Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Utilização de malte de cevada ou trigo

Trismegisto

Hifa
Membro Ativo
25/01/2016
66
14
46
Rio de Janeiro
Alguém já utilizou malte de trigo ou cevada para a produção dos micélios?

Como tenho acesso a esse material resolvi utilizar, mas gostaria de saber se já existe algum caso de sucesso.

A saccharomyces cerevisiae se desenvolve bem no mosto destes maltes e é assim que a nossa cerveja é produzida. O grão após fervido tende a ficar um pouco macio mas protegido pela sua casca. Os grãos de malte são bem maires se comparados ao arroz, mas menores que o milho, porém são ricos em amilases e açúcares. A experiência será válida pois após a produção da cerveja sobra uma quantidade muito grande desse "bagaço".

Gostaria de aproveitar e cultivar o fungo diretamente num vasilhame esterilizado sem transferir para outro local com substrato. Alguém acha possível?
 
Última edição por um moderador:
Pessoal, achei um tópico sobre isso mas nada que leve à alguma resposta, então resolvi dar uma pesquisada mas cheguei num ponto sobre o qual não possuo conhecimento.

Eu produzo cerveja em casa, consequentemente sempre tenho um excesso de bagaço de malte que normalmente é jogado no lixo após o processo de brassagem ("cozimento") da cerveja.

Cerca 5kg de malte de cevada para cada 20lts de cerveja são jogados no lixo.

Buscando no google academico encontrei esse subproduto sendo utilizado na produção do substrato de alguns tipos de cogumelos, entre eles o shimeji em uma composição de 50 % bagaço de malte + 50% farelo de trigo. Gostei dessa parte pois estou com uma tentativa de cultivo de shimeji.
( Fonte: ARCA: Espécies comestíveis de cogumelos: perfil mineral, bioacumulação de metais e preparo de material de referência certificado )

Em outro estudo eles indicam a composição do bagaço de malte:

2.3.3. Bagaço de malte
O bagaço de malte é o resíduo resultante do processo inicial da fabricação de cervejas. Este bagaço provém do processo de obtenção do mosto, pela fervura do malte moído e dos adjuntos, que após a filtração, resulta num resíduo que atualmente é destinado para ração animal . Constituído basicamente pelas cascas da cevada malteada, é o principal subproduto da indústria cervejeira (...).

Esse subproduto é um material lignocelulósico com a seguinte composição química:
- 35% de hemicelulose,
- 20 % de celulose,
- 10% de lignina,
- 10% de gorduras.

Segundo Hernández et al. (1999), o bagaço de malte contém 20 a 30% de proteínas e 70 a 80% de fibras. Essa composição pode apresentar variações dependendo do tipo de cevada utilizada, das condições de maltagem e mosturação, e da quantidade e do tipo de adjunto adicionado (SANTOS et al., 2003).

O alto valor de fibras, resíduo de proteínas e açúcares (Tabela 1), torna este bagaço com potencial de utilização em produtos elaborados na panificação, como pães de forma e biscoitos.
Tabela 1. Composição centesimal do bagaço de malte
Matéria seca,%
26,3
Proteína bruta, % ps
23,4
Proteína digestível, % ps
18,5
Fibra bruta, % ps
17,6
Fibra digestível, % ps
7,9
Cinzas totais, % ps
4,1
Lipídio, % ps
7,7
Amido, % ps
11,6


(Retirei alguns trechos. Fonte: Desenvolvimento de um pão fonte de fibras a partir do bagaço de malte )

Pessoal mais experiente e micólogos de plantão, vocês acham que, pelo menos na teoria, eu poderia ter sucesso com esse substrato no cultivo de cubensis? Se sim, que tipo de ajuste parece ser necessário?

As vezes faço pão, mas não tem como dar conta de tanto bagaço de malte. Se os cogumelos forem mais uma fonte de reaproveitamento eu iria ficar muito feliz. Aparentemente o shimeji consegue se desenvolver (os 20% de celulose devem deixar ele bem feliz) e pretendo testar isso em breve, mas não achei nada sobre o cubensis.
 
Última edição:
Mesclei o seu tópico com o único outro que já havia, basicamente a mesma situação.

