Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uso recreativo de cogumelos

AmazingNobody

Hifa
Cadastrado
08/09/2020
18
8
24
Olá a todos. Durante uma reflexão e algumas leituras aqui pelo fórum percebi uma certa desaprovação quanto ao uso de cogumelos de forma recreativa e gostaria de entender o porquê. Antes de me posicionar quanto a isso gostaria de fazer algumas considerações que julgo importantes para mim. Em primeira análise, antes de fazer o uso de qualquer droga (seja um remédio, seja uma droga recreativa) sempre fui de pesquisar bastante. Como estudante de medicina e, diga-se de passagem, muito medroso, sempre fiz análises bioquímicas e sociais de todas as drogas as quais experimentei e, sem medo de ser julgado, usei todas para fins recreativos (talvez a maconha em alguns momentos para fim de relaxamento). Ao descobrir os cogumelos e ter minha primeira experiência - esta também com intuito de me divertir com um pouco de psicodelia - também fiz bastante pesquisa e, após tomar os devidos cuidados com set and setting, embarquei. Onde eu quero chegar? O ponto é que mesmo sabendo que meu intuito não era nenhuma reflexão profunda ou viagem enteogênica, eu me atentei à redução de danos e devida preparação mental. Diante disso, gostaria que as pessoas mais experientes me ajudassem a entender porque tanto julgamento acerca daqueles que fazem uso da substância (psilocibina) apenas para se divertir uma ou duas vezes por mês. É realmente imprescindível que todos os consagradores do cogumelo visem viagens profundas e introspectivas ? É, realmente, uma falta de respeito como vi muitos dizer por aqui ? Por favor, não quero que leiam isso com tom de arrogância ou desprezo, realmente procuro um debate mais aprofundado e argumentos válidos pra construção de uma discussão saudável.

Tomando mais uma vez eu como exemplo, nunca tive problemas de depressão nem ansiedade (pelo menos não patológicos, nada além do normal para um jovem de 22 anos), portanto sempre tive uma boa relação com drogas, sempre fui cabeça firme pra tomar decisões independente do meu estado de alteração, portanto, vi como boa a ideia de provar alguns cogumelos pra diversão e pretendo fazer deles uma parte da minha vida, com uso moderado obviamente,, entretanto ao navegar pelo fórum comecei a me sentir de certa forma em culpa pela minha vontade de usar os cogumelos apenas pra ter um "barato" e gostaria de saber a opinião da comunidade.
 
É comum que isso aconteça.

As pessoas que fizeram uso de cogumelos e tiveram uma experiência profunda, são as que se apaixonam e tendem a se manter aqui.

Então o uso recreativo, naturalmente, passa a ser visto como mal uso, desperdício e desrespeito.
 
Última edição:
É comum que isso aconteça.

As pessoas que fizeram uso de cogumelos e tiveram uma experiência profunda, são as que se apaixonam e tendem a se mantém aqui.

Então o uso recreativo, naturalmente, passa a ser visto como mal uso, desperdício e desrespeito.
Entendo, mas de certo ponto de vista é um preconceito, não? Digo, querer julgar a forma como outras pessoas vão fazer uso da substância que, por exemplo, elas mesmo cultivaram. Além do mais, na minha muito humilde e inexperiente opinião, usar cogumelos de forma recreativa e experiências profundas não são coisas que se excluem mutuamente.
E, a priori, sempre vi esse fórum como uma esfera acolhedora de pessoas que se interessam pelos efeitos dos cogumelos, não necessariamente experiências metafísicas e filosóficas. Perdoe se parecer um desabafo, mas me senti bastante decepcionado com alguns comentários que tenho lido de alguns usuários que admiram e defendem tanto o efeito de conexão espiritual da psilocibina, ao passo que menosprezam e julgam experiências recreativas.
 
Cada um tem sua opinião sobre o assunto, vou deixar um pouco dos meus pensamentos.

Primeiro, não sou muito da vertente de "conexão espiritual", apesar de por vezes tratar o cogumelo como religião, não vejo coerência em tratar como espiritual/sagrado.

Prefiro tratar como substância filosófica e que provoca reflexões.
Mas não sou o tipo de pessoa que toma cogumelo quando a lua está minguante em peixes (?). Gosto de me basear na razão e na lógica, mesmo que ainda falte compreensão nas experiências.

Agora, não vejo como manter o consumo de cogumelos de forma recreativa.

Uma vez ou outra até é possível, por ser novidade.
Até você cair em uma experiência mais profunda ou reflexiva.
Nesse momento, normalmente quem usa de forma recreativa abandona e some do fórum.
Porque não é mais algo divertido pra passar o tempo.

Quando eu ainda estava fazendo faculdade de medicina (antes de cancelar a matrícula), meus estágios influenciaram bastante minhas trips.
Dependendo do que já vivenciou, é importante organizar durante a trip. Pois tem situações que podem desencadear pensamentos conflitantes.

Aqui o pessoal não julga as experiências recreativas, tem até um tópico falando sobre sexo na trip (o que é totalmente recreativo), e vários relatos recreativos que geraram discussões boas.

