Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de Cultura Líquida by Maurício executada por Gamaia

Gamaia

Primórdia
Membro Ativo
20/04/2010
80
39
Maurício me sugeriu que eu fizesse cultura líquida com esporos adquiridos na Prófungos, para posterior inoculação em outros meios. Ele está me orientando, passo à passo, a medida que a cultura se desenvolve. Nesse meio tempo vou postar aqui os resultados obtidos.

Técnica de Clutura Líquida by Maurício executada por Gamaia

Primeiras Instruções:

Prepare a cultura líquida para você ter bastante inóculo para vários cultivos.

Pese 5 g de dextrose e dissolva em 95 g de água mineral quente, mexe vigorosamente senão a dextrose vira pedra.
Se não tiver balança use uma colher de chá cheia de dextrose e meça 95 ml de água.

Compre uma mamadeira, faça um furo no bico de silicone com um prego quente e bem fino, o furo deve ficar menor que 1 milimetro, serve para os vapores sairem, senão o bico enche como uma bola e estoura.

Coloque a solução de dextrose que você preparou na mamadeira e feche rodando a tampa do bico até ficar bem firme. Não coloque a tampa que protege o bico, senão os vapores não saem.

Coloque a mamadeira numa panela com água e tampe, deixe ferve em fogo baixo por 30 minutos, depois apague o fogo e deixe esfriar naturalmente.

Leve a panela fechada para o local limpo de trabalho, se possível trabalhe com o material dentro de uma caixa para evitar corrente de ar e poeira caindo em cima. Abra a panela e ponha a tampa de proteção do bico na mamadeira. Dentro da caixa abra o carimbo, raspe um pouquinho, (1/4 de uma moeda de 1 centavo), abra a tampa do bico da mamadeira e coloque os esporos dentro, feche e deixe 10 dias dentro de uma caixa de isopor pequena para mantrer a temparatura constante, deve ser por volta de 28ºC. Em 10 dias você terá uma nuvem no líquido e 15 ou 20 estará pronto para inocular em grãos.
Se quiser faça todo procedimento para os 3 carimbos,.
CL podem ficar guardadas por muito tempo, meses, sempre boas para inocular..
Me avise quando começar.

Não se afobe, faça tudo com paciencia para dar certo da 1ª vez, a pressa não ajuda em nada.


Maurício

Técnica de Clutura Líquida by Maurício executada por Gamaia

Fiz, seguindo o que me ensinou Maurício, em 05/06, uma mamadeira de com um pouco de esporos de Teonanacatl.
Hoje já posso ver primórdios de micélio nela.
DSC05516.JPG
 
Última edição por um moderador:
Como esses esporos de TEONANACATL não foram secos em silica, a hidratação e crescimento de micélio foi em tempo reduzido, aqui eu já esperei mais de 15 dias para ver micélio de carimbos guardados a mais de 2 anos.

Deixe o micélio se desenvolver mais, a nuvem deve ficar maior, aglutinar e ficar mais densa, antes de aplicar em meio sólido.

Essa CL bem guardada e utilizada viverá por longos meses.
Quando for utilizá-la retire a quantidade necessária para um copinho de cachaça esterilizado, dali sugue para uma seringa nova ou esterilizada, que deve ter agulha grossa, procure em ( pet shop).
Nunca sugue da mamadeira, injete no copo e introduza a agulha novamente na mamadeira, pois isso pode levar a contaminação. A CL na mamadeira deve ser manusiada sempre com proteção.
Eu, geralmente divido a CL em 2 CL e completo o volume com mais solução 5% de dextrose. Assim utilizo apenas uma, a outra fica guardada sem ser ultilizada.
 
Como esses esporos de TEONANACATL não foram secos em silica, a hidratação e crescimento de micélio foi em tempo reduzido, aqui eu já esperei mais de 15 dias para ver micélio de carimbos guardados a mais de 2 anos.

Deixe o micélio se desenvolver mais, a nuvem deve ficar maior, aglutinar e ficar mais densa, antes de aplicar em meio sólido.

Essa CL bem guardada e utilizada viverá por longos meses.
Quando for utilizá-la retire a quantidade necessária para um copinho de cachaça esterilizado, dali sugue para uma seringa nova ou esterilizada, que deve ter agulha grossa, procure em ( pet shop).
Nunca sugue da mamadeira, injete no copo e introduza a agulha novamente na mamadeira, pois isso pode levar a contaminação. A CL na mamadeira deve ser manusiada sempre com proteção.
Eu, geralmente divido a CL em 2 CL e completo o volume com mais solução 5% de dextrose. Assim utilizo apenas uma, a outra fica guardada sem ser ultilizada.