Do nosso glossário, Extrato de malte
O extrato de malte é um preparado do extrato aquoso de grãos de cevada e outros cereais, germinados e submetidos a processos específicos, resultando em um produto com alto teor de Maltose. O preparado é seco de forma a preservar os nutrientes presentes na forma de carboidratos e substâncias nitrogenadas.

É rico em carboidratos e é adequado para uso em meios empregados para cultivo de Fungos.
(grifo meu)
Apesar de não ter a fonte, creio que se o malte serve para levedura, serve para ágar e serve para shimeji, tem grandes chances de funcionar com cubensis. Só os lipídios não parecem ser uma boa.

Se você tem tanto aí sobrando, faça o teste! Creio que os ajustes principais seriam do conteúdo de umidade de do pH, e adicionar de volta um pouco do açúcar e carboidrato que foi perdido no processo anterior. Se tiver como remover a gordura, melhor ainda. A mistura ficando parecida com a de um bolo PF, com os nutrientes o micélio se vira.
 
O extrato de malte e o bagaço de malte são produtos bem diferentes. Não sei ao certo, mas talvez o bagaço seja tudo que foi tirado na fabricação do extrato hahahha

Quanto à umidade eu tava pensando em misturar o bagaço umido com vermiculita ou pó de coco seco até atingir o ponto certo. Talvez isso nem seja preciso, mas acho que ia ficar um pouco compactado e muito umido.
Um pouco de arroz, num tipo de pf-tek, talvez...

Em relação ao PH, o malte tende a ser ácido. Se não estou enganado, durante a mostura do malte o ph da agua pode ir pra perto de 5,2. Acredito que seja demasiadamente ácido pro cubensis e grande facilitador de contaminantes (carbonato de cálcio neles??).
Não sei se após todo o processo o ph continua tão baixo ou se o malte perde o potencial de tornar o meio ácido.
 
O extrato de malte e o bagaço de malte são produtos bem diferentes. Não sei ao certo, mas talvez o bagaço seja tudo que foi tirado na fabricação do extrato hahahha
Parece que é exatamente isso. Você usa o malte pelos nutrientes e sobra a fibra, certo? Mas alguma coisa de nutriente ainda fica no malte, e o que não ficar você pode repor.

Quanto à umidade eu tava pensando em misturar o bagaço umido com vermiculita ou pó de coco seco até atingir o ponto certo. Talvez isso nem seja preciso, mas acho que ia ficar um pouco compactado e muito umido.
Acho que seria mais fácil secar o bagaço (sol, forno...?) e misturar com a vermiculita ou fibra já na proporção de água (2:1:x). Dá mais trabalho mas não começa já passando do ponto.

Você pode fazer algumas experiências, por exemplo PF-Teks com 50% arroz / 50% malte, 100% malte, com ou sem adição de dextrose etc.

O pH do bagaço deve continuar ácido, então seria bom fazer alguma experiência com o malte antes para saber quanto carbonato será necessário. Pelo que sei os cubensis preferem o meio mais alcalino, mas se desenvolvem bem entre 6,5 e 8.
 
Mas alguma coisa de nutriente ainda fica no malte

Sim, acredito que até sobra bastante coisa no bagaço.

Final da semana passada eu fiz cerveja, guardei o malte na geladeira e hoje esterilizei e inoculei 3 potes de palmito com malte.

Um deles apenas com malte;

Um com 50% malte e 50% vermiculita;
Outro com 50% malte, 50% arroz integral triturado e um pouco de vermiculita (só pra chegar no ponto de umidade).

Aproveitei e fiz uma medição, coloquei um pouco de malte em um copo com um pouco de agua, esquentei a mistura, esperei resfriar e medi o PH com um phmetro eletrônico. Ficou por volta de 6.3, mas eu não sei se essa é a maneira correta de medir o PH nesse caso.
 
Última edição:
Você usou malte crú mesmo ou só o bagaço do malte?
 
Última edição:
Bom, aparentemente o pote que tinha apenas bagaço de malte teve uma contaminação por algum fungo nos pontos de inoculação. Vou dar mais uns dois dias para confirmar, mas não tá me parecendo micélio de cubensis. Se for, está bem algodoado.

