Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Very Desperate Poor Man (PF tek & Balde)

Que aula! Pena que aqui no Sul onde estou as variações de temperatura não favoreção muito essa Tek, acabo dependendo 100% do microclima do terrário pra bons flushs. Ou to fazendo tudo errado HUASAHSUHAS
Noix.
 
Obrigado, irmãos!

Pena que aqui no Sul onde estou as variações de temperatura não favoreção muito essa Tek

Já enfrentei problemas com frio também. Eu usava esse esquema da foto: Monitorando com um termômetro e aumentando/diminuindo a distância entre a lâmpada e o balde, chega-se a uma temperatura ideal.

balde.png
 
Mermão, me conta como você faz pra hidrata esses bulks com segurança de assepsia?
 
Mermão, me conta como você faz pra hidrata esses bulks com segurança de assepsia?

Fala irmão! O ideal é água mineral. Depois de um flush, despejo água até cobrir o micélio e, após 24 horas, escorro:
usando luvas cirúrgicas, apoio o substrato com a mão e viro o balde.

Mas já usei água de torneira várias vezes nesse estágio também. É muito difícil um bulk contaminar depois de ter dado o primeiro flush, comigo, mesmo sem assepsia, nunca contaminou, salvo uma vez em que fiz um casing depois do segundo flush: o trichoderma desenvolveu-se no pó de côco que não estava colonizado pelo cubensis.

O problema com contaminantes sempre surge antes de frutificar.
 
Última edição:
E no final dos flush quando micelio vai perdeno força os contaminantes aproveitam.
 
Em relação à contaminação de bulk's, percebo que ela se dá nos primeiros dias após induzir a frutificação ou durante a incubação.
  • Contaminação durante a incubação: Substrato Bulk pasteurizado incorretamente.
  • Contaminação após induzir a frutificação: Alguma parte do substrato ficou exposto, não colonizado pelo Cubensis.

Para evitar o segundo tipo de contaminação, após ver o bulk completamente colonizado, deixe-o incubando por mais alguns dias para que a massa micelial se torne mais forte e tome todo o substrato.
 
Depois de misturado o Bulk com o spawn no balde, eu devo manter ele úmido ate colonizar 100%?? e depois na hora da frutificação continuo mantendo úmido?? como você disse pode usar agua mineral depois do 1 flush, jogando e derramando... mas antes disso como mantenho a umidade ali dentro? obrigado!
 
Depois de misturado o Bulk com o spawn no balde, eu devo manter ele úmido ate colonizar 100%?? e depois na hora da frutificação continuo mantendo úmido??

Como se diz: a umidade ideal do substrato bulk é aquela em que, espremendo um pouco do bulk com a mão, poucas gotas saem dele*.
  • Umidade em excesso é atrativo para contaminação e inibe o crescimento do fungo;
  • Umidade de menos pode atrapalhar o desenvolvimento ou mesmo matá-lo aos poucos.
Se atente para essa umidade que você verá no substrato após o teste* pois ela deve ser mantida por toda a vida do fungo.

como você disse pode usar agua mineral depois do 1 flush, jogando e derramando... mas antes disso como mantenho a umidade ali dentro? obrigado!

O próprio metabolismo do fungo fará com que ocorra uma maior evaporação da água do substrato e esta mantém o microclima dentro do balde por si só. Se tiveres em um ambiente frio, a umidade dentro do balde pode ser aumentada borrifando um pouco de água nas suas paredes internas.

Abraços!
 
Como se diz: a umidade ideal do substrato bulk é aquela em que, espremendo um pouco do bulk com a mão, poucas gotas saem dele*.
  • Umidade em excesso é atrativo para contaminação e inibe o crescimento do fungo;
  • Umidade de menos pode atrapalhar o desenvolvimento ou mesmo matá-lo aos poucos.
Se atente para essa umidade que você verá no substrato após o teste* pois ela deve ser mantida por toda a vida do fungo.



O próprio metabolismo do fungo fará com que ocorra uma maior evaporação da água do substrato e esta mantém o microclima dentro do balde por si só. Se tiveres em um ambiente frio, a umidade dentro do balde pode ser aumentada borrifando um pouco de água nas suas paredes internas.

Abraços!

Perfeito sua explicação Anatman, muito obrigado!! agora outra duvida, eu sai agora pra comprar a lã acrílica porem não encontrei essa parecida com a da foto toda fundida, apenas essa da minha foto como se fosse linha, queria saber qual a função da lã e se posso usar essa mesmo? DSCF4169.JPG
 
A função da lã acrílica (compro em lojas de tecido) é permitir a troca gasosa mas impedindo a entrada de contaminantes, moscas, etc. Podem ser adaptados vários materiais, desde que não mudem de estrutura quando molhados, como o algodão, por exemplo. Normalmente se usa a lã acrílica, micropore e filtros de papel
/café.
 
e ai Anatman.. Um prazer sauda lo....
Estou por fazer mesma tecnica...
Poderia esclarecer pra mim as proporçoes e ingredientes na preparaçao do BULK ?
Valeu..!!!
 
Última edição:
e ai Anatman.. Um prazer saludarlo....
Estou por façer mesma tecnica...
Podria esclarecer pra mi as proporciones e ingredientes em la preparaçao do BULK ?
Valeu..!!!


Olá!
70% de esterco (equino ou bovino seco) + 30% de vermiculita é uma ótima mistura.

Você também pode usar pó de coco e aditivos como o gesso CaSO4.2H2O a 15%, que enriquece o substrato com cálcio e enxofre. Borra de café e outros estercos (>5%) também são usados. As medidas são baseadas em volume.

Bom Cultivo!
 
Você também pode usar pó de coco e aditivos como o gesso CaSO4.2H2O a 15%, que enriquece o substrato com cálcio e enxofre.



Quanto de gesso CaSO4.2H2O a 15% você costuma usar, @Anatman?

 
Uso um volume de 10-15% de gesso em relação ao volume de esterco.

Tem que ser o sulfato de cálcio dihidratado - CaSO4 . 2H2O.
Mas geralmente vendem como gesso o sulfato de cálcio hemi hidratado CaSO4 . 1/2 H2O, basta adicionar água, esperar endurecer e esfarelar o produto e então você terá o gesso dihidratado. É muito usado nas grandes fazendas de comestíveis. Além de fornecer cálcio e enxofre, ajuda na estrutura do substrato, impede acúmulo de água e mantém o PH regulado (o micélio tende a tornar o meio ácido enquanto coloniza).

No spawn de grãos, uso 0,5%, em volume.
 
Falo Anatman
Entao por exemplo :
Se eu tenho este vidro (es de 500 cm3 ) de milho imaginario rssss
DSCN1951.JPG
e eu quis usar uma proporçao 1-3
meu bulk ficaria assim :
Em volume :
1 e 9/10 Frascos de esterco de cavalo
8 /10 de vermiculita ou 8/10 de po de fibra de coco
2/10 de gesso
1 /10 borra de cafe
ta bom assim ??
Valeu !!!
 
Última edição:
As proporções são apenas uma ideia, um ponto referência. Já fiz bulk's com 100% de esterco de vaca puro e me rendeu 8 colheitas.
De início eu iria pelo básico que é mais garantido de não ter contaminação/problemas; usaria esterco com um pouco de gesso, terá ótimos resultados.
 
Back
Top