Você não precisa escrever uma monografia para ser algo profundo. Apenas estar proposto a analisar as ideias que surgirem.

A intenção é apenas manter um consumo consciente e que traga benefícios, com segurança.

Eu não leio relatos que não proporcionem qualquer reflexão que seja, em que o caboclo está apenas falando de como ficou doido e abriu as portas do chakra.

Sim, me interesso sobre os efeitos do cogumelo.
Mas eles seguem um padrão e poderia dizer que já estão bem descritos, ninguém fica muito fora da curva.
O que não temos é resultados de efeitos a longo prazo, por isso gosto de frequentar aqui e observar. (Me observar)

Agora, a capacidade filosófica que ele proporciona é o que faz sentido criar um fórum, publicar tópicos e discussões.

Surgem muitas ideias fora da caixa, algumas são apenas devaneios, mas várias podem gerar mudanças no pensamento.
Por isso estímulo a busca pelo uso filosófico e não apenas por diversão.

Por diversão você não precisa relatar nada...
Não precisa debater.
 
Concordo 100% com o que o @Texugo disse, porém gostaria de falar com as minhas palavras também :)

Eu não vejo problema em usar pro lado recreativo, na verdade eu acho que a maioria das pessoas se divertem na onda, como eu, então não deixa de ser uma forma de recreação, de entretenimento.

O que acontece é que a própria substancia te induz à estados de pensamento onde você cria reflexões naturalmente, é impossível fugir, talvez em uma viagem ou outra não te aconteça, mas mantendo o uso você verá como é presente.
Você cria uma conexão com o seu interior, e isso é enteogenia.

Pra mim, uma substancia legal para se ter uma viagem totalmente recreativa é o lsd, do qual eu já nem faço mais uso, os cogumelos me trazem a diversão(diferente) com o bônus dos pensamentos, das reflexões.

Ninguém aqui tem o direito ou vai te julgar por nada, você pode fazer tudo o que quiser desde que não faça mal ao próximo, o corpo é seu :) mas é exatamente o que o Texugo falou:
Agora, a capacidade filosófica que ele proporciona é o que faz sentido criar um fórum, publicar tópicos e discussões.

Surgem muitas ideias fora da caixa, algumas são apenas devaneios, mas várias podem gerar mudanças no pensamento.
Por isso estímulo a busca pelo uso filosófico e não apenas por diversão.

Por diversão você não precisa relatar nada...
Não precisa debater.
Valeu mano,
Paz
 
Última edição:
Cada um tem sua opinião sobre o assunto, vou deixar um pouco dos meus pensamentos.


Agora, não vejo como manter o consumo de cogumelos de forma recreativa.

Uma vez ou outra até é possível, por ser novidade.
Até você cair em uma experiência mais profunda ou reflexiva.
Nesse momento, normalmente quem usa de forma recreativa abandona e some do fórum.
Porque não é mais algo divertido pra passar o tempo.
É, talvez eu ainda seja muito inexperiente pra dar opinião sobre. A questão é mais sobre alguns comentários que eu pessoalmente já vi por aqui. Também sou meio cético quanto a essa propriedade espiritual. Acredito nas conexões neurais e sinápticas criadas no cérebro e a capacidade de acessar pensamentos e níveis de raciocínio inalcançáveis de forma sóbria. Pretendo consagrar os cogumelos 5 vezes esse ano ainda, espero que as viagens me tragam mais sabedoria e criticidade quanto a esse tema. Aliás, antes que eu me esqueça, quero deixar claro que eu tenho muito interesse em ter viagens enteogências e filosóficas, e que não pretendo fazer uso dos cubensis apenas pra diversão. Porém levantei o questionamento: e se eu quisesse? Fico feliz em ouvir todos vocês. E obrigado pelas respostas.
Concordo 100% com o que o @Texugo disse, porém gostaria de falar com as minhas palavras também :)

Eu não vejo problema em usar pro lado recreativo, na verdade eu acho que a maioria das pessoas se divertem na onda, como eu, então não deixa de ser uma forma de recreação, de entretenimento.

O que acontece é que a própria substancia te induz à estados de pensamento onde você criar reflexões naturalmente, é impossível fugir, talvez em uma viagem ou outra não te aconteça, mas mantendo o uso você verá como é presente.
Você cria uma conexão com o seu interior, e isso é enteogenia.

Pra mim, uma substancia legal para se ter uma viagem totalmente recreativa é o lsd, do qual eu já nem faço mais uso, os cogumelos me trazem a diversão(diferente) com o bônus dos pensamentos, das reflexões.

Ninguém aqui tem o direito ou vai te julgar por nada, você pode fazer tudo o que quiser desde que não faça mal ao próximo, o corpo é seu :) mas é exatamente o que o Texugo falou:

Valeu mano,
Paz
Sim, de fato, faz sentido, pensei e concordo. Realmente se a viagem for com intuito apenas recreativo não há o que relatar. Toda viagem acaba trazendo uma reflexão, por mais absurda que esta seja.
 