Aparentemente, os outros dois potes (um com vermiculita e o outro com arroz) ainda não formaram nada.

Coloquei foto com flash e sem flash do mesmo pote. Na foto não aparenta muito, mas ele me pareceu mais acinzentado que branco.
 

Anexos

  • 15328132_1833578083587513_535098221_n.jpg
    15328132_1833578083587513_535098221_n.jpg
    94.5 KB · Visualizações: 31
  • 15416805_1833578076920847_1045218215_n.jpg
    15416805_1833578076920847_1045218215_n.jpg
    97 KB · Visualizações: 31
  • 15403037_1833578070254181_1475713859_n.jpg
    15403037_1833578070254181_1475713859_n.jpg
    105.1 KB · Visualizações: 31
Última edição:
Bom, aparentemente o pote que tinha apenas bagaço de malte teve uma contaminação por algum fungo nos pontos de inoculação. Vou dar mais uns dois dias para confirmar, mas não tá me parecendo micélio de cubensis. Se for, está bem algodoado.

Aparentemente, os outros dois potes (um com vermiculita e o outro com arroz) ainda não formaram nada.

Coloquei foto com flash e sem flash do mesmo pote. Na foto não aparenta muito, mas ele me pareceu mais acinzentado que branco.

E aí @Barratorta o que surgiu desse teste com o bagaço do malte? Já surgiram frutos?
 
Nenhum deles desenvolveu nada, tirando um que contaminou.

O teste precisa ser feito novamente, pois outros 3 potes com trigo inoculados com o mesmo carimbo de B+akm em outra situação também não desenvolveram nada.
 
Eu sugeriria colocar alguma porcentagem de um grão que ainda não foi utilizado e testar, algo do tipo:
  • 50% bagaço e 50% arroz integral
  • 75% bagaço e 25% arroz integral
Etc.

Mas se os com trigo também não colonizaram pode ter algo de errado com o carimbo ou seringa que você está usando.
 
Estou curtindo muito esssa coisa de usar o mosto pra cultivar psilocybe. Fiz uma mistura de resto de mosto com grama que sobrou do meu jardim e pó de côco, mais ou menos 50/50 em volume (bem mais massa do mosto em relação à grama e o pó). Fiz essa mistura porque o mosto formava uma massa muito compacta.

Pasteurizei numa panelona que eu tenho aqui e fiz um saco de uns 6kg, que daqui um tempo postarei fotos no meu diário. Também fiz 3 potes, os dois de fora são essa mistura de mosto e grama mais um pouco de milho tindalizado, o do meio é só a mistura de mosto e grama, todos foram à panela de pressão por + ou - 1 hora. Aqui os resultados:
16443926_578512168939931_453621715_o.jpg
 
Oloco, pera...

Você está usando mosto mesmo ou o bagaço do malte? o_O
 
Boeno,
Usei algumas vezes o bagaço de malte + pó de coco (1/2 + 1/2) para cultivar o cubs. Mesmo sem ajuste de pH vingou bem.
 

Anexos

  • 10984631_639397452833723_7210953028998220278_n.jpg
    10984631_639397452833723_7210953028998220278_n.jpg
    97.3 KB · Visualizações: 19
Oloco, pera...

Você está usando mosto mesmo ou o bagaço do malte? o_O

Eu escrevi resto de mosto pra falar sobre o bagaço de malte, foi confuso né? kkk

Boeno,
Usei algumas vezes o bagaço de malte + pó de coco (1/2 + 1/2) para cultivar o cubs. Mesmo sem ajuste de pH vingou bem.

Bonito de ver o micélio cara, eu estava fazendo assim, mas estou com uns 80kg de resto de malte a cada 3 semanas então não da pra comprar tanto pó de côco shauhsaahus. Estou secando o malte antes, com uma peneira na qual ele fica suspenso uns 2 dias, assim dá pra reduzir os gastos. Quando acertar bem o processo vou postar um guia pra galera aqui.
 
Pow, que maneiro tópico! Era justamente o que eu estava procurando!
Vou começar a produção com o bagaço de malte da mostura. Realmente são muito quilos de um possível substrato.
 
Back
Top