Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Umidificador x Inalador

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Boas comunidade!

Construi um terrário maior e percebi que o mesmo não estava conseguindo gerar umidade suficiente, e que teria que mudar meu equipamento. Então fiz um furo na caixa e acoplei um inalador (sem a mascara claro:)). Ele tem filtro de ar e regulador de nevoa, que é fria. Achei que melhorou muito a umidificação, pena ainda nao ter bolado um esquema automático.

Gostaria que os cultivadores que usam umidificador especulassem sobre as possiveis perdas que o meu inalador tem em relação ao umidificador. Pois nunca usei o ultimo e saber onde o inalador deixa a desejar vai me ajudar bastante a acertar o ponto certo do terrário.

Conto com todos, obrigado :pos:
 
Psilo, a diferença que eu acho que existe entre os dois é que o umidificador produz uma névoa finíssima (através da ação de um cristal) enquanto o inalador produz névoa normal. Eu diria que o umidificador promove uma umidificação mais qualitativa, visto que a absorção dela é mais facilitada por partículas menores de água, apesar que andei vendo uns inaladores ultra-sônicos que tb emitem pequenas partículas.

É um bom tópico, vc poderia descrever mais o inalador em ação e daí o pessoal que usa umidificador cruzaria as informações contigo. O preço dos inaladores tá mais em conta né...
 
Obrigado pela sempre rápida resposta colega :pos:

Algumas caracteristicas do meu inalador:

Nome: InalaMax
Fabricante: NSI
Descrição: Inalador a ar comprimido com fluxo de névoa regulável. Novo filtro de ar e protetor térmico.
Motor: 1/20 HP 50/60HZ
Rolamentos selados
Sistema: Diafragma
Pressão: Até 40 PSI (com botão de regulagem totalmente fechado)
Vazão livre: 12 l/min
Vazão com o micronebulizador acoplado(isso que faz a agua virar névoa):7,5 l/min

A névoa pode ser regulada desde muito fina a mais densa e é fria. O ar é filtrado por um sistema de filtros q era novo na época - o inlador já é meio antigo, minha mae esprestou hehe - e me pareceu bem eficiente em prover umidade ao terrário, em conjunto com argila expandida e agua no fundo com carvão ativado.

Gostei do sistema porque além de prover uma alta taxa de umidade - e muito melhor do que a eu estava provedno ( q era quase nula) - ele também disponibiliza ar novo e filtrado para o terrário, que tem um buraco na tampa, ao lado do vidro, coberto com papel filtro, o que faz uma troca gasosa legal.

Surgiram alguns pins num casing meio atingo aqui, vou ver como eles se comportam com o novo sistema.
 
Algumas fotos do conjunto completo e do inalador, reparem no botão que controla a névoa.

Quando vocês usam o umidificador a névoa que ele gera fica por quanto tempo no terrário? (visivel, como uma neblina).
equip 001.jpgequip 002.jpgequip 003.jpgequip 004.jpgequip 005.jpgequip 006.jpg
 
:luz: Bem bacana o sistema de iluminação que você bolou. Com certeza você já deve ter lido "Manual do Arquiteto Descalço" :D O legal desse vaporizador que você adaptou no terrário é que ele têm uma caixa que pode colocar água tratada. Como estão os resultados? :pos:
 
Eu usava um inalador no meu terrário, mas acho que o filtro não era muito bom então a mangueirinha ficou completamente contaminada em menos de uma semana porque nunca chegava a secar. Funcionava bem. Quebra o galho pra quem não tem um umidificador, mas não dá pra usar sozinho.
 
psilocibec disse:
Boas comunidade!

.... Achei que melhorou muito a umidificação, pena ainda nao ter bolado um esquema automático.