@gldtn peço que leia o desabafo que faço nesse tópico, já que você é o proprietário do fórum,
a fim de saber o
feedback que estou dando sobre uma fase da Equipe que
não te envolvia mas que prejudicou o Teo por muito tempo.
Não precisa responder, é só para que saiba, amigo.


Sobre a pergunta inicial, tudo depende da época do fórum, das pessoas que estão frequentando no momento e da linha editorial que a Equipe deseja pro fórum, que passou por uma mudança radical entre 2010-2015. Por exemplo, houve períodos aqui em que as pessoas se sentiam pressionadas se dissessem que eram ateias (relatos dos anos 2005-2010), enquanto hoje em dia ninguém liga pra isso.

Nesse mesmo período acima (até 2010 e pouco), por mais luz que todos já sabiam que os cogumelos tinham, as experiências eram de doidera em que no meio vinham insights e descobertas... ou não. Na época também o fórum permitia falar mais abertamente um pouco sobre outros psicoativos, de forma que se encontram 2 relatos soltos antigos no fórum sobre LSD!!! Isso trazia mais gente com mente aberta pra toda forma de experimentação. Contudo, o certo é que o fórum seja apenas de cogumelos e não de outros psicoativos, e nisso concordo inteiramente com a Equipe.

Até aí tudo OK. Só que isso não seria suficiente pra criar uma debandada. O porém da coisa toda que afastou muita gente legal e tolerante começa agora...

:!: A partir desse momento vou fazer um desabafo de sentimentos engasgados há anos. Os envolvidos não são capazes de pedir "desculpas" com a mesma rapidez que se prezaram a me assediar diversas vezes no passado. Então provavelmente se alguém vestir a carapuça, vai ser pra justificar a própria conduta. Uma pena, perderá a chance de demonstrar autocrítica. Quando me referir à "Equipe" não estarei falando de todos os membros da Equipe, mas apenas de um "grupinho". Então, só por ser da Equipe, não quer dizer que estou falando de você, OK? Verifique a sua consciência.

Vamos lá...

Na medida em que a linha editorial do fórum começou a fechar as portas pra qualquer outra coisa, passou a reduzir a variedade de frequentadores e dar mais abertura para quem só usa cogumelo. Isso, com muita tristeza eu digo abertamente neste tópico, incluía até assédio no chat e em tópicos contra pessoas que falassem que sequer fumavam um baseado, tratados como junkies e inferiores. Não havia apenas a proibição formal do fórum, mas também esse assédio contra qualquer um que discordasse do que a Equipe pensava.

Poucos realmente toleraram passar por esse período e muitos foram embora, enquanto a Equipe (que devia dar exemplo de amor) fazia piadas sobre eles no chat como se ao invés de serem Humanos fossem cães sarnentos - isso revoltou muita gente, que se afastou sem dizer nada. Vi muita gente puta no facebook na época (tenho uma conta-pseudônimo de escritor), e inclusive o próprio @Mortandello já conversou comigo sobre a loucura que era a Equipe preferir fazer piada até de quem queria contribuir no fórum só pra realçar o próprio status de superioridade ("quem você pensa que é pra sugerir que um tópico fique em destaque?" - um deles pra mim no chat, em 2016, na vez em que eu cheguei mais perto de abandonar o fórum) e tirar sarro caso a pessoa não tivesse "certo tipo de senso de humor" necessário pra ser um Moderador - como foram as palavras do @Cosmik na época em que @Malahov virou moderadora e que perguntaram no chat o que era preciso pra ser Moderador: basicamente, entenda-se (1) não ter problemas em fazer brincadeiras humilhantes de mal-gosto e consequentemente, após virar membro da Equipe, (2) assediar membros destoantes de um ideal de pureza quase nazifacista-cogumeleiro (estão aí duas palavras que nunca pensei pudessem andar juntas...).

Fico muito feliz que em minha relação pessoal com @Cosmik ele se dignou a me pedir desculpas por ter entrado nessa mentalidade infeliz do que parecia um jogo sádico "Equipe x Membros imperfeitos" em que a gente, os imperfeitos, tomávamos pancada atrás de pancada reforçada pelos membros comuns que mais pareciam seguirem líderes religiosos do que argumentos - e basta ver a quantidade de debates que participei de 2015 a 2017 em que consistentemente pra cada curtida pra mim tinham 10 ou 20 pra eles, pouco importava o tema.

Se opor a um membro da Equipe em qualquer tópico sobre qualquer coisa era o mesmo que sofrer um enxurrada de assédio, e poucos realmente conseguiram passar dessa fase - exceto aqueles que pensavam igual à Equipe (este "grupinho" dela, como expliquei acima, não ela toda). O fórum deixou de ser um local de variedade pra se tornar um lugar de um só pensamento, com estes membros específicos da Equipe usando o capital emocional de gratidão de outros membros pelo fórum existir e suas ferramentas de moderação num tipo de "caça às bruxas" psicológico brutal aos destoantes.

