Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Franck

Esporo
Cadastrado
06/01/2023
6
2
23
Olá galera. Recentemente comprei 10g desidratadas de cogumelo Albino. Queria bater no liquidificador para conservar em trufas, porém não tenho ideia de como as faço. Tenho cacau em pó, só é pegar, fazer o chocolate, colocar as gramas desejadas em cada trufa e enrolar, ou tem algum outro macete? Vi em algum lugar que tem que fazer a mistura ficar homogênea, isso procede?
 
Olá galera. Recentemente comprei 10g desidratadas de cogumelo Albino. Queria bater no liquidificador para conservar em trufas, porém não tenho ideia de como as faço. Tenho cacau em pó, só é pegar, fazer o chocolate, colocar as gramas desejadas em cada trufa e enrolar, ou tem algum outro macete? Vi em algum lugar que tem que fazer a mistura ficar homogênea, isso procede?
No outro post dei umas dicas, depois confere lá
Mas em relação a mistura ficar homogênea é mais pela textura na hora de comer, não afeta o resultado.
Reforçando que apesar das trufas serem populares, não penso que seja o melhor caminho pois haverá perda de potência nas etapas de preparo.
 
Reforçando que apesar das trufas serem populares


E, principalmente, não dê mole com as trufas perto de pessoas que não sabem que elas tem cogumelos. Especialmente crianças.
 
No outro post dei umas dicas, depois confere lá
Mas em relação a mistura ficar homogênea é mais pela textura na hora de comer, não afeta o resultado.
Reforçando que apesar das trufas serem populares, não penso que seja o melhor caminho pois haverá perda de potência nas etapas de preparo.
Obrigado, de coração. Pensei na ideia de por em cápsulas, quando quiser consumir, bater junto com algum suco. A questão é: colocar em cápsulas vai conservar de boa, ou tem que ter algum critério quanto a isso?
 
Obrigado, de coração. Pensei na ideia de por em cápsulas, quando quiser consumir, bater junto com algum suco. A questão é: colocar em cápsulas vai conservar de boa, ou tem que ter algum critério quanto a isso?
Opa tranquilo irmão tmj,
As cápsulas também não são uma boa ideia pq ao serem triturados, aumenta-se a superfície de contato dos cogumelos com o ar o que acelera da degradação da psilocibina. O meio mais eficiente pra se conservar é manter embalado, se possível à vácuo, em ambiente seco e escuro, só fazendo qualquer tipo de manuseio ou preparo na hora do consumo.
 
Opa tranquilo irmão tmj,
As cápsulas também não são uma boa ideia pq ao serem triturados, aumenta-se a superfície de contato dos cogumelos com o ar o que acelera da degradação da psilocibina. O meio mais eficiente pra se conservar é manter embalado, se possível à vácuo, em ambiente seco e escuro, só fazendo qualquer tipo de manuseio ou preparo na hora do consumo.

Há quem coloque os cogumelos em mel e faça o blue honey. A questão do chocolate, pensando agora, é uma solução inteligente da mesma fora do uso do mel. Os cogumelos envolto em chocolate estará protegido da luz e do ar. Se o momento da mistura não tiver o chocolate demasiado quente e for esfriado rápido talvez possa ser uma forma interessante de os guardar.
Tem o ponto negativo de ser atrativo por alguém que não sabe que tem cogumelos... Mas a ideia é interessante!
 
Há quem coloque os cogumelos em mel e faça o blue honey. A questão do chocolate, pensando agora, é uma solução inteligente da mesma fora do uso do mel. Os cogumelos envolto em chocolate estará protegido da luz e do ar. Se o momento da mistura não tiver o chocolate demasiado quente e for esfriado rápido talvez possa ser uma forma interessante de os guardar.
Tem o ponto negativo de ser atrativo por alguém que não sabe que tem cogumelos... Mas a ideia é interessante!
O mel tem propriedades conservantes que torna ele o único alimento não perecível sob condições ambientais normais, já o chocolate possui alguns problemas.
A textura macia se mantém graças a presença do leite ou algum outro aditivo líquido, e a umidade acelera a degradação.
Além disso a parcela dos cogus que ficar na parte externa da barra ou bombom estará em contato com o ar.
Se for conservado na geladeira é ainda pior, dá pra ver nesse gráfico que o frio tbm agiliza a perda de potência.

 
Se for conservado na geladeira é ainda pior, dá pra ver nesse gráfico que o frio tbm agiliza a perda de potência.


Desculpe, mas esse gráfico não mostra isso não. A perda de potência é parecida em todas as condições.

E não vejo nenhuma menção a desvio padrão ou outro teste estatístico no mesmo.
 
