Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Você esteriliza o papel alumínio onde você põe o chapéu pra tirar carimbos?

  • Criador do tópico Aureus
  • Data de início
A

Aureus

Visitante
Ou já usa o papel alumínio direto sem esterilizar ou sanitizar com álcool?
 
Eu esterilizo no forno, já cortados e semi-dobrados.
 
Idem! Além de usar luvas, é claro.
Ah... Eu não uso luvas :D Mas também não toco em nada, principalmente o lado de dentro do papel do carimbo.

Eu até tenho luvas de látex, mas não as uso mais. As de procedimento, não são estéreis (só as cirúrgicas já vem esterilizadas), e após algumas tentativas eu senti que as luvas tiram a sensibilidade que eu preciso para manter a assepsia de toque, e sentir a umidade, resíduos de desinfetantes, etc.

Desde o preparo do substrato, inoculação, frutificação e por fim carimbos, para todos os procedimentos, antes de cada um deles, eu apenas lavo as mãos com sabonete bactericida, duas vezes, e depois seco com álcool 70%.

Não encosto nos cogumelos ou chapéus - para retirar o chapéu para carimbar, eu espeto um palito de dente limpo no meio do chapéu, e uso uma tesoura limpa para cortar a estipe rente, sem colher o cogumelo antes. Dali o chapéu vai direto para o alumínio, semi dobrado, fechado num pote hermético previamente limpo. O palito de dente fica, e é usado para levantar o chapéu quando for trocar o alumínio para um segundo carimbo.

E sempre uso touca e máscara, faço os procedimentos depois de um banho.
 
Apenas limpo com álcool 70%. Corto a folha na hora, e utilizo imediatamente, para não deixar exposto.

Dei uma pesquisada, achei uma informação interessante num site do governo americano.

"Alcohols are not recommended for sterilizing medical and surgical materials principally because they lack sporicidal action and they cannot penetrate protein-rich materials"

Se o álcool não mata esporos, o melhor mesmo na minha opinião seria usar o papel alumínio direto do rolo, já que ele vem esterilizado de fábrica e passar papel toalha com alcool talvez introduza mais esporos do que elimine.
 
O papel vem sim bastante limpo de fábrica, já que é produzido a uma temperatura acima de 400 °C e enrolado por máquinas. Mas não diria que é completamente estéril, principalmente depois que abrimos o pacote e deixamos o rolo no armário.

O álcool, assim como o hipoclorito, é um desinfetante de ação média. Realmente não é eficaz contra esporos (a menos que eles eclodam), mas pelo menos irá matar qualquer outro tipo de organismo que porventura estiver no alumínio (bactérias, ácaros...), além de limpá-lo removendo gorduras, por exemplo.

O papel toalha, assim com o o alumínio, parece ser razoavelmente estéril. E a ação de passar o papel toalha pode remover eventuais contaminantes por arraste.

Eu uso o álcool + papel toalha para limpar praticamente tudo, inclusive agulhas de seringa (além de flambar) e as tampas dos potes antes de inocular. Sem problemas.
 
Back
Top