A sensação que tenho dessa época é que eu era muito mal-vindo por aqui, e sem qualquer cerimônia pra me fazerem sentir mal por ser quem sou. Só restaram os extremistas, os puxa-sacos, os indiferentes a isso tudo, e pessoas que insistiam muito em retornar o bem recebido do fórum para as pessoas que viriam pro fórum (obrigado, @Mortandello, por ter me ensinado isso, o que me fez permanecer aqui); e ignorar os destratos dos membros já estabelecidos. Enquanto isso, o fórum se esvaziava (reparem que não tem quase nenhum membro antigo ativo, o que não é normal em fóruns) e estabeleceu um perfil cada vez mais intolerante para tudo que não fosse "mais do mesmo tipo de cogumeleiro específico", porque quem não fosse assim, sofreria uma cascata infinita de mensagens ou feedbacks ruins - recheados de deboche, sarcasmo, e outras armas "espirituais" que davam muito exemplo da elevação de tais pessoas.

Eu fui o que mais insistiu em ir contra essa maré na minha época, 2015, com o fórum já esvaziado. Criei tópicos doidos, mas também trouxe conteúdos novos - que prontamente eram criticados e taxados de inúteis, num excelente exemplo de uso exclusivo de condicionamento negativo. E debati muito com alguns da Equipe em tópicos diversos. Como resultado, minha participação nos primeiros anos é tomada por um dos Moderadores da época (que não sei qual é, sei que a informação veio até mim por outro membro da Equipe que nunca fez parte do "grupinho" e sempre tratou a todos no fórum com respeito) como fato suficiente para que eu jamais seja Moderador do fórum. Pouco importa o quanto eu mude ou tenha mudado ou contribua pro fórum. Pra esse membro da Equipe, eu tô com uma marca indelével e insuperável. Uma forma de pensar nada elevada, por sinal.

:!: E aqui termina o desabafo. Prefiro ser banido do fórum por apenas expressar meus sentimentos do que guardá-los, já que surgiu a vontade de botar isso pra fora. E também hoje em dia sei que não vou sofrer o rolo compressor dos membros normais como antigamente, caso alguém da Equipe "culpe a vítima" em uma resposta abaixo. Edit: caso haja resposta provocativa, não responderei de volta, para não tumultuar o tópico, abro mão da última palavra - e nem pretendo debater meus sentimentos.

Mas claro, um tipo de público se vai, outro tipo de público vem, e o fórum segue firme e forte, com a linha determinada pela Equipe (agora sim como um todo) - que é quem custeia e mantém isso daqui, que não é uma democracia mas um fórum privado do qual quem discorda pode ir embora. Ninguém é obrigado a ficar. Eu escolhi ficar devido ao conselho do @Mortandello de me importar apenas com quem precisava de ajuda, e por esperança de mudanças futuras com um comportamento mais "adequado" da minha parte, fruto de uma autocrítica minha (não senti surtir nenhum efeito no retorno por parte do "grupinho", mas eu me senti melhor em ter melhorado com eles da Equipe), e concordo que só se deve falar de cogumelo e mais nada. Foi uma ótima decisão da Equipe (novamente, agora sim como um todo) seguir esse caminho. Contudo, somado ao que disse no desabafo acima, gerou uma média de público com mente mais fechada em uma única visão que por ser maioria se sente mais confortável para tentar se impor aos que usam apenas por diversão.

:apontar: Só fique claro mais uma coisa: tenho muita gratidão pela Equipe (inclusive o "grupinho") por manterem o fórum. São pessoas boas. Mas pessoas boas podem fazer coisas ruins, às vezes, especialmente quando agem em coletivos... E eu também posso ser bem irritante e difícil de se engolir, eu sei. E por isso mudei minha postura no fórum para ser mais lúcido e menos doido.

--------------------

Agora ao que disse o nobre @Kaedere:

É comum que isso aconteça.

As pessoas que fizeram uso de cogumelos e tiveram uma experiência profunda, são as que se apaixonam e tendem a se manter aqui.

Então o uso recreativo, naturalmente, passa a ser visto como mal uso, desperdício e desrespeito.

Realmente interessante essa análise. Me ajudou na resposta abaixo:

Acho que quem só se diverte tende a não ficar a longo prazo por aqui, porque quem tem um envolvimento mais profundo emocionalmente vai querer ter uma vontade de levar a "mensagem do cogumelo" com mais força. Enquanto pra quem apenas se diverte, é apenas mais uma substância, sem muita importância especial que não seja ter uma vibe limpa, gostosa, libertadora, e tudo mais de bom que o cogumelo proporciona sem criar vício - o que se pode ter com LSD, mescalina, ayahuasca (este se tiver um setting muito bem orientado), e todos os demais psicodélicos clássicos da natureza, que nos acompanham desde os anos 60. E, sem poder falar de outras substâncias por aqui, pois somos felizmente um fórum apenas de cogumelos, vão embora ou participam muito pouco.

------------

Já sobre a próxima pergunta:

Entendo, mas de certo ponto de vista é um preconceito, não?

Sim, quando alguém propõe que seu estilo de vida é melhor do que o do outro, quando o outro em nada lhe interfere ou faz mal de forma direta ou indireta, realiza um ato de preconceito e intolerância - que é o oposto do que se esperaria de uma pessoa enlevada.