Gostaria que os cultivadores que usam .......
....
Conto com todos, obrigado :pos:

velhinho... jah pensou em automatizar o inalador com um timerzinho? vc axa essas coisas hj em dia por 15 reais.. e vc pode usá lo em lampadas, qualquer aparelho baixo consumo de carga elétrica. sei lá... meio difícil vc nao ter pensado nisso, mas éh que fora isso pra ele ficar mantendo a umidade igual um "ar-condicionado inteligente faz" vc vai precisar de um sensor de umidade e um circuito eletronico processado-(programado) para entender que aquela umidade X está ok e a y fraca.. assim ele emitiria o pulso pra um relé liberar a corrente pro inalador.. meio xatinho né! ou então comprar um higrometro e ver pra qto vai a umidade em x tempo de nebulização, dae vc ajustaria o timer pra manter isso!! o problema éh q um higrometro custa em torno de 50 a 70 reais eee la vai grana né!! outro detalhe é que a umidade interfere na temperatura... éh bom comprar um desses termometros de aquário por 5 reais pra observar..
sei lá se ajudei, ou se to viajando.. qlq coisa manda ew tomar caju....
abraços
 
Em menos de 5 minutos toda a névoa se condensa nas superfícies do terrário.

Vc não acha o potinho de água do inalador um pouco pequeno demais? Já cheguei a tentar precisamente o q vc fez mas nunca tive saco para a manutenção dessa água (muita preguiça). O inalador realmente é ótimo, muito barato, muito prático, atende à todas as especificações (névoa fria, injeta ar novo, possivelmente limpo), durabilidade da máquina, só a questão da quantidade de água q é realmente limitante, com alguma adaptação neste sentido ele fica melhor do q o ultrassônico, pelo menos mais econômico.

Outra consideração importante é q o inalador funciona como um tipo de "pulverizador" de ar, cuspindo ar em alta velocidade na água, o ultrassonico usa uma pequena chapa de metal q vibra numa frequência q causa a vaporização da água, o maior problema disto é q partículas pesadas demais, como sais minerais, não vão junto com a névoa, daí q acumula na chapa de metal e superfícies em contato com a água, esse acúmulo de partículas + água não estéril gera bactérias, fungos e algas no umidificador ultrassônico, isso é constatado por todos q tem um e usam constantemente (se vc ainda não constatou: é por isso q vc tem q LIMPAR o bicho).

No caso desta função do inalador, pulveriza até mesmo partículas grandes junto com a água, talvez seja possível utilizar "aditivos" na água, antibióticos, água oxigenada, soro fisiológico, etc.

Estou só dando uma idéia q tive à muito tempo atrás, quando contemplei a aquisição de um ultrassonico. A discussão é ótima, preciso me lembrar de passar aqui mais vezes.
 
Vc não acha o potinho de água do inalador um pouco pequeno demais?
Em menos de 5 minutos toda a névoa se condensa nas superfícies do terrário.
Outra consideração importante é q o inalador funciona como um tipo de "pulverizador" de ar,

O meu timer é analogico e tem tempo minimo de programação de 15 minutos. Então se eu quiser algo automatizado terei sempre que fazer ciclos maiores a 15 minutos. O bom do potinho ser pequeno é que não exagero de mais na umidificação, um ciclo e meio (uns 22'') dexa ele quase vazio, sendo que no final do segundo e no terceiro ciclo ele injetará apenas ar, alguma umidade mas muito pequena. Então consigo ter ciclos grandes mas sem molhar tudo, e uma troca gasosa bem eficiente. Troco a agua do potinho a cada 3 ciclos, o que totaliza a cada 6 horas. É meio chatinho ter que ficar trocando, mas por enquanto está sendo assim... hehe tá dando bem certo mas terei que adaptar novas tecnicas .... idéias??
 
NeuroFX disse:
Psilo, a diferença que eu acho que existe entre os dois é que o umidificador produz uma névoa finíssima (através da ação de um cristal) enquanto o inalador produz névoa normal.
Irmão Cygnus, os inaladores tambem utilizam um sistema por meio de cristal. cristal ou ceramica piezoeletrica.


Abraços!
 
Nossa achei bem legal esse sistema estive meio parado um tempo, mas agora estou voltando e vou montar uma nova cultura, só p/ complementar teve um companheiro ali em cima que falou a respeito do higrometro, e uso conjunto do termometro de aquario, hj em dia tem um termo higrometro, ele é digital e ja tem as duas funções juntas a de higrometro e termometro ele indica a umidade relativa do ambiente e a temperatura de uma só vez, ele é um pouco caro mas vc acha ele em torno de 50,00... Valeu pessoal esse lugar aki é bom demais nunca saio daki sem ter aprendido algo ou tido uma nova idéia... Parabéns a todos vc´s que se dedicam a essa cultura...:pos:
 
Back
Top