Entendi. Mas quantos mls de micélio devo usar para cada pote de 500 gr. de milho, por ex.?
 
Ola Gamaia !!!

Essa panela que vc utilizou era de pressão ??
 
Pitbull, no caso não. É só uma esterilização do meio de cultura. Água e dextrose, não há contaminantes.
 
Pitbull, no caso não. É só uma esterilização do meio de cultura. Água e dextrose, não há contaminantes.

Valew Gamaia, espero que de certo ae, vou tentar fazer o mesmo aqui, hoje estarei lançando também meu Diário de Cultivo de múltiplas Strains, visita lá amigo!.

Abraço e aguardo dicas.

Pitbull:rolleyes:
 
ai galera,quando forem procurar agulhas grandes e grossas,procurem em dentais(sao lojas que vendem material pra dentista et c...)
procurem por cateter16 ou 14
podem ser achadas tambem facilmente em estudios de tatuagem,sao usadas na aplicaçao de body piercing
 
Entendi. Mas quantos mls de micélio devo usar para cada pote de 500 gr. de milho, por ex.?

Você não deve injetar quantidade que sobre no fundo do pote.
Eu ponho uma camada de vermiculita ou pó de coco no fundo para absorver qualquer excesso de água.
É importante não chacoalhar os grãos, deixe a colonização prosseguir naturalmente.
Toda vez que trabalhar com grãos se houver necessidade ( colonização parou) chacoalhe uma única vez, mas que isso, a chance do micélio não se recuperar é grande.
 
Maurício, mas quantos cc por pote, 2 ml + ou -, está bom ou é muito?
 
a melhor forma de guardar essa cultura lliquida,seria na geladeira?
 
Maurício, mas quantos cc por pote, 2 ml + ou -, está bom ou é muito?

Antes de usar a CL, você deve chacoalhar para quebrar a nuvem de micélio, senão a agulha da seringa entope, ai que a bolinha de gude dentro auxilia.

Se você ainda não preparou o milho, então uma dica é depois de pré-cozido, misture ao milho a mesma quantidade de pó de coco, então encha os potes e esterilize.

Assim voce pode aplicar mais solução de micélio (CL) por pote, sem sobrar liquido no fundo. Aplique 2 à 3 ml por furo, faça no mínimo 4 furos equidistantes e 1 no centro.
 
Antes de usar a CL, você deve chacoalhar para quebrar a nuvem de micélio, senão a agulha da seringa entope, ai que a bolinha de gude dentro auxilia.

Se você ainda não preparou o milho, então uma dica é depois de pré-cozido, misture ao milho a mesma quantidade de pó de coco, então encha os potes e esterilize.

Assim voce pode aplicar mais solução de micélio (CL) por pote, sem sobrar liquido no fundo. Aplique 2 à 3 ml por furo, faça no mínimo 4 furos equidistantes e 1 no centro.

Acho super interessante substituir a vermiculita por pó de coco. Mantem a umidadade e é nutritiva.
 
Foto da nuvem de micélio, tirada nessa madrugada. Notei alguns pontos pretos nela, o que será? Help Maurício.
micélio.JPG
 
Pode ser "casca" de esporos. ou tambem alguma contaminacao.

mais pra frente voce pode tentar limpar essa cultura com propolis ou sal liquido.
vou pesquisar as concentracoes e depois te passo (devo inclusive ter ambos aqui em casa.)
 
Desejo good vibes totais a este cultivo =)

E adorei a tek da CL, vou tentar em breve, quando o ambiente aqui estiver mais propício..

Abraço a todos do fórum :p:
 
o comentario que rola aqui no interior paulista eh que o mauricio desenvolveu essa tecnica depois que os 5 filhos dele cresceram.
tinha duzias de mamadeiras esparramadas na casa porisso tava tudo a mao.
HEHEHEH
 
Foto da nuvem de micélio, tirada nessa madrugada. Notei alguns pontos pretos nela, o que será? Help Maurício.

Os pontos pretos são esporos que não desenvolveram micélio, normal.
A não ser que surgiram depois da nuvem formada.
Só chacoalhe a CL quando for usar, para o micélio se aglutinar.
 
Os pontos pretos são esporos que não desenvolveram micélio, normal.
A não ser que surgiram depois da nuvem formada.
Só chacoalhe a CL quando for usar, para o micélio se aglutinar.

Ótimo. Levei um susto. Você e o Morta me tranquilizaram. Farei mais algumas CLs, só preciso achar as mamadeiras. ( pensei em outras soluções, mas o bico me convenceu ).
 
Back
Top