Ocorre que existe uma diferença entre o cogumelo ser usado para entretenimento e ser visto como brinquedo. E neste ponto é que as pessoas podem alegar que o uso de entretenimento é ruim pra comunidade como um todo se for feito levianamente, como um brinquedo, por expor os cogumeleiros como loucos irresponsáveis malucos. E até, quem sabe, fazer uma merda de tal tamanho que vá pra TV e leve a uma proibição "a toque de caixa".

Se a pessoa tomar todos os cuidados, fizer tudo conforme o recomendado (mesmo que dê certo ou errado), quem o critique irá apenas entrar nos tópicos alheios pra ofender a pessoa porque discorda dela e em seguida dizer que não é pra ofender mas apenas diz a "verdade absoluta", o que dá na mesma pela falta de trato e cuidado com a suscetibilidade alheia. Não é muito iluminado. "Hahaha, você se deu mal porque ousou tomar cogumelos dessa forma que discordo, e eu sou tão superior a você espiritualmente que estou aqui lhe dando o exemplo de como não ser arrogante" (só que não).

Como dizer...

Você diz que usar cogumelo, ou meio jeito de usar, tá errado...
Nossa, que forte a sua opinião!
Mas, vamos, me diga...
Quem é mesmo você na fila do pão?


O correto é cada um falar em seu próprio tópico como pensa e se sente, ou esclarecer em tópicos alheios sua opinião de forma educada e não impositiva. Manifestar a diferença sem colocar supremacia. Minha visão é essa, sabe como é... o fórum é livre pra qualquer um responder, então quem posta algo que se prepare pra qualquer tipo de resposta... mas ter educação e bom senso no tópico dos outros tem mais valor que ser um cogumeleiro extremista.

____________

Minha posição pessoal: os cogumelos são o sacramento de quando pratico minha religião, e por isso não os vendo, não os troco, e venho todo dia no fórum ajudar as pessoas a cultivarem - porque um dia elas podem descobrir o poder dos Meninos Santos. Mas eu também posso tomá-los (e os tomo) pra entretenimento apenas, em situações mais raras e em doses baixas adequadas pra tanto, porque não há nenhuma oposição em vivenciar os prazeres da vida - e o cogumelo é um dos prazeres que além de ser bom, não vicia, nos liberta e engrandece. E não existe vivência que não ensine alguma coisa. E relaxar um fim de semana com cogumelo pode nos fazer ter uma semana melhor. E um tanto de coisa que francamente nem precisava ser dita. Mas eles não são brinquedos.

Por fim, prefiro o LSD se for pra ter experiências média/fortes psicodélicas de entretenimento - o que faço raras vezes.

Parafraseando um ditado e adaptando aos cogumelos: cada um cuide de seu próprio consumo de cogumelo e pare de meter o bedelho no consumo do cogumelo alheio.

Em resumo, relatos de experiências de entretenimento são super bem-vindas no fórum como qualquer experiência com cogumelos - o que nos importa como o coletivo Teonanacatl em suas regras atuais é que seja psicodelia com cogumelo e não outro psicoativo. São alguns membros que são muito extremistas e intolerantes e manifestam isso na forma de se expressar. Já outros conseguem expressar seu ponto de vista sem soar impositivo, e estes sim contribuem pro crescimento da comunidade.
 
Última edição:
@gldtn peço que leia o desabafo que faço nesse tópico, já que você é o proprietário do fórum,
a fim de saber o
feedback que estou dando sobre uma fase da Equipe que
não te envolvia mas que prejudicou o Teo por muito tempo.
Não precisa responder, é só para que saiba, amigo.


Sobre a pergunta inicial, tudo depende da época do fórum, das pessoas que estão frequentando no momento e da linha editorial que a Equipe deseja pro fórum, que passou por uma mudança radical entre 2010-2015. Por exemplo, houve períodos aqui em que as pessoas se sentiam pressionadas se dissessem que eram ateias (relatos dos anos 2005-2010), enquanto hoje em dia ninguém liga pra isso.

Nesse mesmo período acima (até 2010 e pouco), por mais luz que todos já sabiam que os cogumelos tinham, as experiências eram de doidera em que no meio vinham insights e descobertas... ou não. Na época também o fórum permitia falar mais abertamente um pouco sobre outros psicoativos, de forma que se encontram 2 relatos soltos antigos no fórum sobre LSD!!! Isso trazia mais gente com mente aberta pra toda forma de experimentação. Contudo, o certo é que o fórum seja apenas de cogumelos e não de outros psicoativos, e nisso concordo inteiramente com a Equipe.

Até aí tudo OK. Só que isso não seria suficiente pra criar uma debandada. O porém da coisa toda que afastou muita gente legal e tolerante começa agora...

