Passou quando eu encontrei alguém... Foi difícil, eu fiquei com as pupilas gigantes por mais de uma semana.... :deolho: rsrsrs
 
Quando tomei Beladona, ela voltou, dias depois...

Vamos tentar manter o foco nos cogumelos mágicos. Qualquer dúvida, leia as regras do fórum.

Tenho tido esse tipo de "visão" também. Mas em vez do efeito de "respirar", vejo pequenas cobrinhas ou pontos de luz que dançam por alguns milésimos de segundo e então somem.

Ocorre também quando estou concentrado, ou com alguma fonte de luz diretamente em minha visão.

O que você experimenta não me parece ser exatamente "flashback", por assim dizer, mas sim um fenômeno chamado de "moscas volantes", algo que de tempo em tempo também experimento: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moscas_volantes

Explicação mais detalhada: http://www.allaboutvision.com/conditions/spotsfloats.htm
 
O que você experimenta não me parece ser exatamente "flashback", por assim dizer, mas sim um fenômeno chamado de "moscas volantes", algo que de tempo em tempo também experimento: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moscas_volantes

Cosmik, eu creio que sejam fenômenos separados!

O que eu experimento é uma espécie de fenômeno elétrico, diferente de quando olho para o céu e vejo as imperfeições do olho, por exemplo.

Esse "moscas volantes" trata de algo mais físico, mas eu não creio que seja o caso! ;)
 
se for incorreto reviver posts, me desculpe!
Porém, um assunto tão interessante nunca morre!

Além das visões alteradas quando leio ou me concentro em algo, claramente consigo ver detalhes das coisas se movendo como se estivesse em uma trip cogú real. Reparei que isso acontece frequentemente, e com facilidade, quando utilizo a erva cannabis.
Será possível esses "ataques" psicodélicos aumentarem a frequência e ou intensidade?
Não achei muita coisa sobre isso. Talvez algo que desencadeie surtos mais sérios futuramente?

Uma coisa é fato, minha cabeça não é a mesma desde que utilizei os dourados pela primeira vez.
E percebo grande mudança significativa na maneira de pensar e agir. Algumas muito positiva.
Porém, o que me dá certo receio, são estes flashbacks que sempre acontecem!
Podemos concluir como algo "normal" ou ainda há muito mais a ser estudado?

Saudações
 
Porém, o que me dá certo receio, são estes flashbacks que sempre acontecem!
Podemos concluir como algo "normal" ou ainda há muito mais a ser estudado?

Cuidado, os seus "flashbacks" podem ser os efeitos da erva! Como você disse, eles são intensificados quando você a utiliza.

Uma vez que você tenha tomado os cogumelos, você nunca irá ser o mesmo, isso é fato! A mudança é real, palpável. :)
 
Lendo esses relatos e vendo os ''pequenos flashbacks'', acho que isso pode ser um fenômeno comum mesmo entre pessoas que nuca utilizaram algum psico ativo.
Essas relembranças são causadas por emoções e experiências já vividas, e quem é que nunca passou por algumas dessas bem memoráveis? E esses fenômenos visuais, tbm acho q são comuns, eu diria que (se for o que estou pensando, os tais fenômenos elétricos) são parecidos com espermatozoides em movimento, e me parecem mais visíveis quando estou alterado(ate cafeinas as vezes). Acho que por algum motivo psicológico, algo parecido como ''micro sintomas'' psicose ( esse ''medinho de fazem algo ''errado'') nós damos uma atenção maior para esses fenômenos comuns e achamos que tem algo de errado conosco. Acho bem plausível essas ideias, o que acham?
 
Vou deixar aqui meu relato.
Acho que já ocorreu comigo uma vez. 1 semana apos fazer o uso de 3 gramas de cogumelos secos eu tive um sonho lucido muito psicodélico, algo que nunca tinha tido antes. Sonhei que eu estava no Mario Kart disputando uma corrida com os personagens.
E o sonho tinha muitas cores e distorções. Foi muito louco, mas por ter sido muito incomum e psicodélico creio que foi um flashback.
 
Após alguns dias que eu tomei alguns [Editado - Moderação]
 
Última edição por um moderador:
Após alguns dias que eu tomei alguns


O foco do fórum são cogumelos.

Por favor não insista em discussão sobre outros psicoativos sem que tenha relação com cogumelos.
 
Pessoal, eu queria saber umas coisinhas.. Nunca usei nenhum tipo de droga e estou afim de experimentar LSD, só que ouço falar muito sobre Flashbacks e pessoas que depois de usarem tomam algum remedio controlado ou algo do tipo, se eu usar apenas uma vez posso ter Flashbacks ou outras coisas? O que me recomendam?
 
Back
Top