Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de clonagem em papelão

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Técnica de clonagem em papelão

O método foi adaptado de outro existente no Shroomery.

O método permite a clonagem sem o uso de ágar. O papelão é semi-seletivo para o micélio e não favorável para o crescimento dos contaminantes. Funciona para muitas espécies, em especial para os que se proliferam melhor em madeira morta. Aqui foi usado P. cubensis.

719096905-Cardboard_Finished.jpg

Corte um quadrado 3cmx3cm de papelão, desses ondulados sem tinta ou muita cola, retire os lados lisos. Remova os resíduos de cola.

719100324-Cardboard_Cooked.jpg

Dentro de um copo coloque 1/4 de água e o pedaço de papelão. Pode ser usado perlon (polyfill) para fazer um filtro no copo, máscaras descartáveis ou camadas de filtro de café. Leve ao microondas em potência máxima até começar a ferver, então desligue e coloque em uma potencia bem mais baixa só para manter a temperatura até totalizar 10-15 minutos. Isso vai hidratar o papelão e também diluir a cola em água. Limpe um pote plástico com tampa ou outro recipiente com álcool (aqui foi usado pedra petri), retire o papelão do copo, coloque no recipiente limpo e deixe tampado por enquanto.

758249057-Cut_Tissue.jpg758253759-Peroxide_Dip.jpg

Em um local previamente limpo, pegue o cogumelo escolhido. Após um corte transversal remova um pequeno pedaço do centro próximo a base e deixe submerso em uma solução de água oxigenada 3% e água destilada, 10ml/90ml durante alguns segundos e passe rapidamente para o centro do papelão, feche novamente o pote, vedado, e guarde em local escuro em temperatura de incubação.

719115617-GT-106_Close.jpg719121586-GT-106_Close2.jpg719126167-GT-106_Close3.jpg

Após 1-2 semanas fica assim. Você pode transferir novamente para ágar ou diretamente para grãos para começar uma produção de spawn.
 
Isso é muito bom!

Obrigado por disponibilizar pro pessoal do Cogumelos Mágicos essa técnica. Espero q ocm ela eu possa ocsneguir um cultivo bem sucedido sem precisar esperar germinar esporos.

Valew Shroower... + Karma aí :D :pos: :pos: :pos: :pos: :pos:
 
Excelente contribuição Shroower.

Simples, fácil, material de disponibilidade fácil, custo quase nenhum

O passo seguinte:

1 - Transferir pedaços do papelão colonizado para substrato esterelizado e seguir o cultivo.

2 - Levar pedaços do papelão colonizado para meio líquido esterelizado.
 
Técnica muito boa mesmo... Parabéns Shroower!
:pos:
 
Muito bom, simples e barato (ou de graça né)!
:pos:
eu já coloquei as minhas 5 estrelinhas! hehe
(na verdade são quadradinhos ¬¬)
 
Muito bom tópico. Excelente idéia! Apesar de eu já ter especulado isso enquanto estava lendo sobre cultivo de Psilocybe Azurescens, não tinha certeza que funcionaria com Psilocybe Cubensis, pelo fato dos Azurescens serem decompositores de madeira em geral, diferente dos Cubensis.

Parabéns aê pelo tópico e pela constribuição, shroower!

5 "quadradinhos" pro teu post tbm! hehehe

Abraços! :pos:
 
MUITO BOM!!!!
Com certeza vou tentar aqui nos meus cultivos!
Só nao entendi ainda direito uma coisa: Por que utilizar a agua oxigenada? A proporçao é 10ml de agua oxigenada e 90ml de agua destilada?
Obrigado! :pos:
 
Eu recomendo a técnica até pra isolamento de micélio :pos:

No meu ultimo cultivo, todos os copos haviam contaminado, um deles apresentou o cescimento do micélio em 2cm de foco porém estava cerca de 70% contaminado. Eu retirei o bolo do copo e, com uma faca limpa, cortei a area onde havia crescido o micélio sadio e passei pro papelão como mostra na técnica. Hj, com 4 dias o micélio está "abraçando" o papelão, começando a apresentar rizomas.

Essa técnica é uma das mais fantásticas q jah vi pra isolamento com custoXbeneficio compensabilíssimos!
 
Bem, vou postar aki pra vcs verem como é viável vc tbm utilizar o papelão pra isolar micélio

Essa foto o contato do micélio com o papelão jah é de 7 dias. Vc sempre (1 vez a cada 2 dias) dar uma olhada pra ver se o papelão num secou. :pos: :pos: :pos:
P8184859.jpg
 
A técnica é muito boa mesmo, obrigado shroower por traze-la a nós.

Bonito isolamento E115, parabéns :pos:
Já tem destino para esse micélio?
 
Fala kerido amigo Psilo-loco...rs

Vou inocula-los em uns sacos ziploc com trigo, mas ainda num tá na hora, ovu esperar a colonização total do papelão pra poder corta-lo e inocula-lo
 
Realmente é uma excelente técnica.
Barata, simples, sem necessidade de muitos cuidados e bastante rápida.

Eu peguei um pedaço de papelão, abri no meio e deixei de molho em água mineral por uns 3 minutos e depois escorri.

Não esterelizei nada, apenas coloquei um grão de trigo colonizado e cobri com a outra camada de papel.

O micélio está se espalhando bem pelo papelão, apresentando um ótimo rizomorfismo, isso em apenas 5 dias.

Realmente muito prático.
Imagem 024.jpgImagem 025.jpg
 
Micélio de Thai Koh Samui com 12 dias de colonização, já está pronto para inocular algum outro substrato.

Próximo passo é tentar isolar o DNA com essa técnica usando o tecido de um cogumelo que se desenvolver bem.
Caso seja viável, substitue perfeitamente agar/placa de petri, tanto pelo custo como pela facilidade.
papelao 003.jpgpapelao 004.jpg

Nesse daqui eu usei a técnica para salvar o micélio de uma cultura que havia contaminado.

Mais uma vez, não segui nenhum tipo de procedimento de esterilização, apenas cortei o papelão, deixei de molho em água mineral, escorri e coloquei um grão colonizado no centro.

Cada pedaço têm aproximadamente 5cm X 5cm, essa foto mostra a colonização após 7 dias do isolamento do micélio.

Como podem ver, sem contaminates. :pos:

Strain: South America
papelao 007.jpg
 
Última edição por um moderador:
Pedro, você obtive esses resultados sem esterilizar o papelão? :confused:

Sim! :pos:

Como eu disse, o procedimento foi cortar o papelão, deixá-lo de molho por uns 2 minutos, escorrer e colocar um grão no centro dele.

Só isso, sem ferver, sem água oxigenada nem nada.
Já fiz esse procedimento 3 vezes sem nenhuma contaminação.
 
alguem ai já fez e contaminou?
valeu abraço:pos:
 
Back
Top