Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Vermiculite - Perigoso para a Saúde ?

mirkoarribas

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/11/2006
5
68
50
Olá desde Portugal

Eu uso cogumelos enteogenicos já a algum tempo, e prefiro colhe-los na natureza, mas de a algum tempo tenho comprado Kits de psilocibes através de uma Loja na Internet.

Posso dizer que tenho colhido bem e com sucesso, a minha questão é a seguinte:
Li alguns artigos sobre a perigosidade para a Saúde de um mineral chamado Amianto, pode causar contaminação perigosa provocando o cancer, que foi - e continua a ser usado- muito usado nas decadas de 70 e 80 na construcção civil principalmente sob a forma de vermiculite.
Pois bem os artigos que encontrei são algo assustadores
Veja no seguinte Site:http://aarte.planetaclix.pt/amianto/amianto.htm.

A minha questão é saber se alguem tem conhecimento se a vermiculite muito usada para culturas de cogumelos é perigoso para a saúde.

Obrigado e desejo muita paz e amor para todos
 
bom amigo ,aqui onde eu moro por lei todo e qualquer produto, por mais insiguinificante que seja ,tem que esta escrito se existe alguma substancia causadora de cancer ,assim nos mercados de pratos a chicaras de cafe ,ferramentas de trabalho, ate um simples alicate e outro sao especificados que realmente existe substancia causadora de cancer.

assim posso dizer que ja comprei vermiculite e nao estava escrito nada nao.e acredito que supostamente o vermiculite usado na construcao seja diferente...
 
Olá desde Portugal

Eu uso cogumelos enteogenicos já a algum tempo, e prefiro colhe-los na natureza, mas de a algum tempo tenho comprado Kits de psilocibes através de uma Loja na Internet.

Posso dizer que tenho colhido bem e com sucesso, a minha questão é a seguinte:
Li alguns artigos sobre a perigosidade para a Saúde de um mineral chamado Amianto, pode causar contaminação perigosa provocando o cancer, que foi - e continua a ser usado- muito usado nas decadas de 70 e 80 na construcção civil principalmente sob a forma de vermiculite.
Pois bem os artigos que encontrei são algo assustadores
Veja no seguinte Site:http://aarte.planetaclix.pt/amianto/amianto.htm.

A minha questão é saber se alguem tem conhecimento se a vermiculite muito usada para culturas de cogumelos é perigoso para a saúde.

Obrigado e desejo muita paz e amor para todos

Mário Marcos

Tudo bem ae na terra de cabral Mário!
isso é tudo LENDA. já foi comprovado que nao existe amianto na vermiculita, e se existisse seria necessario aquecêla até 300 graus pra que ele se livberasse na forma de gás e ficasse danoso para nosso organismo.
seja vbem vindo e RELAXE - sei que os cogus são bons e parece que de alguma maneiraeles devem fazer mal pra gente, MAS ELES NAO FAZEM :)
sao um presente divino mesmo.
conta pra gente que strains jah experiementou e coloca umas fotos s[ó pra gente ver como pode vir a ser um Myco-Kit desses por mera curiosidade!
 
Olá Mirkoarribas!

Apenas para exemplificar, por aqui a fabricação de certas telhas que contêm amianto foi proibida!

Utilizar a telha não causa risco nenhum, porém no processo de fabricação muitas vezes partículas minúsculas de amianto poderiam ser absorvidas pelos operadores, tanto por inalação quanto por exposição/contato constante a longo prazo.

Veja bem, hoje não se vê mais essa telha porque os métodos de fabricação eram inadequados (não sei se hoje é diferente). No entanto quem tem essa telha não corre risco nenhum.

A não ser que nós consigamos terminar com a atmosfera de tanta poluição, e que o Sol comece a morrer (e com isso aumentar MUITO sua temperatura)... Dai sim teríamos um calor maior que 300 graus suficientes para os telhados desse material começar a soltarem os gases tóxicos.

Levando em consideração que vapores geralmente 'sobem' devido sua sutileza, temos que considerar que quando esses gases saírem, devemos estar em cima de nossos telhados, ai sim inalaremos o gás do mal. (Não sei se vapor de amianto é mais denso ou sutil para subir ou descer pela atmosfera!) Mas não tem importância... Antes da superfície da Terra chegar a 300 graus estaríamos todos mortos...

Mirkoarribas, o que quero dizer é que o amianto foi proibido aonde era mal utilizado.

Não seria diferente com a vermiculita se ela fosse realmente prejudicial.

Quero dizer, pelo menos aqui no Brasil.

Não se esqueça de se apresentar!
 
Existe vermiculite sem amianto. Já agora em que zonas em PT é que encontras cogumelos?
 
Olá, como deves saber os cogumelos psilocibinos existem praticamente em todo o mundo, eu pessoalmente encontro-os na natureza... claro que é necessário um prévio estudo e consulta de um bom guia de campo....


Pois, mas agora devo confiar no bom senso da empresa que os vende...e acreditar que eles usam vermiculite sem amianto...pois eu pessoalmente compro numa loja online
 
Que existem na natureza toda a gente sabe agora que encontras em todo o mundo já não sei se é assim devido as temperaturas. Em portugal já ouvi pessoal que disse que pos lados de Sintra havia mas amanitas agora P. cubensis duvido que encontres em Portugal devido a temperatura que só ronda os 28º/30º no Verão que por sinal é bastante seco ou seja não frutifica.
 
