Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Usando farinha de quibe

Resolvi fazer um teste usando a farinha de quibe no lugar do arroz integral.
Diário de cultivo completo.
Que ideia genial mano!
Os valores calóricos de ambos são quase idênticos e tem tudo pra dar certo.
Você deu uma triturada a mais ou usou do jeito que veio no pacote?
 
Que ideia genial mano!
Os valores calóricos de ambos são quase idênticos e tem tudo pra dar certo.
Você deu uma triturada a mais ou usou do jeito que veio no pacote?
valeuuu @MarceloHirosse

Usei ela do mesmo jeito que vem no pacote. Não lavei nem hidratei antes.

Está sendo um bom substituto do arroz integral até agora.
 
@Rico Qual a proporção que você usou ? O micélio está lindo, parabens!
 
@Rico Qual a proporção que você usou ? O micélio está lindo, parabens!
Valeu @joaor primeira vez usando a farinha de quibe. O micelio está gostando haha

Usei a proporção 1parte de farinha pra 1 de vermiculita e a água vai acertando o ponto aos poucos. Vai dar quase 1/2 parte . Que fique úmido e não encharcado. E fiz o selo de vermiculita de mais ou menos 2cm.

Até agora estou gostando do resultado.
 
Última edição:
O micélio está lindo, parabéns!

Isso é trigo triturado, não tem pq não dar certo.
O fato dele ser triturado pode até facilitar a esterilização, em comparação com o grão inteiro de trigo que eu costumo usar.
Boa ideia, e também é mais fácil de achar que trigo.
 
O micélio está lindo, parabéns!

Isso é trigo triturado, não tem pq não dar certo.
O fato dele ser triturado pode até facilitar a esterilização, em comparação com o grão inteiro de trigo que eu costumo usar.
Boa ideia, e também é mais fácil de achar que trigo.
Valeu @Barratorta o micélio está gostando mesmo da farinha. Minha primeira experiência com ela.

Estou com um pote de trigo inteiro que está demorando demais pro micélio correr image.jpg

Usei um pedaço de papelão pra inocular.
image.jpg


Mas não deixei o grão de molho apenas cozinhei ele 10min. Acho que o grão ficou meio duro e seco

Mais um potinho no caminho. image.jpg
 
Hoje mais uma olhada nos meninos. Andam um pouco devagar mas parecem bem vistosos.

A6BABFC1-C882-4758-A112-885612C0E678.jpeg

O micélio está bonito. Estou gostando muito de usar a farinha do quibe. Mais prático que o arroz integral. Mas o ponto da água vai um pouco mais pela farinha do quibe puxar muita água

9F63C21F-7EF7-412F-8645-2C4980044034.jpeg

Acho que pelo preço tbm está compensando. Preciso fazer os calcular ver quantos potes consigo fazer com um pacote de farinha e com um pacote de arroz integral.

!
 
Um pote contaminou, de noite esqueci de desligar o aquecedor do terrário e não tenho termostato, esquentou demais e acho que esse foi o problema.

CD029B23-405C-4520-8E5A-164FBC95F052.jpeg
E87F560F-1F68-4A5B-B53D-E59DE1A7656C.jpeg


Os outros potes estão normais ainda.

image.jpgimage.jpgimage.jpg
 
@Rico onde você mora é muito frio?
Recentemente depois de muito pesquisar acabei optando por desligar o aquecedor da minha incubadora.

Ainda que a gente veja sugestões de incubação à 29°, temos evidência que o "sweet spot" do meio externo idealmente deve orbitar os 20°~25°.
Apenas 5° Celsius a mais ou a menos podem desacelerar em até 50% a colonização. Lembrando que no interior do pote, a decomposição libera calor e CO2 que conserva essa energia, elevando uns 2~3° lá dentro.

Talvez você já saiba de tudo isso e eu esteja chovendo no molhado, mas ultimamente tenho percebido que o aquecimento, num país quente como o nosso, gera mais problemas do que resolve.

E quanto aos potes, sigo ansioso aqui pra ver os resultados!
Considerando a proporção maior de material nutritivo do que no pftek comum, quero muito ver se o número ou tamanho dos cogumelos vai ser maior.
 
@Rico onde você mora é muito frio?
Recentemente depois de muito pesquisar acabei optando por desligar o aquecedor da minha incubadora.

Ainda que a gente veja sugestões de incubação à 29°, temos evidência que o "sweet spot" do meio externo idealmente deve orbitar os 20°~25°.
Apenas 5° Celsius a mais ou a menos podem desacelerar em até 50% a colonização. Lembrando que no interior do pote, a decomposição libera calor e CO2 que conserva essa energia, elevando uns 2~3° lá dentro.

Talvez você já saiba de tudo isso e eu esteja chovendo no molhado, mas ultimamente tenho percebido que o aquecimento, num país quente como o nosso, gera mais problemas do que resolve.

E quanto aos potes, sigo ansioso aqui pra ver os resultados!
Considerando a proporção maior de material nutritivo do que no pftek comum, quero muito ver se o número ou tamanho dos cogumelos vai ser maior.
Moro aqui pra baixo no sul @MarceloHirosse numa cidade que é comparada a Londres kkkkkk só chove e é nublada hahaha e quando esquenta, esquenta muito. Hoje está 13graus aqui. E durante o dia chega a uns 23.