:!: A partir desse momento vou fazer um desabafo de sentimentos engasgados há anos. Os envolvidos não são capazes de pedir "desculpas" com a mesma rapidez que se prezaram em me assediar diversas vezes no passado. Então provavelmente se alguém vestir a carapuça, vai ser pra justificar a própria conduta. Uma pena, perderá a chance de demonstrar autocrítica. Quando me referir à "Equipe" não estarei falando de todos os membros da Equipe, mas apenas de um "grupinho". Então, só por ser da Equipe, não quer dizer que estou falando de você, OK? Verifique a sua consciência.

Vamos lá...

Na medida em que a linha editorial do fórum começou a fechar as portas pra qualquer outra coisa, passou a reduzir a variedade de frequentadores e dar mais abertura para quem só usa cogumelo. Isso, com muita tristeza eu digo abertamente neste tópico, incluía até assédio no chat e em tópicos contra pessoas que falassem que sequer fumavam um baseado, tratados como junkies e inferiores. Não havia apenas a proibição formal do fórum, mas também esse assédio contra qualquer um que discordasse do que a Equipe pensava.

Poucos realmente toleraram passar por esse período e muitos foram embora, enquanto a Equipe (que devia dar exemplo de amor) fazia piadas sobre eles no chat como se ao invés de serem Humanos fossem cães sarnentos - isso revoltou muita gente, que se afastou sem dizer nada. Vi muita gente puta no facebook na época, e inclusive o próprio @Mortandello já conversou comigo sobre a loucura que era a Equipe preferir fazer piada até de quem queria contribuir no fórum só pra realçar o próprio status de superioridade ("quem você pensa que é pra sugerir que um tópico fique em destaque?" - @PsychoEvie pra mim no chat, em 2016, na vez em que eu cheguei mais perto de abandonar o fórum) e tirar sarro caso a pessoa não tivesse "certo tipo de senso de humor" necessário pra ser um Moderador - como foram as palavras do @Cosmik na época em que @Malahov virou moderadora e que perguntaram no chat o que era preciso pra ser Moderador: basicamente, entendeu-se que assediar membros destoantes do ideal de pureza quase nazifacista-cogumeleiro.

Fico muito feliz que em minha relação pessoal com @Cosmik ele se dignou a me pedir desculpas por ter entrado nessa mentalidade infeliz do que parecia um jogo sádico "Equipe x Membros imperfeitos" em que a gente, os imperfeitos, tomávamos pancada atrás de pancada reforçada pelos membros comuns que mais pareciam seguirem líderes religiosos do que argumentos - e basta ver a quantidade de debates que participei de 2015 a 2017 em que consistentemente pra cada curtida pra mim tinham 10 ou 20 pra eles, pouco importava o tema.

Se opor a um membro da Equipe em qualquer tópico sobre qualquer coisa era o mesmo que sofrer um enxurrada de assédio, e poucos realmente conseguiram passar dessa fase - exceto aqueles que pensavam igual à Equipe (este "grupinho" dela, como expliquei acima, não ela toda). O fórum deixou de ser um local de variedade pra se tornar um lugar de um só pensamento, com estes membros específicos da Equipe usando o capital emocional de gratidão de outros membros pelo fórum existir e suas ferramentas de moderação num tipo de "caça às bruxas" psicológico brutal aos destoantes.

A sensação que tenho dessa época é que eu era muito mal-vindo por aqui, e sem qualquer cerimônia pra me fazerem sentir mal por ser quem sou. Só restaram os extremistas, os puxa-sacos, os indiferentes a isso tudo, e pessoas que insistiam muito em retornar o bem recebido do fórum para as pessoas que viriam pro fórum (obrigado, @Mortandello, por ter me ensinado isso, o que me fez permanecer aqui); e ignorar os destratos dos membros já estabelecidos. Enquanto isso, o fórum se esvaziava (reparem que não tem quase nenhum membro antigo ativo, o que não é normal em fóruns) e estabeleceu um perfil cada vez mais intolerante para tudo que não fosse "mais do mesmo tipo de cogumeleiro específico", porque quem não fosse assim, sofreria uma cascata infinita de mensagens ou feedbacks ruins - recheados de deboche, sarcasmo, e outras armas "espirituais" que davam muito exemplo da elevação de tais pessoas.

Eu fui o que mais insistiu em ir contra essa maré na minha época, 2015, com o fórum já esvaziado. Criei tópicos doidos, mas também trouxe conteúdos novos - que prontamente eram criticados e taxados de inúteis, num excelente exemplo de uso exclusivo de reforço negativo. E debati muito com alguns da Equipe em tópicos diversos. Como resultado, minha participação nos primeiros anos é tomada por um dos Moderadores da época (que não sei qual é, sei que a informação veio até mim por outro membro da Equipe que não fazia parte do "grupinho") como fato suficiente para que eu jamais seja Moderador do fórum. Pouco importa o quanto eu mude ou tenha mudado ou contribua pro fórum. Pra esse membro da Equipe, eu tô com uma marca indelével e insuperável. Uma forma de pensar nada elevada, por sinal.

:!: E aqui termina o desabafo. Prefiro ser banido do fórum por apenas expressar meus sentimentos do que guardá-los, já que surgiu a vontade de botar isso pra fora. E também hoje em dia sei que não vou sofrer o rolo compressor dos membros normais como antigamente, caso alguém da Equipe "culpe a vítima" em uma resposta abaixo.