Em Portugal temos um clima que varia de região para região, apesar de ser um pais pequeno, existe diversidade de temperaturas e humidade.
onde eu vivo tanto na primavera como no Outono existem condições favoráveis a frutificação de diversos cogumelos entre os quais Psilocibinos.
Aliás na peninsula Ibérica encontra-se mais que uma variante de cogumelos psilocibinos, podes encontrar com bastante facilidade os Psilocibe seminceleata, azurensis e claro encontras nuita fartura de Amanitas muscaria.
 
existe vermiculita com amianto sim, mas as de mais qualidade geralmente falam na embalagem que nao contem amianto

Não sei se alguém já postou esse link aqui (a pesquisa não indicou nada), mas tem um texto interessante sobre vermiculita, e no final:

"Aspectos de Saúde e Segurança da Vermiculita: A vermiculita é isenta de amianto de acordo com análises seqüenciadas feitas pelo Ontário Research Foundation e pelo Institute of Occuoational Medicine de Edinburg, Escócia cujos laudos tem sido efetuados desde 1982."

http://www.eucatex.com.br/eucatex/descricao.asp?B2=&A1=15&A2=104
 
Até onde sei a vermiculita é avaliada pela presença de amianto desde a extração do minério vermiculita nas minas até a sua exfoliação que produz a vermi fofinha q rola pro plantio.

As vermiculitas utilizadas para plantio, no Brasil ou em qualquer lugar no mundo, NÂO devem conter carcinogênicos em quantidades detectáveis pela fiscalização sanitária e de alimentos, em suas amostras aleatórias das tais vermiculitas usadas para plantio no mercado, simplesmente pq se fosse detectada a presença de carcinogênicos elas não estariam no mercado. É uma questão de confiar nessa fiscalização ou não.


Preocupação igualmente importante seria: e os AGROTÒXICOS utilizados no cultivo dos grãos q usamos??
 
Preocupação igualmente importante seria: e os AGROTÒXICOS utilizados no cultivo dos grãos q usamos??


Use grãos orgânicos, e confie na certificação, é claro ;)

Mas não vejo muito sentido em usar grãos orgânicos para cultivar fungos que você vai ingerir em quantidade de poucas gramas, se você não se alimenta no dia a dia também de grãos orgânicos.
 
Use grãos orgânicos, e confie na certificação, é claro ;)

Mas não vejo muito sentido em usar grãos orgânicos para cultivar fungos que você vai ingerir em quantidade de poucas gramas, se você não se alimenta no dia a dia também de grãos orgânicos.
o que você come pouco importa, o que importa é o que o fungo come pra ficar potente e grosso.
 
Preocupado em não ingerir vermiculita, limpei 4 cogumelos antes de seca-los, o que resultou em uma considerável perda de MP (magic points) com o azulamento.
Melhor limpar depois mesmo. Pode até ser que limpando depois a vermiculita não saia totalmente como sairia se o cogumelo fosse lavado em água corrente, mas, com base nestes estudos, podemos ter certeza que ingerir uns 2 ou 3 grãos de 0,01 mm³ de vermiculita não faz mal!
 
Bom.. encontrei isso.. está ai pra debater o que acham??
Vermiculite é um esquisito, natural mineral de aparência semelhante à mica . De acordo com a Agência de Proteção Ambiental , vermiculita tem a propriedade única de expansão para até 50 vezes o seu tamanho original sob alta temperatura, e teve como resultado um excelente isolamento em milhões de lares e edifícios comerciais. No entanto, vermiculita muitas vezes também contém fibras de amianto , o que representa perigo real e grave para as pessoas. Entender esses perigos é fundamental para sua saúde - e integral para viver uma vida mais longa. Mesotelioma

exposição a materiais vermiculita pode causar um tipo grave de câncer chamado mesotelioma , em que o revestimento abdominal e parte dos pulmões são afetados. Segundo o Centro Canadense de Saúde e Segurança Ocupacional, sintomas de mesotelioma incluem aparecimento de tumores, fraqueza muscular , febre e perda de peso.

Mesotelioma ocorre geralmente após muitos anos de exposição a materiais vermiculita amianto -rolamento , com a sua sintomas começam a aparecer em qualquer lugar de 10 a 40 anos após a respiração em fibras de amianto de isolamento vermiculita ou outros materiais feitos a partir do mineral .
Asbestose

Exigir incrementos muito mais curtos de tempo para aparecer do que o mesotelioma , muitas vezes apenas alguns anos em vez de décadas asbestose é outro perigo de vermiculita . Contratado pela inalação de amianto no ar a partir de vermiculita , esta doença tem um prognóstico um pouco melhor do que o mesotelioma, embora ainda seja grave.

Asbestose pode se manifestar com um som de crepitação no final da inalação para os pulmões , e pode levar a falta de ar que persiste ao longo de muitos anos. Apesar de não ser de terminal por conta própria , a asbestose pode contribuir para outras doenças respiratórias, como enfisema e câncer de pulmão.
Lung Cancer

Outro perigo a saúde causados por vermiculita contaminado com fibras de amianto , câncer de pulmão é uma doença terminal que -como mesotelioma pode levar muitos anos para se desenvolver. A exposição a vermiculita combinado com o tabagismo e outros fatores de risco pode aumentar significativamente o risco de uma pessoa por um câncer de pulmão.

Tosse crônica , perda de peso e dor no peito são os eventuais efeitos colaterais do câncer de pulmão. Este perigo de vermiculita é mortal , e se você trabalhou com isolamento , cercas ou outros materiais contendo vermiculita no passado , é fundamental consultar seu médico sobre as possibilidades de câncer de pulmão induzido por amianto. Tal como acontece com todos os perigos de vermiculita , vendo o seu médico mais cedo, fazendo perguntas e recebendo raios-X feito do seu peito e abdômen irá reduzir significativamente o nível de perigo da exposição passada ou presente de vermiculita .

Fonte:
http://www.365saude.com.br/pt-public-health-safety/pt-public-health/1009077582.html
 
Back
Top