Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Upgrade no terrário

GabrielR

Esporo
Cadastrado
01/05/2022
13
2
25
Atualmente, estou com a seguinte configuração:
-Terrário caixa organizadora transparente de 78L
-4 furos 6x6 tampados com TNT
-um aquecedor de 10w que, juntamente com uma lampada bem perto do terrario, ta dando conta de manter a temperatura
-um borbulhador bem fraquinho que não consigo deixar ligado o dia todo pois fiz a burrada de comprar a pilha
-Abro o terrario 3 vezes ao dia pra abanar

Do inicio do mes pra cá, cultivei um casing de True Albino que deu muito certo, estou indo pro terceiro flush. Foi meu primeiro cultivo.
Como deu certo, resolvi confeccionar 4 casings, sendo 2 australian e 2 cambodian pra dar prosseguimento aos meus cultivos.
Sendo assim, investi em uma bomba de aquario com duas mangueiras 500L/h que me permite deixar ligado na tomada 24h por dia.

Tava vendo também de fazer mais furos pequenos, porem não encontro perlon e nem TNT aqui na minha cidade, e o por causa do valor do frete, comprar pela internet está fora do orçamento. O unico material que teria disponivel pra tapar esse buracos menores seriam micropore ou filtro de café, da pra quebrar o galho com algum desses filtros?

To tentando aumentar a troca gasosa, pois estou com 4 casings dentro desse terrario e a demanda por O2 aumentou em decorrencia disso.
Só com a bomba de ar nova é possivel suprir a troca gasosa? Ou ainda vou precisar abrir o terrario pra abanar? Os furos adcionais são necessários nesse caso?

Caso tenham alguma sujestão de upgrade barato e efiente, por favor me recomendem.
 
Eu já estava indo dormir e vi isso aqui então vou só deixar uma sugestão rápida e aguardar que outras pessoas complementem qualquer coisa :)
Sobre o borbulhador a pilha, o que tu poderia fazer é usar uma pequena fonte que tenha a mesma voltagem da quantidade de pinhas e usar nele :)
Se forem só duas pilhas, até um carregador de celular teria voltagem suficiente pra deixar ele ligado hehe
 
Obrigado pelo comentário!
Sim, eu tinha pensando nessa possibilidade, mas tenho zero conhecimento em eletrônica hahaha. Ademais, a bomba a pilha que tenho aqui é de 50L/h, não acho que supra o oxigênio demandado por 4 casings em um terrario de 78 litros.
Mas vou tentar pesquisar mais sobre usar a fonte no borbulhador, já que tenho algums planos de fazer um terrario menor pra testar bolos pftek.
 
Acordei e pude ler melhor teu tópico hehe

Então, sobre a bomba nova, eu creio que mesmo com a grande potência dela ainda é preciso abanar o terrário pois o problema não é apenas a falta de O2 dentro mas também o acumulo de CO2 no fundo do terrário. Pra isso é necessário que exista uma corrente de ar dentro, o que eu creio que o borbulhador não consiga fornecer de forma satisfatória (alguns membros do fórum acreditam até mesmo que ele é desnecessário, mas eu sou um dos que preferem pecar por excesso :sorrisão:).
Nisso já entramos na outra questão que são os furos no terrário. Justamente para se criar essa corrente de ar é que posicionamos dois furos grandes na parte superior das laterais menores, e furos menores na parte inferior das laterais maiores. Isso cria um fluxo que tende a escoar o CO2 retido em baixo pra fora. Existem diversas imagens desse posicionamento pelo fórum além de diversas formas que esse fluxo pode ser alcançado.
Quanto aos filtros, achei curioso você não achar mas achar os borbulhadores e o aquecedor pois geralmente tudo isso é vendido em lojas de aquários pois o perlon é vendido como filtro para aquário xD
Mas sim, filtros de café e micropore podem ser usados perfeitamente, assim como mascaras :)

Caso se sinta a vontade, abre um diário de cultivo para que a galera daqui possam acompanhar mais de perto teu cultivo e até mesmo auxiliar nas questões que forem surgindo. :positivo:

Bons cultivos Gabriel 🍄
 
Obrigado por ler @Grako!
Então, também prefiro pecar por excesso haha, por isso vou manter a ideia da bomba de ar mais potente. Sobre os furos, achei uma loja que vende tecido e comprei 1 metro de TNT pra poder fazer mais furos. Fiz 6 furos adicionais, sendo 2 na parte superior da lateral menor e 4 na parte inferior da lateral maior.
Sobre o borbulhador e o aquecedor, eu encontrei em uma loja aqui que vende eletronicos em geral, já procurei muito e não achei nenhuma loja relacionada a itens de aquário. Não comprei perlon pela internet pois achei um absurdo pagar quase 40 reais de frete em 1 metro de perlon haha.
Vou mandar foto do meu terrario antes da mudança e depois da mudança pra vocês verem como ficou.
Terrário.jpeg
Tava assim antes, sem filtros superiores, apenas 1 inferior em cada lado da caixa

terrario 1.jpegterrario 2.jpeg
Agora ta assim, com dois furos superiores e mais 4 furos inferiores. Não achei TNT na cor branca, dai comprei o mais claro possivel, mas creio que a cor do filtro não deva influenciar muito.
Será que com essas mudanças, o fluxo de ar melhorou?
Já peço desculpas por ter cortado o TNT de forma bem irregular, pois tava com um pouco de pressa e minha tesoura não tava ajudando haha.
Outra coisa que tenho feito é colocar um plastico entre a tampa e a "boca" da caixa, parece que a umidade tem permanecido por mais tempo dentro do terrário.