Mas claro, um tipo de público se vai, outro tipo de público vem, e o fórum segue firme e forte, com a linha determinada pela Equipe (agora sim como um todo) - que é quem custeia e mantém isso daqui, que não é uma democracia mas um fórum privado do qual quem discorda pode ir embora. Ninguém é obrigado a ficar. Eu escolhi ficar devido ao conselho do @Mortandello de me importar apenas com quem precisava de ajuda, e por esperança de mudanças futuras com um comportamento mais "adequado" da minha parte, fruto de uma autocrítica minha (não senti surtir nenhum efeito no retorno por parte do "grupinho", mas eu me senti melhor em ter melhorado com eles da Equipe), e concordo que só se deve falar de cogumelo e mais nada. Foi uma ótima decisão da Equipe (novamente, agora sim como um todo) seguir esse caminho. Contudo, somado ao que disse no desabafo acima, gerou uma média de público com mente mais fechada em uma única visão que por ser maioria se sente mais confortável para tentar se impor aos que usam apenas por diversão.

:apontar: Só fique claro mais uma coisa: tenho muita gratidão pela Equipe (inclusive o "grupinho") por manterem o fórum. São pessoas boas. Mas pessoas boas podem fazer coisas ruins, às vezes, especialmente quando agem em coletivos... E eu também posso ser bem irritante e difícil de se engolir, eu sei. E por isso mudei minha postura no fórum para ser mais lúcido e menos doido.

--------------------

Agora ao que disse o nobre @Kaedere:



Realmente interessante essa análise. Me ajudou na resposta abaixo:

Acho que quem só se diverte tende a não ficar a longo prazo por aqui, porque quem tem um envolvimento mais profundo emocionalmente vai querer ter uma vontade de levar a "mensagem do cogumelo" com mais força. Enquanto pra quem apenas se diverte, é apenas mais uma substância, sem muita importância especial que não seja ter uma vibe limpa, gostosa, libertadora, e tudo mais de bom que o cogumelo proporciona sem criar vício - o que se pode ter com LSD, mescalina, ayahuasca (este se tiver um setting muito bem orientado), e todos os demais psicodélicos clássicos da natureza, que nos acompanham desde os anos 60. E, sem poder falar de outras substâncias por aqui, pois somos felizmente um fórum apenas de cogumelos, vão embora ou participam muito pouco.

------------

Já sobre a próxima pergunta:



Sim, quando alguém propõe que seu estilo de vida é melhor do que o do outro, quando o outro em nada lhe interfere ou faz mal de forma direta ou indireta, realiza um ato de preconceito e intolerância - que é o oposto do que se esperaria de uma pessoa enlevada.

Ocorre que existe uma diferença entre o cogumelo ser usado para entretenimento e ser visto como brinquedo. E neste ponto é que as pessoas podem alegar que o uso de entretenimento é ruim pra comunidade como um todo se for feito levianamente, como um brinquedo, por expor os cogumeleiros como loucos irresponsáveis malucos. E até, quem sabe, fazer uma merda de tal tamanho que vá pra TV e leve a uma proibição "a toque de caixa".

Se a pessoa tomar todos os cuidados, fizer tudo conforme o recomendado (mesmo que dê certo ou errado), quem o critique irá apenas entrar nos tópicos alheios pra ofender a pessoa porque discorda dela e em seguida dizer que não é pra ofender mas apenas diz a "verdade absoluta", o que dá na mesma pela falta de trato e cuidado com a suscetibilidade alheia. Não é muito iluminado. "Hahaha, você se deu mal porque ousou tomar cogumelos dessa forma que discordo, e eu sou tão superior a você espiritualmente que estou aqui lhe dando o exemplo de como não ser arrogante" (só que não).

Como dizer...

Você diz que usar cogumelo, ou meio jeito de usar, tá errado...
Nossa, que forte a sua opinião!
Mas, vamos, me diga...
Quem é mesmo você na fila do pão?


O correto é cada um falar em seu próprio tópico como pensa e se sente, ou esclarecer em tópicos alheios sua opinião de forma educada e não impositiva. Manifestar a diferença sem colocar supremacia. Minha visão é essa, sabe como é... o fórum é livre pra qualquer um responder, então quem posta algo que se prepare pra qualquer tipo de resposta... mas ter educação e bom senso no tópico dos outros tem mais valor que ser um cogumeleiro extremista.

____________

Minha posição pessoal: os cogumelos são o sacramento de quando pratico minha religião, e por isso não os vendo, não os troco, e venho todo dia no fórum ajudar as pessoas a cultivarem - porque um dia elas podem descobrir o poder dos Meninos Santos. Mas eu também posso tomá-los (e os tomo) pra entretenimento apenas, em situações mais raras e em doses baixas adequadas pra tanto, porque não há nenhuma oposição em vivenciar os prazeres da vida - e o cogumelo é um dos prazeres que além de ser bom, não vicia, nos liberta e engrandece. E não existe vivência que não ensine alguma coisa. E relaxar um fim de semana com cogumelo pode nos fazer ter uma semana melhor. E um tanto de coisa que francamente nem precisava ser dita. Mas eles não são brinquedos.

