Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial Cultura Líquida

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Última edição por um moderador:
Ótimo mesmo!! muito esclarecedor a parte de contaminantes, realmente todas as minhas culturas liquidas falhadas tinha essa coloração uniforme... fiz tudo errado, bom trabalho tupy!
 
Valeu.
Eu fui indo por erros e acertos, até chegar a essas conclusões.
Base empírica mesmo.
 
Muito obrigado! Só uma duvida, a CL deve ficar na geladeira, ou posso deixa-la num armario por exemplo?
 
... a CL deve ficar na geladeira, ou posso deixa-la num armario por exemplo?

Poder pode, mas o micélio continuará ativo, tentando se desenvolver em seu estado vegetativo. Consequentemente ficará sem nutrientes e morrerá. Por na geladeira é como apertar o botão slow motion.
 
Obrigado cosmik, li que era melhor deixar na geladeira, mais não sabia desse detalhe.
Desculpa perguntar mais uma vez. D:
 
tupy... sua dedicação ao micélio me emociona :cry:

Fiz uma cultura líquida bem porca (sabe aqueles esporos do fundo do copinho que não queremos desperdiçar né) hehehehehe

saco plástico de embalar alimentos (imagino que sejam bem estéreis)
Karo à gosto (bem amador mesmo)
restos de esporo...

deixei na geladeira desde o dia que inoculei meus PFs... fiquei surpreso ao ver uma nuvem micelial se formando .... mas agora estou com medo de testar esse micélio.... não está vigoroso como os seus!

Parabéns pelo bom trabalho!
 
essa proporçao de duas gramas de dextrose por 250mls de agua e perfeita, tods as cls que fiz desennvvolveram miscelio...
 
Pessoal, aí vai minha contribuição/exemplo de CL contaminada.

Strain: Mcphersonii / PF Redspore
IMGP0470.JPG IMGP0517.JPG

Inoculei 2 potes de centeio com essa CL, após 3 dias um monstro preto e agressivo dominou tudo! :confused:
 
Valeu Cosmic.

Nota-se que a textura da 2ª foto é diferenciada, parece mais "granulado".
Já no 1º copo mal percebe-se o micélio.
 
q contribuição......tup.....bem explicadinho..........valeu...:):)
 
Eu estou com uma C.L aparentemente saudável na incubadora. Quando eu sei que está na hora de passar pra geladeira?

A nuvem micelial ta mais ou menos do mesmo tamanho das que vc tem nessas fotos. Ela fica assim mesmo ou deve colonizar toda (ou quase toda) a água?

Se é assim mesmo que fica, então acho que a minha está até pronta. Já faz 20 dias que ela está incubada.
Tem outra que está o mesmo tempo, mas não desenvolveu micélio. Vejo ainda os esporos pretos suspensos na água. Será que eles serviriam pra inocular um bolo???
 
Eu estou com uma C.L aparentemente saudável na incubadora. Quando eu sei que está na hora de passar pra geladeira?
Quando o micélio colonizar mais de 50%.
... A nuvem micelial ta mais ou menos do mesmo tamanho das que vc tem nessas fotos. Ela fica assim mesmo ou deve colonizar toda (ou quase toda) a água?

Se é assim mesmo que fica, então acho que a minha está até pronta. Já faz 20 dias que ela está incubada. ...
Colonizar toda ou quase toda a água, vai depender da % de nutrientes. A média é umas 2 semanas, você irá notar que a colonização vai estagnar. Porém, não recomendo você "forçar" a colonização total (o que é raro acontecer!) do meio. Se o micélio já colonizou uns 80%, você pode guardar na geladeira.
... Tem outra que está o mesmo tempo, mas não desenvolveu micélio. Vejo ainda os esporos pretos suspensos na água. Será que eles serviriam pra inocular um bolo???
Eu não perderia tempo com essa CL. Mesmo que tenha desenvolvido algum micélio após 20 dias, provavelmente é um micélio fraco.
 
acabo de me tornar mais um adepto a cultura líquida. ainda não conhecia este procedimento tão bem...... vou experimentar.....parabéns pelas explicações tupy.

estou com uma dúvida para inocular....

é o procedimento padrão utiliza a glove box, so abre o copo la dentro e tals?
 
irada, essa tek.. é realmente a cultura liquida para esporos é uma boa.. alguem já testou como spawn em bulk ou case?
 
Ótimo tutorial...Deixa eu te perguntar, meu amigo, voce recomenda CL pra iniciantes? ou é melhor começar pelo PF-tek, "normal"?
 
Ótimo tutorial...Deixa eu te perguntar, meu amigo, voce recomenda CL pra iniciantes? ou é melhor começar pelo PF-tek, "normal"?

Se o seu carimbo for fresquinho faça uma seringa de esporos!
Se o seu carimbo for mais velhinho faça uma cultura líquida com ele, não é difícil.
 
Back
Top