Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

umidade baixa no terrario!!! ajuda

psycomind

Cogumelo maduro
Cadastrado
07/02/2010
45
48
32
Construi o meu terrario para de seguida colocar la os bolos, enchi uns 4 cm de argila expandida e coloquei agua ate ao nivel da argila, pus um rectangulo de papel de aluminio em cima da argila e em cima deste coloquei o bolo fechei o terrario. fiz a contagem da temperatura que oscila entre os 22 e 23g celsius! acontece que eu nao vejo as parades nem o tecto do terrario muito umidos com pinguinhas a escorrer, entao qual sera o problema???:confused:

Que consequencias podera trazer este problema ao bolo??
 
Argila expandida não é o melhor material para manter a umidade alta. A umidade pode ficar muito baixa para uma boa frutificação.

Se você não tomou outras providências para aumentar a umidade talvez tenha que borrifar as pareces do terrário uma ou duas vezes por dia.

Também é bom colocar uma camada úmida de vermiculita embaixo e em cima dos bolos.
 
entao se eu borrifar as paredes do terrario uma ou duas vezes por dia com agua e um pouco de agua oxigenada (para matar bacterias) isso ira ajudar no aumento de humidade do terrario? tambem pensei em retirar um pouco a agua da que envolve a argila e colocar um pouco de agua quente, a humidade ai iria aumentar significantemente o problema é que nao so a humidade iria aumentar como tambem a temperatura e eu gostaria de manter uma temperatura estavel
 
o fato de voce abrir o terrario e soltar LUFADAS de ar dentro ja caga todo seu cultivo.
ta tudo muito bem explicado nos diarios de cultivo.
 
Se estivesse tudo assim tao bem explicadinho nos diarios de cultivo eu nao teria duvidas e saberia que argila expandida nao é assim tao boa para manter a humidade ao contrario do que é aconselhado pela maioria dos utilizadores do forum tal como a perlita e alem do mais todos os dias leio e releio um monte de diarios sei bem que nao se deve abrir mas mais vale abrir do que deixar eles sem humidade e morrer! mas pronto brigado pela dica ;)
 
nao te falei a boa nova ainda:
gaste o SEU tempo no forum, nao o nosso.
esta eh a maior base mundial em lingua portuguesa sobre micologia - amadora ou nao.
ae vai da sua CP - culhao para pesquisas.
vai lendo os diarios de cultivo que vc aprende irmaozinho.
abrass.
e nao se extresse malucao.
 
Abrir o terrário pode introduzir sim contaminantes. Mas nada que impeça que o cultivo produza alguns flushs, se você fizer direito e tomar cuidado. O bolo totalmente colonizado é bem resistente aos contaminantes. Já a falta de umidade pode impedir a frutificação.

Há vários esquemas de terrários pelo fórum, psycomind. Tem gente que usa perlita no fundo. É o melhor meio de gerar umidade. Argila expandida é um substituto quando não se consegue perlita, que é mais rara de encontrar.

Geralmente o pessoal opta também por aumentar a umidade com borbulhadores. O ar para esses borbulhadores deve ser alimentado através de uma lã acrílica ou outro filtro tão eficiente quanto. Essa técnica também funciona.


Eu já usei borbulhadores, mas nos últimos anos, me desculpe o pessoal das técnicas avançadas, estou num esquema mais "tabajara" :D

Abro mesmo o terrário duas vezes por dia e borrifo água. Só tento manter o ambiente em volta o mais limpo possível, e escolho um lugar sem correntes de ar. E meus cultivos produzem 3 ou 4 flushs antes que eu tire os bolos do terrário, o que eu não acho mal resultado para um lugar como o Rio.

Vigio de perto o cultivo. Quando o bolo mostra qualquer sinal de contaminação ou decadência tiro o bolo e ainda tento fazer um outdoor final, em um lugar sombreado e úmido do jardim. Esse outdoor às vezes fornece mais um pequeno flush.

E eu só tiro carimbos do primeiro print, naturalmente. Na verdade dos primeiros cogumelos que aparecem.
 
eu borrifo agua do lado DE FORA do terrario.
a evaporacao da agua dolado de fora causa a condensacao de agua do lado de dentro (usando a maquina de chuva by mortan).
nao abro pra nada, e mantenho os furos pro co2 sair, nao arredo peh dessa medida em nenhum cultivo.
parou de dar errado quando eu parei de abrir o terrario a toa, e implementei a manutencao total quinzenal do sistema todo.
abrass.
:D
 
Brigado pela dica irmao ecuador, foi de grande prestimo, eu consigo arranjar perlita numa boa ja que um amigo meu vende a preços muito acessiveis vou mudar assim que puder a argila pela perlita sendo que com este cultivo vai ser dificel pois nao queria tar tirando os bolos para depois os voltar a por la era submeter a cultura a demasiados contaminantes. abraço



MORTANDELLO [MODERADO - risco de réplica inflamada e ofensas - calma, rapazes]

abraço e paz irmao ;)
 
Última edição por um moderador:
Sem querer criar alardes, mas discordo da questão sobre argila expandida. Depende do teu terrário, já vi terrario com argila expandida gerando flushs de encher os olhos de qualquer louco.. Enfim, a prática leva a perfeição. Boa sorte.
 
o fato de voce abrir o terrario e soltar LUFADAS de ar dentro ja caga todo seu cultivo.
ta tudo muito bem explicado nos diarios de cultivo.
Vc pode me mandar algum tô com muita dificuldade de aumentar a umidade do meu tbm.
Dentro estou com argila expandida, e água até a altura da argila, e borrifiei água nas paredes, mesmo assim a umidade chegou a 60%
Tenho uma leve desconfiança que esteja com defeito, masi tenho 3 termômetro e 2 higrômetro um com sonda e um interno, mesmo assim não consigo boa unidade.
Obs eu saio durante o dia e só volto durante a noite. Pode me ajudar com alguma idéia?
 
Construi o meu terrario para de seguida colocar la os bolos, enchi uns 4 cm de argila expandida e coloquei agua ate ao nivel da argila, pus um rectangulo de papel de aluminio em cima da argila e em cima deste coloquei o bolo fechei o terrario. fiz a contagem da temperatura que oscila entre os 22 e 23g celsius! acontece que eu nao vejo as parades nem o tecto do terrario muito umidos com pinguinhas a escorrer, entao qual sera o problema???:confused:

Que consequencias podera trazer este problema ao bolo??
Meu higrometro-termometro tem uma sonda que mede temperatura e o aparelho que fica fora do terrário é quem mede a humidade. É necessário comprar o termo-higrometro onde a ponta da sonda possa média ambas medidas. Para calibrar o higrometro no YouTube ensina deixar o aparelho dentro de um frasco selado com uma papa de água e sal que atinge próximo de 75% de humidade o que pode ajudar a calibrar o equipamento.
 
Back
Top