Estou querendo logo comprar o termostato para manter a temperatura regular sempre.

Já deixei dentro do guarda roupa numa caixa de papelão. Mas dias de sol a parede esquenta e dentro do guarda roupa vira uma sauna. Os potes ficavam todos suados por dentro.

Ainda sou iniciante, estou aqui pra aprender. Um mundo onde me encantei.

Também estou curioso para ver se esse substrato vai dar bons frutos.
 
Moro aqui pra baixo no sul @MarceloHirosse numa cidade que é comparada a Londres kkkkkk só chove e é nublada hahaha e quando esquenta, esquenta muito. Hoje está 13graus aqui. E durante o dia chega a uns 23.

Estou querendo logo comprar o termostato para manter a temperatura regular sempre.

Já deixei dentro do guarda roupa numa caixa de papelão. Mas dias de sol a parede esquenta e dentro do guarda roupa vira uma sauna. Os potes ficavam todos suados por dentro.

Ainda sou iniciante, estou aqui pra aprender. Um mundo onde me encantei.

Também estou curioso para ver se esse substrato vai dar bons frutos.
Poxa 13° é puxado mesmo!
Aqui na minha cidade o clima é bem constante e fica dentro da faixa ideal, mas durante umas 3~4 horas no meio da noite a temperatura cai pra uns 17°.
Nesse caso específico considerei que seria melhor aceitar a condição adversa do que lutar contra e arriscar produzir uma nova adversidade.

E enquanto escrevia essa mensagem, me lembrei que com o inverno se aproximando talvez seja o momento de estocar cubensis para os próximos meses e aproveitar o clima pra produzir outras variedades como o juba de leão.
 
Poxa 13° é puxado mesmo!
Aqui na minha cidade o clima é bem constante e fica dentro da faixa ideal, mas durante umas 3~4 horas no meio da noite a temperatura cai pra uns 17°.
Nesse caso específico considerei que seria melhor aceitar a condição adversa do que lutar contra e arriscar produzir uma nova adversidade.

E enquanto escrevia essa mensagem, me lembrei que com o inverno se aproximando talvez seja o momento de estocar cubensis para os próximos meses e aproveitar o clima pra produzir outras variedades como o juba de leão.
Nem me fale frio mesmo. Difícil essa época pra produzir. Acabei demorando pra começar esse ano. Estava muito corrido. Agora que comecei vou ter que investir no aquecimento pra dar certo.

Estou querendo produzir outros mesmos. Só tive o contato com cubensis mesmo produzindo do zero. Já cultivei os alimentícios shitake e shimeji mas já ganhei o substrato inoculado.

Vamos aumentando a variedade. Logo vou querer outros. Tentar fazer trocas aqui no Teo.
 
Nem me fale frio mesmo. Difícil essa época pra produzir. Acabei demorando pra começar esse ano. Estava muito corrido. Agora que comecei vou ter que investir no aquecimento pra dar certo.

Estou querendo produzir outros mesmos. Só tive o contato com cubensis mesmo produzindo do zero. Já cultivei os alimentícios shitake e shimeji mas já ganhei o substrato inoculado.

Vamos aumentando a variedade. Logo vou querer outros. Tentar fazer trocas aqui no Teo.
Eu possuo culturas líquidas de algumas espécies raras/incomuns as quais gostaria de distribuir pro pessoal aqui do fórum, mas fico com pé atrás de entregar meus dados pessoais e endereço junto ao pacote do sedex kkkkk

Será que é possível dar informações "ligeiramente" modificadas na hora do envio?
 
Eu possuo culturas líquidas de algumas espécies raras/incomuns as quais gostaria de distribuir pro pessoal aqui do fórum, mas fico com pé atrás de entregar meus dados pessoais e endereço junto ao pacote do sedex kkkkk

Lembro que trocas e doações só no Compartilhando & trocando.
 
Falta muito pouco dos dois potes fecharem. Um deles eu descartei com possível contaminação.

B86653CF-F6D4-4E78-90D5-E1D169461732.jpeg3B085BDB-6470-413B-BAE6-049540BB6C4D.jpeg3BFF98E4-EE49-495E-8CB3-087422F651F6.jpeg1B262B68-D901-4349-BE03-B72B0F4ECA0C.jpeg3308759E-1178-4A8C-AFAB-ACFAC15F360A.jpeg
 
Será que é possível dar informações "ligeiramente" modificadas na hora do envio?

Realçado o que disse o mestre @Ecuador sobre ofertas e pedidos apenas no setor de C&T,

Sim, mete qualquer endereço de retorno no seu pacote ou carta de envio. Enfia o CEP genérico da sua cidade, inventa um nome e endereço de retorno, e pronto. :D

Eu uso "ExPoro" de remetente, "Rua Teonanacatl, nº 9", pq o número 9 lembra um cogumelo kkkk
 
Realçado o que disse o mestre @Ecuador sobre ofertas e pedidos apenas no setor de C&T,

Sim, mete qualquer endereço de retorno no seu pacote ou carta de envio. Enfia o CEP genérico da sua cidade, inventa um nome e endereço de retorno, e pronto. :D

Eu uso "ExPoro" de remetente, "Rua Teonanacatl, nº 9", pq o número 9 lembra um cogumelo kkkk
Muito boa essa ideia. Pensei bem nisso mesmo.
 
Back
Top