Por fim, prefiro o LSD se for pra ter experiências média/fortes psicodélicas de entretenimento - o que faço raras vezes.

Parafraseando um ditado e adaptando aos cogumelos: cada um cuide de seu próprio consumo de cogumelo e pare de meter o bedelho no consumo do cogumelo alheio.

Em resumo, relatos de experiências de entretenimento são super bem-vindas no fórum como qualquer experiência com cogumelos - o que nos importa como o coletivo Teonanacatl em suas regras atuais é que seja psicodelia com cogumelo e não outro psicoativo. São alguns membros que são muito extremistas e intolerantes e manifestam isso na forma de se expressar. Já outros conseguem expressar seu ponto de vista sem soar impositivo, e estes sim contribuem pro crescimento da comunidade.

Fico feliz em saber que meu tópico te deu motivação para um desabafo desse tipo. Infelizmente não posso opinar muito sobre pois cheguei agora aqui no fórum e, como se não bastasse (ahah), ainda sou uma criança em relação aos cogumelos, não conheço bem as relações previamente aqui existentes. A questão que eu queria atentar e dar foco é um pouco mais pessoal e relacionada à experiência que novatos podem vir a ter e ao fórum como um todo, vou tentar explicar melhor.

Veja bem, eu vim pro fórum justamente antes de ter minha primeira experiência para procurar sanar todas as minhas dúvidas que seções de livros de fisiologia e neurologia não haviam respondido acerca dos cogumelos, ou seja, os relatos das pessoas que haviam passado por experiências. Porra, aprendi muito, de verdade. Aprendi a não lutar contra os efeitos, aprendi sobre eventuais alterações fisiológicas que cogumelos podem causar e que não devem gerar preocupação durante a viagem, aprendi sobre set and setting, sobre o respeito aos danados chapeludos, entre outras coisas muito importantes e úteis. Qual o ponto? TUDO que eu sei sobre a experiência psicodélica conduzida pela psilocibina é fruto deste fórum, de tal modo que quando tive minha primeira viagem meu subconsciente foi fazendo ligações ao que eu havia lido por aqui de tal forma que, por exemplo, ao sentir uma tremedeira ou um enjoo, eu lembrava dos tópicos e me acalmava, refletia sobre como aquilo fazia parte do todo. E agora eu levanto outra sensação que eu senti (a qual não relatei no tópico da primeira experiência, pois, a princípio, parecia banal) que foi justamente um profundo sentimento de culpa por estar fazendo uso da substância apenas para ter um "barato", ou seja, usando os cogus como droga. E de onde veio esse pensamento e essa tristeza? Justamente dos comentários que li aqui, das agressões implícitas de alguns usuários (em tópicos antigos até) e da falta de sensibilidade pra lidar com quem apenas quer, no início, se divertir. Diante disso, levanto este alerta para a comunidade como um todo, as pessoas lembram de vocês, moderadores e usuários daqui, durante as primeiras experiências. Lembram de cada palavra, de cada conselho e, infelizmente, de cada crítica e grosseria. Por isso eu acho muito importante uma reflexão acerca do tema, pois vocês que são muito experientes são como pais e professores para aqueles que embarcam agora nesse mundo. Gostaria de mercar o @Cebolo e o @Texugo para que leiam. É isso galera, paz!
 
É, em resumo, eu apenas tracei as razões de tantas manifestações intolerantes de membros de fórum contra o uso recreativo, inclusive quando feito com observância de tudo que é recomendado. Por isso acreditei que a resposta-desabafo foi no tema do tópico, me desculpe por tumultuar seu tópico! Não desejo começar uma discussão sobre as coisas que disse. Realmente, me desculpe se minha postagem gerar um debate paralelo, porque não foi minha intenção. Edit: já até editei a outra postagem pra informar que não responderei a nenhuma resposta provocativa.

Sobre o tópico mais em foco...

Eu também sinto essa pressão em certo nível: apesar de não me incomodar na experiência em si, quando às vezes começo meus relatos de uso apenas recreativos fazendo várias ressalvas. (Em parte também porque minha posição e representação maior é de que eles são Santos, então sou levado a justificar o uso "mundano"). Acho que todos sentem essa pressão. E é injusta. Ninguém tem o direito de nos fazer sentir mal com algo que nos faça sentir bem sem que façamos mal a alguém.

E vamo que vamo. Tenho curtido bastante seus tópicos. ;)
 
Última edição:
@AmazingNobody Mano, eu entendo totalmente o que você quer dizer com
um profundo sentimento de culpa por estar fazendo uso da substância apenas para ter um "barato"
Eu já me senti assim, e concordo que o fórum realmente pode influenciar a esse pensamento, fico feliz que trouxe essa questão para um tópico que poderá ser lido por vários futuros membros e os ajudar a não se sentir assim :)

Ah, e obrigado @ExPoro, pelas suas palavras também :)
 
Back
Top