Sobre o diário de cultivo, tenho sim inteção de criar um futuramente, estou só esperando pegar um pouco mais de experiencia, já que é meu segundo cultivo, e tentando deixar as coisas mais consolidadas.

Obrigado!
 
Então @GabrielR eu também sofro com esses preços da internet, ainda mais com os fretes hehe

Sobre a cor do TNT acho que não influencia também. A função dele é só um filtro simples e o terrário já tem muitas entradas de luz se preciso :)

terrario 2.jpeg
Isso aqui eu acho um pouco polêmico.
Vou falar mais embasado em literatura do que em experiência própria pois nunca fiz de uma forma diferente para poder comparar, mas acredito que ter um buraco assim em baixo perto do outro pode acabar atrapalhando no fluxo de ar com função de escoar o CO2 pois o que pode acontecer é o ar entrar ali por cima e sair em baixo logo em seguida sem passar pelo meio para limpar o acúmulo de CO2. Mas isso aqui eu to pensando só com meus botões mesmo e talvez outros membros mais experientes do fórum possam esclarecer melhor.
Alias é bom acrescentar que buracos demais dificulta o controle da umidade dentro do terrário, por isso é importante saber mediar essa quantidade. Mas a questão com buracos extras pode ser facilmente resolvida com plástico e fita :)

Isso de colocar um plástico na boca não sei se é realmente necessário. Eu apenas colocaria um peso na tampa da caixa que acredito que cumpriria com o mesmo papel, mas o importante aqui é fazer o que funciona pra você :)

Fica na paz e boa sorte 🍃 🍄
 
Obrigado! vou esperar alguns dias pra ver se outros usuários respondem se esse furo inferior das laterais menores podem ser prejudiciais. Caso contrário, vou tapar com plastico e fita haha.
O motivo de tantos buracos é que o terrário é muito grande e tem varios casings dentro, então creio que a demanda de O2 seja altissima. Quanto a umidade, depóis que coloquei o plastico, ta ficando bem constante, as paredes ficam molhadas por dias, mas borrifo mais água todo dia pra garantir.
Obrigado mais uma vez ^^
 
Não entendo de terrário que não seja Pet, mas vou falar o que dá pra responder...

unico material que teria disponivel pra tapar esse buracos menores seriam micropore ou filtro de café, da pra quebrar o galho com algum desses filtros?

Sim.

com a bomba de ar nova é possivel suprir a troca gasosa? Ou ainda vou precisar abrir o terrario pra abanar?

Bem, se está bem calculada pro volume, sim.

Mas abrir pra abanar é legal se der. Dá uma agitada no ar geral do terrário, que mexe os locais em que o ar fique parado. Mas com o borbulhador é descessário... verifique na prática dos cultivos consecutivos, sem e com abano, se dá diferença.

creio que a cor do filtro não deva influenciar muito.

É. Nem um pouco rsrs.
 
Sim sim, o motivo de eu ter investido na bomba de ar era pra abrir menos vezes pra abanar ou até mesmo não abrir, já que ja tive alguns problemas com contaminação, dai queria evitar ao maximo que qualquer potencial contaminante entre no terrário. Mas pelo que to vendo, abrir o terrário pra abanar vai ser indispensável. Espero que pelo menos a bomba de ar aumente a qualidade do cultivo.
 
Sim sim, o motivo de eu ter investido na bomba de ar era pra abrir menos vezes pra abanar ou até mesmo não abrir, já que ja tive alguns problemas com contaminação, dai queria evitar ao maximo que qualquer potencial contaminante entre no terrário. Mas pelo que to vendo, abrir o terrário pra abanar vai ser indispensável. Espero que pelo menos a bomba de ar aumente a qualidade do cultivo.

Então. Uma vez aniversariado, nunca mais o micélio ficará em ambiente próximo a ou de fato asséptico. Milhares de esporos e bactéricas estão no ar. O micélio contudo se defende enquanto estiver saudável e/ou vivo. O que buscamos então é que o terrário seja o mais favorável ao Cubensis pra que outros fungos não eclodam nele, e bactérias. E também evitamos insetos com os terrários. Claro que tem o lado da limpeza, mas qualquer que seja seu terrário, desde o nascimento (aniversário) o bolo ou casing já terá sobre si uma enormidade de contaminantes.

Ou seja, sua contaminação não teve tanto a ver com abrir pra ventilar.

Agora, claro que menos abrimos, menos entra mais contaminante. Menos esporos, menos chances. Mas é pouco relevante.

Seu setup vai influir mais em criar um ambiente favorável ao Cubs do que por isolar ele, o que é impossível.
 
Ah, havia me esquecido de mencionar la em cima.
O comodo que to ultilizando pra fazer o cultivo não é muito arejado, tem apenas uma janela e tals. Dai tava mantendo um ventilado pequeno a mais ou menos 1 metro do terrario. Alguem tem algo a me dizer sobre ideia?
 
Ah, havia me esquecido de mencionar la em cima.
O comodo que to ultilizando pra fazer o cultivo não é muito arejado, tem apenas uma janela e tals. Dai tava mantendo um ventilado pequeno a mais ou menos 1 metro do terrario. Alguem tem algo a me dizer sobre ideia?

Se virado pro terrário, ajuda a troca gasosa.

E é bom o cômodo exclusivo que pode ser mantido especialmente limpo.

Quando você entrar, veja como se sente. Se for abafado, assim os cogus podem estar lá dentro. Veja como você se sente, isso indica como eles se sentem dentro do cômodo: úmido, frio, quente...
 
Back
Top