Desculpe, mas esse gráfico não mostra isso não. A perda de potência é parecida em todas as condições.

E não vejo nenhuma menção a desvio padrão ou outro teste estatístico no mesmo.
Agora eu entendo o que quis dizer sobre não haver realidade objetiva, com certeza estamos olhando pra gráficos diferentes.
 
Última edição:
Depois de 15 meses me surpreende que ainda tenha algum alcalóide intacto, mas não penso que esse seja o tempo que armazenamento que o Franck tinha em mente quando criou o post.

Na primeira semana, as amostras expostas a luz ou congelamento demonstraram uma perda de quanto, uns 20% a mais pelo menos? Não é uma margem significativa pra você é isso?
 
Na primeira semana, as amostras expostas a luz ou congelamento demonstraram uma perda de quanto, uns 20% a mais pelo menos? Não é uma margem significativa pra você é isso?


Os autores simplesmente dividiram o pó em quatro cinco partes e guardaram em condições separadas. UMA amostra em cada condição. UMA medição em cada ponto. E foi UM experimento. Dá para concluir algo? Eu não arriscaria. Gostaria de ver várias amostras, e mesmo outro grupo fazendo os mesmos testes. Toda essa variação observada pode ser devida ao acaso.

Se essa diferença de 20%, em uma semana, entre o pó conservado na a 20 graus, na luz, e o pó conservado a 20 graus, no escuro, for real, é sim uma boa diferença.
 
Última edição:
Tirando que ninguém guarda cogumelo triturado, pode apenas ser que aumentando muito a superfície de contato + muita fricção/movimento físico para virar pó acaba degradando mais caso não tivesse sido triturado.

Eu tenho uma ÚNICA experiência de armazenamento do tipo também. Comprei restos de cogumelos de um vendedor, foi 40g de cogumelos quase todos em pó. Foi esse tanto com o intuito de eu, minha mulher e amigos seguirmos protocolos de microdosagem. Guardei esse pó junto com sílica em um saco bem pressionado num local escuro e seco. Um ano depois o efeito foi ZERO. Perdeu completamente a potência.

Edit:

Os que eu colhi in natura e sequei sozinho continuam potentes mesmo meses depois. Inclusive BEM mais potentes que cogumelos comprados, para minha surpresa, já que é dito que cultivado é mais potente que natural, mas com certeza deve ser a procedência. Isso deve explicar os relatos de "4g bate fraco em mim" e "2g é uma viagem leve" aqui no fórum pelos não-cultivadores. Dei 1.5g dos meus colhidos a um conhecido aficionado por cogumelos e ele dizendo que não iria bater nada, que tomava muito em SP dos comprados. Uma hora depois ele já estava dizendo que parecia uma onda equivalente a 6g de cogumelo que ele comprava. Vai saber...
 
Última edição:
Tirando que ninguém guarda cogumelo triturado, pode apenas ser que aumentando muito a superfície de contato + muita fricção/movimento físico para virar pó acaba degradando mais caso não tivesse sido triturado.
Ninguém é uma afirmação um pouco forte,

Com a fama da microdosagem como possível nootrópico, um dos principais mercados pro cubensis hoje é na condição de triturado e armazenado em cápsulas. As pessoas compram em potes de 90, que deveriam durar quanto, uns 6 meses?
E pra consumir na forma de trufas, proposta do tópico, também não costuma-se deixar o champignon inteiro lá dentro né kkkkk

Mas você tá certo quanto à superfície de contato e atrito, na conservação não tem muito segredo, mais ar menos alcalóides. E é bem marcante o que a temperatura faz com a psicilocibina, que é em grande parte degradada e o restante convertido em psilocina:

CA5F8FDC-4063-4360-9CD4-F510520FFFC6.jpeg
 
Ninguém é uma afirmação um pouco forte,

Talvez seja... Mas pra falar a verdade eu que devo ser meio idiota e talvez quem compre em capsula também.

Estava usando esse mesmo "pó de cogu" para microdosagem por mais de um ano, ainda crendo que estava tendo efeitos quando tomava. Foi quando dei 5g desse cogu inserido em chocolate para um amigo e ele disse que comeu tudo e não teve efeito algum. Daí fui e tomei um tanto do pó para perceber que ele tinha razão, estava me enganando a não sei quanto tempo.

De início as microdosagens dão efeitos visíveis, e pode ser apenas que o placebo e a rotina acabe sendo mais relevante conforme os meses passem para essas pessoas que compram em capsula, no fim das contas nem tem mais alcaloides na capsula e o que "dá efeito" mesmo é a crença.
 
Back
Top