Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Ventilação do terrario

Trevis

Primórdia
Membro Ativo
20/09/2016
174
24
Fala pessoal!

Estou com uma caixa de 70L, e vou fazer dela meu terrario. Queria saber o que vocês acham de colocar dois coolers nela, um em cima e outro em baixo, para troca gasosa.

Obs1: eu posso ajustar a velocidade deles, deixo fraco ou forte?

Obs2: eles nao iriam secar o terrario? Pretendo apenas deixar a umidificação por conta da argila expandida, e as vezes borrifarei água.

Valeu! Abraço a todos
 
Última edição por um moderador:
Oi lucastav!

Eu tambem estava com essa ideia e o pessoal mais experiente aqui do fórum aconcelhou.me a esquecer essa ideia. o cooler vai secar muito o ambiente dentro do terrario segundo alguns users..

Nunca cheguei a experimentar ..
 
Última edição:
É só no que consigo pensar @Dingo... Vou fazer o seguindo:

Prendo eles por fora, afastados 1cm, e com furos pequenos ao invés de um furo do tamanho do cooler com ele encaixado. Apenas pra acelerar um pouco a troca gasosa.

Penso em colocar canudos no furo pro ár que entrar espalhar melhor pela caixa, e pro ár lá em baixo ser sugado de partes diferentes da caixa.

Meio complicado, imagino, mas em minha cabeça funciona hahaha Vamos ver, posto aqui como ficou e faço um teste com um Incenso, pra ver se tá circulando ar mesmo.
 
Última edição por um moderador:
Acho que esta seja a melhor posição sobre o tema de troca gasosa que vi até agora:

Exatamente, o Stamets mesmo frisa a importância não só da troca de ar, mas também de gerar turbulência nesse ar que fica estagnado em certos áreas do terrário.

As trocas automatizadas mecanicamente, em regra, não geram turbulência, que oxigena o terrário sem grande redução de umidade. Normalmente uso de coolers reduz a umidade contraproduzindo a troca gasosa. Muito comum ver cultivadores abrirem mão de usar coolers depois de instalados, nos diários.

O tópico https://teonanacatl.org/threads/o-co2-se-acumula-no-fundo-do-terrário-e-no-terrário-em-geral-e-outras-questões-sobre-a-troca-de-ar.11715/ trata bem sobre troca gasosa.

Imagino que sistemas que unam umidificação com troca gasosa sejam mais bem sucedidos - mas ainda assim a turbulência parece fazer diferença. Também um sistema baseado em pás que agitem como leques possam ser interessantes, apesar de bem difíceis de se fazer, em especial em terrários não gigantes. :coffee:

E me corrijam por favor no que errei os que entendem melhor do tema, já que eu pessoalmente nunca ventilei minhas Pets, apenas meus in vitro em pote de palmito. :bigode:
 
Última edição:
Tudo isso pra economizar 25 reais.... acho que vou comprar o compressor mesmo, é o que todos usam e recomendam. Parar com as gambiarras hahahha
Valeu pessoal!! Vocês valem ouro
 
Tudo isso pra economizar 25 reais.... acho que vou comprar o compressor mesmo, é o que todos usam e recomendam. Parar com as gambiarras hahahha

Não precisa parar com as gambiarras, só fazer a certa. A pouco tempo alguém postou aqui no fórum um vídeo de como fazer um compressor.

Se você conseguir fazer, só vai precisar comprar o temporizador.
Eu só não faço porque não tenho o mínimo de habilidade construindo essas coisas.
 
As trocas automatizadas mecanicamente, em regra, não geram turbulência, que oxigena o terrário sem grande redução de umidade.
Errado.

Qualquer troca de ar do terrário vai levar consigo a umidade que está nele. E é muito difícil trocar o ar do terrário sem gerar qualquer turbulência, qualquer movimentação e o ar se mistura. O fluxo laminar só acontece em condições específicas e velocidade muito baixa. A umidade também passa do ar mais úmido para o ar mais seco, se for o caso.

Eu mesmo aboli o uso contínuo de compressor de ar, mesmo borbulhando em água, porque deixou meu terrário escorrendo água, porém com o ar seco. Prefiro abanar manualmente, ou deixar o compressor ligado num timer 2x ao dia, quando não estou em casa.


Prendo eles por fora, afastados 1cm, e com furos pequenos ao invés de um furo do tamanho do cooler com ele encaixado. Apenas pra acelerar um pouco a troca gasosa.

Penso em colocar canudos no furo pro ár que entrar espalhar melhor pela caixa, e pro ár lá em baixo ser sugado de partes diferentes da caixa.

