Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Umidade

VitordeDeusss

Esporo
Cadastrado
31/05/2020
1
1
26
São Paulo
Boa para todos.
Sou cultivador de primeira viagem...e domingo dia 24 fiz a inoculação dos esporos. Porém não esperei os bolos esfriarem totalmente para inocular.
Resultado...hoje apos 10 dias vi os sinais de contaminação amarelado e escuro. Um dos bolos estava extremanente úmido e com um líquido mais grosso procedente do arroz. Além de ter forte cheiro.

Minhas duvidas....

Preciso esterilizar somente a vermiculita antes de fazer os bolos?

Por qual motivo precisaria deixar a seringa na geladeira algum tempo antes?

E o ponto certo do substrato é quando apertamos e cai gotas de agua? Ou quando está bem seco?

Sei que provavelmente não deu certo pois inoculei com os bolos quentes...mas após inoculado em quantos dias aparece o micelio?

Me ajudem ai...não consumo cogumelos ha 6 meses pois me recuso comprar mais. Quero provar dos meus próprios e após muita luta estou aqui...obrigado.
 
Em regra a vermicula não precisa ser esterilizada antes não vi isso no shoomery hj, se quiser pode umedecer e deixar 10 min no micro só pra garantir.
A vermiculita em si não contamina nada, mas pode haver alguma poeira externa que acabou no saco.
A umidade ideal do substrato pelo que entendi é vermiculita com FAI pingando uma gota.
Acho que mais seco é melhor que mais húmido (o que favorece a contaminação)
A seringa to tentando descobrir rs
Os bolos quentes não vai mesmo já tentei...
Uma semana mais ou menos você deve ver o micélio.
 
Última edição:
Upvote 0
Pra PFTEK não precisa esterilizar a vermiculita antes, já vai na panela de pressão.

Não precisa deixar na geladeira, alguns cultivadores recomendam se for armazenar a seringa por mais tempo, mais do que 15 dias.
Menos que isso pode deixar na gaveta, sem problemas.

O ponto certo é o da receita, já utilizei vários copos diferentes, de volumes diferentes, se você usar a proporção certa (2:1:1), pode ficar tranquilo que está certo.
Depois com a experiencia e outros subtrato você aprende a umidade.

Já tive bolo que apareceu micélio em 5 dias e outro após 20 dias.
Mas se aparecer contaminação antes de micélio, já era.

A melhor maneira é esterilizar na panela de pressão a noite e inocular no dia seguinte, assim tem certeza que está frio.
 
Upvote 0
Back
Top