Meio complicado, imagino, mas em minha cabeça funciona hahaha Vamos ver, posto aqui como ficou e faço um teste com um Incenso, pra ver se tá circulando ar mesmo.
Coolers em furos sem filtro podem levar contaminantes ou insetos para dentro do terrário, e o uso de algum filtro (lã acrílica, filtro de café etc) pode bloquear o ar do cooler. A do incenso é uma boa idéia, inclusive se você usar um compressor.
 
A pouco tempo alguém postou aqui no fórum u
Eu mesmo :) hahahaha mas isso daí faz um barulho insuportável!! Não dá não.
O que ou fazer é o do outro vídeo, pra ficar jogando a água do fundo pras paredes, não muito forte pra não molar os cogumelos, mas o suficiente pra circular água pelo terrario e compensar a água que sairá pelos coolers.
Os coolers eu vou prender por fora, já fiz 3 furos de meia polegada, em dois tem canos, um de 10cm, outro com um sorriso 30cm, irá fazer com que o ar entre em diferentes locais do terrario, e com que saia de diferentes locais também, evitando o acúmulo de co2.
Pra não entrar ar demais e secar, eu posso controlar a força dos coolers, com as diversas fontes que tenho.
No geral:
Umidade - argila expandida + bomba de água
Troca gasosa: furos espalhados na caixa + coolers com direcionais de canos espalhados pela caixa.
Mais tarde eu posto aqui todos os testes!! :rolleyes:
 
Cheguei a fazer o mini motor pra mover a água, como eu postei em outro tópico, mas ficou vazando, barulhento e pouco eficiente, resolvi fazer melhor:
Peguei a parte de dentro da seringo, prendi no motor giratório (servo) e coloquei na garrafa como na foto. Em baixo tá aberto, e fica entrando água do fundo do isopor, e a parte interna da seringa fica rodando o mais fraco possível (3,3V) e mexendo a água.
Pra ventilar os coolers estão em fase de teste, a 12v eles deixam o terrário seco como esperado, estão a 3,3V agora, bem fracos, se mantiverem a umidade alta eu experimento 5v pra ver se consigo uma melhor troca de ar sem a perda da umidade.
Nos coolers estão 3 furos, dois com canos, e um aberto, todos isolados com micropore ou aquele pano de cozinha (6~8 camadas).
O barulho é aceitável, como o de um liquidificador bem longe.
Tudo deu certo pessoa, deixo aí minha experiência pra quem gosta de brincar de Magaiver como eu!
Valeu, qualquer dúvida tô aí ou no meu Diário! Abraços
 

Anexos

  • coo.jpg
    coo.jpg
    56.4 KB · Visualizações: 75
  • coool.jpg
    coool.jpg
    49.7 KB · Visualizações: 78
  • terra.jpg
    terra.jpg
    49.1 KB · Visualizações: 78
  • terra2.jpg
    terra2.jpg
    70.6 KB · Visualizações: 74
  • terrra.jpg
    terrra.jpg
    64.3 KB · Visualizações: 77
Errado.

Qualquer troca de ar do terrário vai levar consigo a umidade que está nele. E é muito difícil trocar o ar do terrário sem gerar qualquer turbulência, qualquer movimentação e o ar se mistura. O fluxo laminar só acontece em condições específicas e velocidade muito baixa. A umidade também passa do ar mais úmido para o ar mais seco, se for o caso.

Eu mesmo aboli o uso contínuo de compressor de ar, mesmo borbulhando em água, porque deixou meu terrário escorrendo água, porém com o ar seco. Prefiro abanar manualmente, ou deixar o compressor ligado num timer 2x ao dia, quando não estou em casa.



Coolers em furos sem filtro podem levar contaminantes ou insetos para dentro do terrário, e o uso de algum filtro (lã acrílica, filtro de café etc) pode bloquear o ar do cooler. A do incenso é uma boa idéia, inclusive se você usar um compressor.



Quanto tempo é o ideal deixar um compressor ligado considerando o terrário ser uma geladeira? Atualmente deixo meu compressor dentro de uma garrafa com água que ajuda na umidade e funciona como uma espécie de filtro. já que a água uma hora vai saturar de O2 e vai escapar pra atmosfera do sistema.
 
De todas as soluções que eu vejo por ai, o mais eficiente e prático é abrir bastante buraco e abanar pelo menos duas vezes ao dia.
Todas as engenhocas parecem não funcionar melhor que isso.
De quebra você ainda tem um terrário mais simples, confiável, limpo, sem fios e outras porcarias penduradas, etc.
 
A questão é que moro em um local de clima muito quente - 30º o dia quase todo - chegando a 26ºC a noite. Aqui na minha região eu não preciso de termostato eu preciso de refrigeração, coisa que não se consegue com uma caixa organizadora e furos.
 
Back
Top